Tal de Lampe estraga festa do Neymar…

Foto: Pedro Martins/Mowa Press

O Brasil empatou sem gols com a Bolívia, em La Paz. No entanto, o resultado normal poderia ter sido 4 a 0 ou 5 a 0. O que ocorreu então? A altitude atrapalhou? Nada disso. É que o tal goleiro Lampe resolveu fechar o gol e evitou uma goleada histórica da seleção do técnico Tite. Tirou gols feitos de rosto, cabeça, palma de mão e só faltou fazer chover no estádio Hernando Siles. Vítima maior: Neymar, com mais de cinco conclusões defendidas. Conformados, brasileiros agora encerram participação nas Eliminatórias contra o Chile, no WTorre, na próxima terça-feira. Que dureza!

Por incrível que pareça, a bola correu com emoção e alegria no primeiro tempo. Demorou um pouco para jogadores brasileiros, principalmente atacantes, se acostumarem com a leveza da “gorduchinha” devido a altitude de La Paz (3 mil e 600 metros). Porém, depois de 15 minutos, a dificuldade foi superada e ficou fácil. Goleiro boliviano chamou o jogo para ele. Fez defesas milagrosas. E ganhou o duelo com Neymar, o jogador mais cara do planeta (agora no PSG, da França).

Brasileiro arriscou de fora da área, no cantinho, e Lampe tocou com a ponta dos dedos para fora. Na sequência, Gabriel Jesus brigou com a zaga, sobrou nos pés de Neymar. De novo, camisa 1 salvou. Paulinho surgiu de repente na frente da área e tocou para Gabriel Jesus. Ex-palmeirense chutou no canto e lá estava o goleirão. Por último, um massacre. Paulinho rolou para Neymar. Lampe fez o “paredão” e atrapalhou atacante. Bola voltou para Neymar, e o zagueiro Valverde tirou de cabeça em cima da linha. Gol estava aberto. Neymar tentou outra vez e o camisa 3 escorou para escanteio.

Bolívia, então, deu a resposta. O ex-cruzeirense Marcelo Moreno rolou com graça e categoria para Diego Bejarano. Lateral-direito acertou um “canhão” no travessão, bola pingou na linha fatal e saiu. Alisson pulou e nada achou. Na etapa final, o milionário camisa 10 da Canarinho insistiu em busca de um golzinho. Foi lançado por Gabriel Jesus, passou por três e na hora “h” surgiu Machado e calçou o infeliz. Dois minutos depois, Neymar chutou forte e acertou a cabeça de Lampe, que caiu desfalecido, recuperand0-se em seguida.

Técnico Tite, então, mexeu no time. Já tinha sacado Thiago Silva (contundido e colocou Marquinhos) deu um tempo em Phillipe Coutinho. Entrou William. Ex-corintiano tirou Morales da jogada e bateu forte. Goleiro boliviano espalmou. Paulinho (sentiu a altitude) cedeu lugar para Fernandinho. Gabriel Jesus aproveitou cruzamento de Neymar e, de cabeça, teve o gol à disposição. Lampe tirou com a palma da mão direita. Inacreditável. Seleção mostrou um bom futebol e poderia ter goleada. Na real, parou no goleiro boliviano.

E tenho dito!