Justo, mas inútil: 1 a 1

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Foi um Choque-Rei sem nenhuma majestade. São Paulo e Palmeiras, dois rivais seculares, apresentavam-se no Morumbi como se estivessem num jogo-treino, desses preparatórios, contra o Juventus ou o Santo André.

O Tricolor precisava vencer ou vencer, como ordenava Mao Tsé Tung na Grande Marcha, pra manter viva a vaga esperança de levantar o título do Brasileirão; o Palmeiras precisava ganhar para reerguer a fronte caída depois dos últimos insucessos.

Pois, até os 30 minutos do segundo tempo, nenhum dos dois dava o mais pálido sinal de que se movia de fato em direção ao gol adversário. Era aquela bola tediosa rodando de um lado pra outro, uma sucessão de passes errados e faltas consecutivas, sem talento nem imaginação.

O São Paulo repetia os mesmos erros dos últimos tempos: um Daniel Alves disperso no meio de campo, o que retirava do time qualquer avanço na criação de jogo, e a inútil presença de Juanfran pela lateral-direita, onde o espanhol marcava mal lá atrás e não acertava um mero cruzamento à área verde, lá na frente.

De sua parte, o Palmeiras, com apenas Veiga na função de coordenar as ações no meio campo, e Rony tentando explorar os contragolpes pelas extremas, não ameaçava Volpi nem a pau. Basta dizer que o primeiro tempo terminou com dois chutes a gol do Palmeiras, nenhum na meta.

Ah, sim, houve aquele pênalti em Luís Adriano de que nem juiz, nem VAR tomaram conhecimento.

Justamente o oposto do que ocorreu aos 29  minutos do segundo período, quando, advertido pelo VAR, o juiz marcou a penalidade de Mayke (braço na bola) que Luciano converteu.

A partir daí, o jogo ganhou animação, com o Palmeiras – sobretudo, depois das entradas de Lucas Lima e Scarpa – foi à frente.

Luciano perdeu gol feito, e, na recarga foi a vez de o Verdão perder o seu.

A recuperação se deu já aos 49 minutos da etapa final, quando Rony se livrou facilmente de Juanfran, que o observava a metros de distância, e disparou bola fatal ao se desviar em Luan.

Pelo andar da carruagem, o resultado até que foi justo, embora não servisse pra nada no final das contas: nem o Palmeiras se redimiu dos maus resultados recentes, nem o Tricolor manteve acesa ainda aquela tremulante chama de esperança de meter a mão na taça mais reluzente do nosso futebol.

Esse é o preço da covardia.

 

 

17 comentários

  1. ah, Mestre, o que é isso? Com todo respeito, mas o Palmeiras está de fronte caída? Em 2020/21 foi campeão da Flórida Cup, campeão do Paulistão, campeão da Libertadores, quarto colocado em um mundial, finalista da Copa do Brasil ( no mínimo vai ser vice), sexto colocado no brasileirão, vai disputar a Recopa, e o senhor ainda acha que ele está de fronte caída? É muito…talvez esse seu comentário seja porque o verdão eliminou teu time em pleno Morumbi hoje, né…

  2. Alberto Helena Jr.

    “Eta” coraçãozinho tricolor magoado o seu não preclaro amigo jornalista Alberto, não fique de fronte caída não, só vai ser mais um ano do time do Morumbi chupando o dedo não ganhando absolutamente nada a nível nacional desde há uma década, eu avisei há alguns comentários em post anterior que o papel do Verdão, nesta reta final de brasileiro seria de preparar o time para as finais da Copa do Brasil e Recopa Sul Americana e que o time de Parque Antártica ganharia alguns jogos, perderia outros pois já fizemos nesta temporada nosso papel de time gigante ganhamos a Florida Cup (título internacional), Campeonato Paulista em cima da gambazada lá de itaquera quando também fizemos aqueles gambas passarem uma vergonha danada com os 4 x 0, ganhamos também a Taça Libertadores da América sendo agora bi campeões desse torneio em cima dos sardinhas da Vila Belmiro, então fizemos a lição de casa ferrando para não dizer outra coisa todos os nossos rivais em São Paulo, hoje o time das tricoletes foi a última vítima…..adios campeonato brasileiro…. Rony rustico mandou aquele abraço…..rindo até 2026. Saudações palmeirenses

