Duas derrotas seguidas de Abel Ferreira no Palmeiras

Foto: Cesar Greco

Com uma equipe mista, o Palmeiras perdeu de novo. Agora  foi para o Ceará, por 2 a 1, nesse domingo, no Castelão. Curioso notar que  depois  de ter goleado o Corinthians, o Verdão somou duas derrotas seguidas para Flamengo e Ceará, manchando o currículo do português Abel Ferreira.

A desvantagem do Palmeiras no primeiro tempo acabou sendo justa. Afinal, com uma equipe mista, perdeu a força criativa no meio campo e quase não  atacou, ou melhor, contra-atacou. Numa bobeada de Gustavo Scarpa, que escorregou no lance, deixou Lima na cara de Jailson, 1 a 0.

Desarticulado e desorganizado, o Verdão levou o segundo. Patrick de Paula meteu o cotovelo nas costas do endiabrado atacante Lima dentro da grande área. Pênalti. O artilheiro Vina bateu forte, no canto esquerdo de Jailson, 2 a 0.

Mas em uma jogada isolada e surpreendente, o criticado Lucas Lima acertou um lançamento de 40 metros para Gabriel Veron. Ele dominou com o pé esquerdo e bateu com o direito para diminuir o placar, 1a 2. A partir daí o jogo ficou equilibrado com as duas equipes buscando pouco o gol.

O time de Abel Ferreira veio para a etapa final com vontade de dar trabalho ao Ceará. Emerson e Gustavo Scarpa arriscaram de média distância e o goleiro Richard estava atento. Equipe do treinador Guto Ferreira, o famoso Gordiola, tentava levar o adversário em “banho maria” e ficar atento a um contra-ataque mortal.

Até o polêmico Felipe Melo deu o ar da graça após três meses parado. Portuga o escalou no meio campo, nada de quarto zagueiro, como nos tempos de Vanderlei Luxemburgo. E não deu para o improvisado Palmeiras. A boa equipe do Ceará soube administrar a vantagem e conseguiu três preciosos pontos. Chegou a 45 pontos e se livrou de qualquer possibilidade de rebaixamento.

E tenho dito!