Brasil de Jesus despacha Chile de Valdivia…

Foto: Nelson ALMEIDA/AFP

O Brasil encerrou com chave de ouro a participação nas Eliminatórias da Copa de 2018, na Rússia. Já classificado goleou por 3 a 0 o Chile, nesta terça-feira à noite, no estádio WTorre. Gabriel Jesus (2) e Paulinho foram os artilheiros. Equipe do técnico Tite passou a régua e fechou a conta com 41 pontos ganhos, dez a mais do segundo colocado. Campanha fulminante e histórica. Na briga de ex-ídolos palmeirenses, o jovem Gabriel Jesus derrotou o velho Valdívia.

Seleção ficou devendo futebol no primeiro tempo, principalmente Neymar e Gabriel Jesus. A dupla “palestrina” da Canarinho decepcionou. Os dois jogaram para o público e perderam gols feitos diante do excelente Bravo. O camisa 10 chutou em cima do goleiro cara a cara. Depois, Renato Augusto cruzou e Jesus cabeceou nas mãos do chileno.

Neymar começou com graça. Olhou para o lado e passou bola para o outro. Usou o velho “chute no ar” do adversário Valdivia. Lances sem a menor necessidade. Gabriel, por sua vez, só procurou Neymar para tabelar, sem sucesso.

Sobrou para Phillipe Coutinho correr isolado pela direita. Daniel Alves trabalhou bem e sério por ali, apesar de levar amarelo. O técnico o obrigou a marcar, coisa que ele tem dificuldade de realizar. Outro cartão levou Neymar. Deu um tapa no rosto do adversário ao se proteger de uma entrada forte. Precisava? De jeito nenhum.

Na etapa final, Dani Alves bateu falta quase da intermediária. Bravo não conseguiu encaixar e deu rebote. Paulinho entrou e tocou: 1 a 0. Minutos depois, Coutinho lançou Neymar que tocou para Jesus: 2 a 0. Duas bordoadas no Chile. Gringos perderam a paciência. Tal de Beausejour desentendeu-se com Paulinho.

Chile esperneou, tentou reagir. Tudo em vão. Tite substituiu Renato Augusto e Neymar por Fernandinho e William. Pôs Firmino no lugar de Coutinho. Brasil controlou a partida, administrou a violência alheia e segurou o resultado. William ainda deixou Firmino na cara do gol. Atacante, fominha, desperdiçou a oportunidade. No último minuto da prorrogação, Jesus fez gol de bola e tudo: 3 a 0. Bravo, no desespero, desceu para buscar gol em cobrança de escanteio. No contra ataque, entregou o ouro. Bela exibição brasileira.

E tenho dito!