Armar, eis a questão

Foto: Jewel Samad/AFP

O Brasil entrou em campo com seu time reserva e perdeu para Camarões por 1 a 0, gol de Abaymakan. aos 47 minutos do segundo tempo.

Não mudou nada na trajetória futura dos brasileiros, que terminam essa fase em primeiro lugar de seu grupo e vão enfrentar a Coréia do Sul nas quartas de final da Copa do Catar. E, mais: nosso time foi melhor ao longo de toda a partida. Criou várias chances de gol e Ederson só foi acionado uma única vez antes do gol camaronês, enquanto Ebassy, o goleiro adversário, foi o melhor em campo, salvando a sua pátria pelo menos em três oportunidades com defesas providenciais.

E só não fomos mais produtivos porque Tite resolveu manter um passo atrás em direção ao futuro acenado com o time titular da estreia, quando escalou um volante apenas (Casemiro) e dois meias (Paquetá e Neymar). Esse conceito oferece à equipe brasileira a possibilidade de um sistema de armação a partir do meio de campo mais harmônico e inteligente.

Tite, porém, optou pela velha fórmula dos dois volantes (Fabinho e Fred, depois Bruno Guimarães), mesmo dispondo de um meia-armador por excelência (Everton Ribeiro) no banco.

Sim, Everton até que entrou no time, na segunda fase. Mas, mais à frente, no lugar de Rodrigo, escolhido para ser o substituto de Neymar, lesionado. É a velha anedota do escorpião e a mula: ninguém foge à sua natureza.

Bruno Guimrães, por exemplo, perdeu três chances claras de marcar, mas errou um saco de passes na hora de armar. De positivo, porém, as atuações de Antony e de Martinelli, dois reservas de ouro.

E Daniel Alves? Nem comprometeu, nem brilhou. Mais eficiente foi Marquinhos que entrou no lugar de Alex Telles, contundido (mais um), na lateral-esquerda, pelo jeito, até a reta final.

Mas, enfim, cabe-nos, agora, enfrentar a Coréia do Sul nas quartas. Adversário tecnicamente inferior às outras alternativas. Contudo, uma equipe veloz, capaz de surpreender, se bobearmos.

8 comentários

  1. Uma pouca vergonha, isso sim! O Brasil é a seleção mais badalada dessa Copa. Recheada de estrelas, tem o técnico mais badalado,quase todos seus jogadores jogam na Europa em grandes clubes, custa rios de dinheiro para a CBF para a manter, e perder para… Camarões? Reservas? Ora bolas… seleção não tem reservas já que todos foram convocados por estarem em grande fase em seus clubes. São titulares aqueles que forem opção do técnico, mas todos teoricamente poderiam ser titulares, ou não? Os caras não jogaram nada, foi muita correria e só. Tecnicamente foi um desastre, e se o goleiro deles foi o melhor em campo é que os atacantes do Brasil foi ineficientes e não tiveram a capacidade de “meter” a bola lá dentro! Foi um vexame histórico, que vai ser lembrado por muitos e muitos anos, principalmente se o Brasil não for o campeão. Me desculpe o Alberto Helena, mas nenhum jogador da seleção brasileira merece elogios hoje depois dessa derrota vexatoria, que vai virar piada no mundo todo!

    1. Olá Felipe, em alguns pontos discordo. Na verdade, quando o time passava a bola para trás até o goleiro de marcha à ré, jogaram até elegante. Além disto, sem marcarem gol, acabaram jogando bem comportadinhos, como se fossem europeus de nascença (imagina se fizessem um gol, quanta macacada e caretice, e sambinha de corner, não iria aparecer na televisão do mundo todo). De resto concordo contigo, hoje vimos como não se joga futebol, e como não se escala time. O Tite poderia colocar alguns titulares para não passar a vergonha que passou (na verdade nem passou, ele vai arrotar explicações científicas para o vexame), mas sua arrogância o leva sempre a ter idéias esdrúxulas e acreditar que tudo dá sempre certo. Agora o funil vai ficando apertado, se o Tite não acordar em tempo, vai escorregar até no ranque da FIFA.
      Abraços, MEMIL

      1. Olá Memil. Na chave do Brasil caiu Sérvia, Camarões e Suíça, seleções sem nenhuma tradição na história dos mundiais. Pois bem, o badalado ataque do Brasil, que dizem ter craques “mirabolantes”, como Neymar, Richarlison, Antony e cia (quanto ao Antony, eu discordo totalmente do mestre Helena quando diz que seu jogo teve algo de positivo: ele até começou bem, mas logo foi neutralizado pela defesa de Camarões pelo excesso de dribles e demora para dar prosseguimento ao jogo) .foi o pior ataque da competição até agora, superado por todas as seleções que estão competindo, marcando apenas 3 gols. Ora , eu pergunto, pode isso, enfrentando essas fracas seleções, comparadas a brasileira? Claro que não pode, eu respondo! Como já frisei, sem essa de jogadores reservas. Os jogadores que ali estão, além de serem titulares em seus respectivos times, seriam titulares em qualquer time do mundo, e estão aptos a serem titulares na seleção também. Ora, não estamos falando de Palmeiras, Flamengo, Corinthians, etc, que contam com seus titulares fixos e reservas nem sempre a altura do time, ao contrário da seleção, onde todos os jogadores são a nata do futebol brasileiro e mundial, e podem perfeitamente ser titulares na seleção do Tite!. Ora então, nessa primeira fase, fazer dois gols na Sérvia, um gol “chorado” contra a Suiça e nenhum contra Camarões, que a derrotou, pode ser considerado um desastre “antológico” da seleção canarinha, mesmo tendo se classificado, ali ó, na bacia das almas. Claro que eu, assim como todos os brasileiros, espero que a seleção melhore nos próximos jogos , senão “babau” hexa! Abçs

