Lewis Hamilton e os recordes de Ayrton Senna

Correndo em casa no GP da Inglaterra, Lewis Hamilton venceu com apenas três pneus na última volta e voltou a declarar toda sua admiração pelo piloto brasileiro

Foto: Twitter oficial da F-1

O que parecia apenas mais um GP burocrático acabou se tornando uma das vitórias mais emblemáticas do britânico Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes conseguiu uma vitória histórica em Silverstone, na Inglaterra, ao cruzar a linha de chegada com apenas três pneus, após o dianteiro esquerdo furar no início da volta final.

Como um grande fã de Ayrton Senna – ele sempre faz questão de dizer isso em cada conquista importante de sua carreira, os fãs de Hamilton obviamente se lembraram também da histórica vitória de Senna no GP do Brasil de 1991, quando Senna pilotou sua McLaren apenas com a sexta marcha nas voltas finais após seu câmbio quebrar em Interlagos.

Claro, são situações bem diferentes. No caso do brasileiro, a dificuldade apareceu com mais tempo de prova – e também o que torna o caso de Senna ainda mais dramático é que ele perseguia sua primeira vitória em solo brasileiro na F1, enquanto Hamilton já estava em busca de seu sétimo triunfo em Silverstone.

Mas a resposta de Lewis ao amigo Marcelo Courrege, da TV Globo, deu bem o tom da comparacao. O jornalista perguntou a Hamilton sobre o feito e sua inspiracao em Senna na matéria no último domingo dentro do “Fantástico”. “É sempre incrível para mim ser mencionado na mesma frase com o nome do Ayrton (Senna). Eu tenho muito amor por ele”, disse Hamilton.

Com o triunfo, Hamilton chegou em números impressionantes na F1. O hexacampeão acumula 87 vitórias, sendo 20 delas de ponta a ponta, sendo a última justamente em sua casa e onde Senna teve amplo domínio nas categorias de base – a ponto da imprensa inglesa brincar com o nome do autódromo de “Silvastone”, em referência ao sobrenome paterno de Ayrton.

Quando se trata de comparar recordes, é sempre importante relativizar. Afinal, Hamilton já tem 253 provas disputadas na F1, quase 100 a mais que seu ídolo (Senna tem 161 GPs). Então, mesmo com 100 GPs a menos, a marca de 19 vitórias de ponta a ponta de Senna é bem impressionante, sendo sustentada por mais de duas décadas mesmo tendo corrido muitos GPs a menos que pilotos como Hamilton, Michael Schumacher e Sebastian Vettel, por exemplo.

No sábado, Hamilton também conquistou sua sétima pole do GP de “casa”, no caso dele, o da Inglaterra, que ele já disputou 14 vezes. Recordista anterior, Senna teve seis poles em 10 GPs do Brasil, tendo estabelecido esta marca com sua pole em Interlagos em 1994.

Quem diria que na eterna discussão sobre “quem é o melhor de todos os tempos” provavelmente os dois novamente estarão juntos. Para quem enxerga apenas números, tudo caminha para que este nome seja Lewis Hamilton. Mas mesmos estes vão ter que ouvir do próprio piloto inglês que, para conseguir chegar a estes recordes, sua inspiração veio justamente daquele que muitos seguirão apontando como o melhor de todos: Ayrton Senna.

Rodrigo França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *