Com sofrência, Palmeiras na final da Libertadores

Foto: AMANDA PEROBELLI/AFP

O Palmeiras está na final da Libertadores. Perdeu de 2 a 0 para o River Plate e, no resultado agregado, venceu por 3 a 2. Agora  espera o vencedor  de Santos e Boca Júnior para decidir a tão cobiçada competição. O jogo, porém, teve um gol anulado e um pênalti cancelado pelo VAR contra os gringos.

Os argentinos deram um sufoco no primeiro tempo. Foram na base do 3-5-2 com tudo para cima do Alviverde que, por sua vez, estava visivelmente nervoso, não conseguindo fazer sequer um jogo parecido com aquele em terras portenhas, onde havia conseguido uma vantagem enorme por 3 a 0, na base do 5-4-1.

Era uma questão de tempo o fracasso palmeirense.Tudo bem jogar na defesa, mas dar a posse de bola de graça para o “inimigo” já era demais. Pelota cruzada da direita, Rojas subiu de cabeça e fez 1 a 0. Verdão do português Abel Ferreira sentiu o golpe.

Passou a errar passes, marcar mal e dar mais espaços ainda para os hermanos. Outra jogada pela direita, nas costas de Vina, Borré entrou como um raio e tocou para o fundo do gol de Wewerton,  2 a 0, sem choro e nem vela.

E ainda uma baixa sentida: Gustavo Gomes deixou o campo contundido e deu lugar a Luan. Se não fosse Wewerton, autor de duas ótimas defesas, a vaca teria ido para o brejo de vez. Mal começou a etapa final, Borré fez o terceiro do River. Contudo, o VAR enxergou irregularidade no lance e anulou tudo. Decisão polêmica demais.

O time do técnico Gallardo mantinha o ritmo. Queria o terceiro de qualquer jeito. Wewerton, a essa altura do campeonato, era o melhor no gramado. Defesa alviverde confusa e sem reflexo. As coisas ficaram melhores para o Verdão quando Rojas acabou expulso.

Um minuto depois, Allan derrubou atacante do River e o árbitro deu pênalti. Novamente o VAR meteu o bedelho e melou outra vez. Impressionante. Wewerton e o tal de VAR salvando o Verdão. Até parecia que os argentinos tinham um a mais no gramado e não os palestrinos.

De tanto insistir, os hermanos cansaram. Mesmo assim, mostravam uma força de vontade incrível. O Palmeiras, então, defendeu-se como pôde e segurou um resultado complicado e classificou-se na bacia das almas.

E tenho dito!