        1. Felipe, agora sério, concordo contigo. Contra a Suíça já foi muito sufoco, mesmo jogando com o time principal. O Brasil só subiu para as oitavas porque pegou adversários capengas, com jogadores em fim de carreira (metade do time sérvio está se aposentando do futebol, também na Suíça muitos vão do Catar direto para a aposentadoria). Agora vem França, Espanha, Argentina. O negócio é rezar para os adversários conseguirem cometer mais erros que o Brasil, o que não é fácil. Abraço, MEMIL

  2. Então vamos lá, prezado Helena Jr. seu otimista incorrigível. Em primeiro lugar, mesmo não sendo um perito em estratégias, reconheço a propriedade da tua análise. Realmente você tem sempre a pincelada correta em cima do ocorrido em campo, parabéns.
    De resto, vejo algumas vantagens também nesta porrada que a Seleção tomou. O que ficará na lembrança não será nem a escalação marota do Tite, nem a superioridade (posse de bola de 60 por cento) brasileira, nem os gols perdidos, porém o placarzinho maroto de 1 a 0.
    A primeira ilação que faço é que os melhores 26 jogadores da humanidade não foram os convocados do Tite. A segunda é que não sobrou espaço para se fazer piruetas e caretas após marcarem gols, tive medo que até o Neymar mancando na arquibancada fosse piruetar, disto os espectadores se salvaram. A terceira é que, como você observou, o Daniel Alves “não foi nem carne, nem peixe”, poderia ter sido muito melhor, como em seus antigos dias, décadas atrás, mas também poderia ter pisado na bola. Não pisou, perdeu uma outra bola, mas também despachou alguns passes bem colocados e mostrou ter ainda boa visão de campo. Quem sabe ele se aposentará com boas lembranças desta copa.
    O medo de que acabássemos na segunda posição e tivéssemos que engolir bacalhau do Cristiano Ronaldo nas oitavas, persistiu até o final do jogo, mas acabou. A Coréia do Sul é um adversário mais digestivo, quase um aperitivo para as quartas (se não esquecerem que coreano corre até o último segundo do terceiro tempo).
    Resumindo, a partir de agora o Neymar deve voltar ao campo e esses reservinhas irem para a arquibancada.

  3. NO soy Brasilero pero soy un fanático del fútbol Brasilero desde que tengo uso de razón, concuerdo con los comentarios, en una selección principal no hay reservas, veo desde hace mucho tiempo esta seleccion de Tite, conocida como la era DANILO, qué juega sin laterales, Danilo y Alex Sandro no representan ni la sombra de los legendarios laterales Brasileros, el equipo juega sin un volante que apoye a Casemiro, y las medias que tanto elogia el Sr Helena, en el caso de Paqueta, no tiene el nivel de jugar en la selección Brasilera, lo que conlleva a Neymar a hacer dicha función convirtiéndolo en el centro de la marca Brutal del contrario, la delantera dónde juega en la punta derecha Rapinha, es un jugador que difícilmente podría jugar en los 5 primeros clubes Brasileros, en fin opino que el trabajo de Tite en 8 anos como un gran fracaso, no ha podido armar un equipo poderoso, y lo peor que en la liga Brasilera hay jugadores extraordinarios que nunca probó ni convocó, por lo que opino que este Brasil de Tite es pésimo y ojalá que gane la Copa, lo cual dificultó, este es un equipo sumamente desbalanceado y muy limitado, que se le dificulta generar fútbol, cuestión sumamente extrana en una selección Brasilera….

  4. Concuerdo con los comentarios y difiero del optimismo del Sr Helena, al cual respeto, soy fanático del fútbol Brasilero y me siento capacitado para escribir mi humilde Opinión, con el debido respeto a todos, he venido observando el trabajo de Tite desde hace más de 8 anos y hoy estoy convencido, que es un gran fracaso, el Brasil tiene como arma primordial es siempre tener dos grandes laterales, el equipo de Tite adolece de laterales, DANILO y Alex Sandro, son dos laterales del montón, en el caso de DANILO es ver a un sujeto que tiene dificultad para jugar al fútbol, este equipo no tiene un volante que acompañe a Casemiro, no tiene mediocampistas, el caso de Paqueta es ver un jugador que NO tiene el nivel de jugar en la selección Brasilera, por lo cual Neymar debe hacer tal función y se convierte de facto en el blanco de la más vil y brutal marca rival, en la delantera vemos a un sujeto conocido como Rapinha, que es inoperante, este equipo se le dificulta por estructura armar o generar fútbol, es por ello que no marca goles, Tite con su arrogancia y falta de respeto ante los rivales y ante la historia del fútbol brasilero, ensambló una selección atípica, la cual se conocerá como la era “DANILO” lo bueno es que el nuevo técnico que tome la selección Brasilera, tendrá muchísimo talento para armar una nueva selección, con laterales, con unos extraordinarios volantes y con mediocampistas inteligentes como Sócrates, Zico, etc, que Dios ayude al Brasil y no pase vergüenzas como la que acaba te de sufrir…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *