Depois do futebol, agora são os pilotos no Brasil que lançam NFT aos fãs

Bruno Terena/RF1

O pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno, da equipe iCarros ACDelco Crown Racing, saiu na pole position hoje em uma ação com os fãs. Eu participei do evento de lançamento de uma iniciativa pioneira no automobilismo brasileiro: as vitórias e as conquistas dele passam a ser compartilhadas de maneira inovadora e exclusiva com os fãs por meio da Rarum MotorSports, primeira plataforma de NFT de automobilismo do Brasil.

Desenvolvida pela Rarum, da empresa OnePercent, a novidade foi lançada hoje, quinta-feira, 09/09, Dia da Velocidade.

A marca Rarum MotorSports, de Cacá Bueno, reúne colecionáveis digitais registrados em blockchain como fotos de momentos históricos, troféus, vídeos de backstage e até pistas de corridas. Os NFTs (non-fungible tokens, sigla em inglês para tokens não fungíveis com características únicas) poderão ser adquiridos pelo público após a etapa da Stock Car em Goiânia, no dia 19.

É a primeira vez que o piloto realiza uma ação usando blockchain e NFT. A exclusividade é a principal característica desse tipo de token que representa no meio digital um bem material ou imaterial. O NFT não é substituível por outra coisa de mesma espécie, quantidade e valor. Com isso, cada ativo digital é único, autêntico e original.

O projeto em parceria com a plataforma Rarum traz outra inovação: todos os ativos digitais são sustentáveis e compensados com créditos de carbono tokenizados pela MOSS – climate tech pioneira em ofertar créditos de carbono florestal da Amazônia em blockchain.

Entre os destaques da coleção estão imagens exclusivas, dados de grid de largada, telemetria da corrida, carro em 3D e fotos de circuitos disputados pelo piloto. “Ao longo de minha carreira, vivi momentos especiais e inigualáveis, mas nunca estive sozinho. O apoio dos torcedores sempre foi fundamental em cada conquista. Nada mais justo do que retribuir a parceria com representações digitais que são únicas e exclusivas desses momentos de uma história vitoriosa”, comenta o pentacampeão da Stock Car.

Fausto Vanin, Co-Founder da OnePercent, também comentou a novidade. “Está no DNA da OnePercent desenvolver soluções em blockchain atreladas à geração de impacto ambiental positivo. A Rarum está aberta e preparada para fazer a gestão dos produtos em NFT de Cacá Bueno com responsabilidade ambiental e com uma experiência de compra personalizada para os fãs”, diz.

A primeira coleção de cripto ativos colecionáveis é totalmente dedicada à trajetória de Cacá Bueno. O projeto inovador também vai oferecer NFTs de outros momentos importantes dos esportes a motor no Brasil e no exterior.

A galeria Rarum MotorSports será atualizada regularmente com novos registros das corridas disputadas pelo piloto. As peças digitais são classificadas entre Básicas, Raras, Épicas e Lendárias. Para o lançamento, serão vendidas em pacotes sorteados de 3 unidades, nomeados de Qualify Pack e Race Pack – neste último, o colecionador tem dez vezes mais chances de adquirir NFTs lendários. Além disso, ao adquirir os pacotes, os usuários passam a ser co-proprietários de ativos livres de carbono, com selo oficial de autenticidade, originalidade, segurança e transparência.

“Ter a tecnologia blockchain vinculada a obras de artes, conteúdos criativos e artísticos já é algo conhecido. A Rarum MotorSports atende a uma demanda de fãs desse esporte e oferece a possibilidade dos jovens conhecerem a modalidade por meio de colecionáveis sustentáveis, devidamente compensados e neutros em carbono” comenta Renan Kruger, Co-Founder da OnePercent.

O executivo ressalta que os NFTs da Rarum estão registrados na rede de blockchain Celo, que também faz a compensação de suas emissões de carbono, e que a OnePercent oferece suporte para a operação da loja online e apoio para estratégias comerciais e de marketing no ecossistema blockchain.

A plataforma da marca Rarum MotorSports é gamificada, ou seja, estimula a interatividade. Como desafio de lançamento, o primeiro colecionador que conquistar um NFT Lendário terá acesso a luva oficial da temporada Stock Car, autografada pelo próprio piloto. Outros itens como bonés, camisetas e macacão, autografados por Cacá e outras personalidades do autoesporte, por exemplo, poderão fazer parte de outros desafios lançados pela plataforma. O pagamento pelos cripto colecionáveis pode ser feito por cartão de crédito e PIX.

Vai ser interessante ver como os pilotos usarão esta base de apoio para seguir em um esporte que exige tantos investimentos como o automobilismo. Já pensou se os próprios fãs conseguem ajudar a colocar um piloto no grid de uma categoria top como Stock Car ou mesmo F1? Seria demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *