70 Anos da F1 e as vitórias do Brasil na Alemanha

Cacá Bueno (LAT Images/Jaguar I-PACE eTROPHY)

F1 volta a competir em Silverstone neste final de semana, desta vez no comemorativo GP dos 70 Anos da categoria; no Jaguar IPACE eTrophy, o Brasil começou a maratona final de provas na frente

Nesta semana a F1 volta a competir em Silverstone, onde Lewis Hamilton venceu de maneira histórica no último domingo. Ele ainda superou 2 recordes de Ayrton Senna: o de vitórias de ponta a ponta e o de poles no GP de seu próprio País, dando margem a muita comparação como sempre entre os pilotos que são apontados como o melhor de todos os tempos.

Ainda sem representantes na categoria principal, o Brasil vem forte na base. Além da pole e dois top-10 de Felipe Drugovich na Formula 2, o Brasil teve vitória do jovem Gianluca Petecof na F3 Regional Europeia. O piloto da Shell lidera o campeonato e, assim como o brasileiro Enzo Fittipaldi, integra a academia de pilotos da Ferrari.

Na Formula Renault, o primeiro colocado também é brasileiro: o paulista Caio Collet – e ele também já é integrante de um programa de talentos, justamente o da equipe francesa da F1.

E esta semana também está sendo marcada pela maratona de provas finais da Formula E e do Jaguar IPACE eTrophy. Em uma entrevista organizada pela CBMM, tive a oportunidade de perguntar ao Lucas como ele tem visto o futuro da Formula E e ele deu uma resposta enfática: “não tenho dúvida de que no futuro todas as competições de automobilismo serão elétricas”. Já pensou até uma F1 elétrica? A conferir!

Di Grassi busca seu segundo título na categoria e o terceiro do Brasil, já que Nelsinho Piquet também já foi campeão. Nesta rodada decisiva da Formula E, temos ainda na pista o Felipe Massa e a estreia de Sergio Sette Camara, piloto de testes da Red Bull na F1 e que aproveitou esta sequência de provas para estrear em mais uma categoria top do automobilismo internacional.

Outra importante final em Berlim será a do Jaguar IPACE eTrophy. O Brasil tem Cacá Bueno, Adalberto Baptista e o atual campeão Sergio Jimenez, que lidera a temporada. O campeonato será encerrado na semana que vem, depois de uma maratona de 7 provas em 9 dias. O Brasil por enquanto está dominando a fase final na Alemanha, conquistando dobradinha nas duas classificações, com Cacá Bueno e Sergio Jimenez em segundo, e duas vitórias em Berlim, a primeira de Cacá e hoje de Jimenez, que segue na liderança do campeonato.

Todos estes assuntos foram abordados nesta semana no “Momento Velocidade”, dentro do Gazeta Esportiva. E como já virou tradição, também falamos de um jovem talento brasileiro nas pistas: Enzo Vidmontiene.

Em 2018, ele se tornou o mais novo campeão brasileiro de kart com apenas 8 anos! Este recorde aconteceu no Kartódromo Granja Viana, onde ele venceu mais de 20 pilotos na categoria Mirim.

Nesta semana, ele será um dos representantes do Brasil no SKUSA, que é o maior torneio de kart dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo. O desafio será em New Castle, perto do famoso oval de Indianápolis, onde é disputada a tradicional Indy-500.

Confira o Momento Velocidade desta semana:

 

Rodrigo França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *