Giovanni Augusto, de besta a bestial no Maracanã

Foto: Rodrigo Gazzanel

O finado técnico Otto Glória quando dirigiu a seleção de Portugal dizia: “Aqui, quando você ganha é bestial; na derrota, uma besta”. Na vitória de 1 a 0 do Corinthians sobre o Fluminense, nesta tarde de domingo, no Maracanã, quem se encaixou nesse jargão foi Giovanni Augusto. Ele substituiu Jadson e, no começo, estava perdido em campo. Aos poucos, se soltou e cobrou o escanteio que originou o gol de cabeça de Balbuena. Com o ótimo resultado, o líder fica 9 pontos na frente do Grêmio, segundo colocado. Gaúchos encaram o São Paulo nessa segunda-feira, no Morumbi.

O Flu entrou pisando em ovos no primeiro tempo. A fama de contra atacar de forma mortal tida pelo Timão, assustou o adversário. Afinal o técnico Abel Braga também tinha vários desfalques e sabia da dificuldades de tomar um gol antes de fazer um. Já a equipe do treinador Fabio Carille, sem Pablo e Jadson, sentiu bastante a ausência do meia. Pedro Henrique estava à vontade ao lado de Balbuena. No entanto, Giovanni Augusto parecia travado. Sem ritmo de jogo, se deslocando pouco e se entendo mal com Fagner.

Como futebol não tem a mínima lógica, o primeiro perigo de gol saiu dos pés de Giovanni Augusto. Ele arriscou de fora da área, bola desviou no zagueiro e quase enganou o goleiro Júlio César. Na sequência, Rodriguinho não alcança desvio de Pedro Henrique de cabeça, em cobrança de escanteio de Maycon. Cariocas incomodaram pouco Cássio, embora Richarlison e Henrique Dourado sempre se deslocaram com rapidez e agilidade.

Lance polêmico: Léo puxou a camisa de Jô dentro da área. Pênalti ignorado pela arbitragem. E lá veio Giovanni Augusto. Cobrou escanteio logo aos 4 minutos da etapa final. Balbuena subiu o “terceiro andar” e testou firme para o fundo das redes fluminenses: 1 a 0.  Flu sentiu o gol, mas foi para f5rente. Gustavo Scarpa mandou uma bomba na trave de Cássio. Timão logo respondeu em outra cobrança de escanteio do Giovanni Augusto. Romero testou por cima.

Pressão carioca, disputa violenta entre Cássio e Richarlison. O Gigante da Fiel levou a pior. Quase acabou nocauteado. Passado o susto, Romero sentiu uma contusão na coxa esquerda e entrou Clayson. Primeira jogada do rapaz, bola sobrou para Rodriguinho. Ele pegou de primeiro, mas acertou as costas de Henrique. Seria gol certo. Giovanni também sentiu cansaço e deu lugar para Pedrinho Zumbi. A garotada do Pó de Arroz não desistia. Peu carimbou Cássio, cara a cara. Carille sacou Rodriguinho para por Camacho.

Richarlison ainda faria um gol, anulado pelo bandeirinha corretamente. Não teve jeito. Corinthians soube envolver a molecada do técnico Abel Braga e somou três preciosos pontos no Brasileirão. Carille chegou a 30 jogos invictos na temporada.

Luto por Valdir Peres

Morreu o velho e bom amigo Valdir Peres, aos 66 anos, goleiro tão querido de uma das gerações mais brilhantes do futebol brasileiro, a dos anos de 1980. Estava na seleção de 1982, na Espanha, ao lado de Sócrates, Zico, Júnior, Falcão e Toninho Cerezzo. Nós, da TV Gazeta, chegamos a vincular a contratação dele como comentarista esportivo recentemente, tal era o conhecimento do Esporte e dos bastidores da bola. Uma notícia inesperada. Valdir fará uma tremenda falta. Que descanse em paz.

E tenho dito!

8 comentários

  1. Mais um passo.Chico Lang, Vc poderia dar uma idéia para o Corinthians fazer um acordo com uma grande Empresa a exemplo do que o Palmeiras fez co a WTorre e construir uma Arena Coberta nova no Parque São Jorge para pequenos eventos, jogos e Shows, a Empresa e o Corinthians poderiam explorar melhor o local.A Fazendinha está fazendo 89 anos e é bem Localizada.Poderia dar um bom dinheiro para o Clube se for administrada por uma grande Empresa.

  2. Chico Lang

    Os meus sentimentos como palmeirense à família do Valdir Peres grande goleiro e ótimo caráter e que vi disputando vários clássicos contra o Verdão, quanto ao jogo do pocotó itaquerense definitivamente não será campeão o time já começa a se desmanchar, primeiro o Jadson, depois o Pablo hoje o Romero é impossível manter alto rendimento durante um campeonato longo e disputado como é o brasileirão do segundo turno para o final o pocotó itaquerense começará a fase “despencatória” em premonição acertada do vidente e ufólogo Renato Gaucho. Saudações palmeirenses.

  3. O Corinthians mantém uma regularidade impressionante em 2017 e isso já vem desde o campeonato Paulista. Se continuar assim, o Timão será Hepta, sem dúvida alguma. Vai, Corinthians!

  4. BOM DIA CHICÃO, como dizia VICENTE MATHEUS> primeiramente devo de dizer, que sentimos o falecimento do WALDIR PEREZ, grande goleiro..e exelente pessoa, que DEUS conforte sua familia, e que ele descanse em paz !
    segundamente devo de dizer que : comcordo emparte a seu comentário sobre GIOVANI AUGUSTO: ACHO QUE VC EXAGEROU..ELE FOI APENAS DISCRETO, ESFORÇADO, E TEVE SORTE NA COBRAMÇA DE ESCANTEIO QUE SAIU O GOL DO BALBUENA: mas não comprometeu..pois na verdade jogou mais que RODRIGUINHO..que depois da seleção não tem jogado mais nada ! eu preferia o CLAYSON no lugar do GIOVANI AUGUSTO…é bom jogador, particiqa mais do jogo, dribla bem, vai pra cima,entra na área e faz bons cruzamentos e jogadas decisivas..se jogar mais..seria titular..GIOVANI..não evoluiu nada ,,é sempre um jogador mediano!

  5. Mais uma vez o Timão deu mostras que pode levantar o caneco, jogando um futebol simples e eficiente, defendendo bem e rápido nos contra ataques, mesmo desfalcado do meia Jadson e Pablo, Pedro Henrique e Giovani Augusto, deram conta do recado, agora, no próximo domingo, recebe o Flamengo, na Arena e pode somar mais três pontos. Vai Timao

  6. De fato o Corinthians transmitiu equilíbrio, posicionamento e senso de time vitorioso, para não dizer maduro. Fato é que só depende dele e não de mimimi de adversário ou de “treinadorzinho” frustrado , que está com dias contados no seu Clube. Abre os olhos Espinosa. Parabéns Fábio Carille ,como Deus nos parece Corintiano, pois nenhum outro treinador deu certo a ser contratado no início da temporada, todos lembram. A Diretoria do Corinthians na ânsia de acertar cometeu erros , mas também acerto, contudo o destino não falha, pois o mais preparado a substituir o Tite nada mais é aquele que estava mais perto, seu pupilo, que conhece o mecanismo tático e técnico do seu time. Tinha que ser ele. A virtude de ser humilde não é nenhum demérito ao contrário é ter a planta do pé plantada no chão, dia a dia, entender que futebol é feito por Homens , não esquecer que são 11 x 11 e ninguém ganha na véspera. A falácia por quem deveria manter a ética, entre seus pares, especialmente por quem esta aparentemente a frente de seu clube como treinador deveria ser norma de conduta e estar no Código de Ética no Futebol, porque não se ganha no chororô dos desesperados, porque futebol é jeito e tático, o mais competente ganha o jogo. Após o jogo, vomitar a sua incompetência, demonstra que esta mais perto do início que da chegada. Caso de psiquiatra, quem entende igual, dá mão ,e, vão para o Juqueri. Hoje somos Saopaulinos desde pequenininhos. Em falar nisso pesar a família de Valdir Peres, Homem de caráter , ético e um dos maiores jogadores que o São Paulo e o Brasil já viu jogar e ninguém esquece o que fez no Brasileiro de 1977. Ah! olho de Gavião, como patoá. Olhe bem no olho do Gavião maravilhas vão acontecer. Este patuá, não falha. Vai Corinthians!!! Mosqueteiro- Touchê.

  7. Prezado Chico,
    Participo com pouca freqüência em teu blog e o texto com data de 24 de Julho publicado às 09H16 foi escrito por um homônimo que eu desconhecia existir.Abraço.

Comentários fechados.