  3. Como palmeirense legítimo sou insuspeito para defender o jornalista Alberto Helena Jr.
    A Copa Flórida o Palmeiras ganhou com o time descansado contra adversários despreparados em dois joguinhos amistosos de treinamento. no momento em que o vírus corona era história da China.
    O Paulistinha o Palmeiras ganhou aos trancos e barrancos, chegando ao final numa disputa de pênaltis contra o capenga Corinthians que o ano todo só conseguiu perder prá todo mundo, mas deu problemas ao Palmeiras o tempo todo, portanto esqueçamos o Paulistinha presenteado pela sorte.
    No Brasileiro, após as primeiras rodadas de tentativa de arrancada, a vaca foi escorregando no brejo até a caída meio injusta do bom Luxemburgo que teve azar e de lá até hoje mesmo com o excelente Abel Ferreira, o Palmeiras deu mais vexame que alegria e só se encontra na parte de cima da tabela porque como sempre dizemos: em terra de cego que tem um olho consegue se agarrar meio em cima da tabela. No Brasileiro o Palmeiras perdeu pontos que nem os times da segunda divisão perderiam. O fim deste campeonato será o alivio desejado por todos, para evitarmos mais vexames, e azar porque o vírus também prejudicou muito o Palmeiras, do técnico ao porteiro..
    O que fica disto tudo de positivo?
    Primeiro, com o Luxemburgo e com o Abel Ferreira, o Palmeiras fez uma campanha impecável na Libertadores, mas terminou com sorte tomando uma surra em pleno Allianz Park, que se o jogo continuasse mais 10 minutos acabaria perdendo a vaga na final. Depois na final contra o Santos teve Deus jogando no ataque com o pé na chuteira de Breno Lopes aos 99 minutos de sofrimento cardíaco. De resto o Santos jogou até melhor em muitos momentos e poderia também ter marcado um gol ou mesmo ganho em pênaltis.
    Depois o torneio mundial (passeio de férias no Quatar, só faltaram as esposas e filhos) que todo mundo ainda pensava que podia dar certo, foi a baixaria habitual nesta temporada: nenhum tiro a gol, duas partidas perdidas, e o positivo foi evitar uma goleada do Bayern de Munique, se tivesse chegado à Final.
    E a Copa Brasil? Muita sorte também, o Palmeiras tem sempre o pé direito em campeonatos como a Copa Brasil e a Libertadores que são decididos em dois jogos a cada fase. Chegamos à final merecida, sem brilhar com excesso e contra o Grêmio o Palmeiras tem ainda que trabalhar com a britadeira no granito. Muita reza é a receita no momento.
    O balanço do Palmeiras no raio X é esquelético, os títulos ganhos foram ganhos para a estatística, o conteúdo entretanto é meio para esquecer. Positivo fica o trabalho excelente e sério de dois técnicos que conduziram sucessivamente o Palmeiras até o final da temporada com a água acima do nariz, mas com os jogadores respirando por canudinho. A ambos parabéns, sobretudo ao Abel Ferreira que foi recebido pela imprensa como se fosse arrogante e iria aguentar 3 meses e não ganharia nada, mas se mostrou humilde, realista, inteligente e foi costurando pelo molhado, e merece mesmo o título da Copa Brasil.
    Pessoal parem de olhar o mundo com óculos verdes, vamos aproveitar as últimas porradas desta temporada como preparação para a próxima e aí se poderá talvez realmente comemorar títulos ganhos à la Real Madrid.
    O Alberto Helena Jr. vive observando a paisagem e julgou com sabedoria, até pensei que ele estivesse sendo complacente com o Verdão, pois no sério a maquiagem da noiva ficou muito melhor que o conteúdo.

    1. Glória.. glória.,aleluia …minhas preces foram ouvidas!! Parabéns MEMIL és um Palmeirense cuja opinião deve ser levada em consideração, não se ausente, pois a carência de comentários com começo, meio e fim por aqui e GIGANTESCA…bfs.

    2. Alberto Helena Jr.

      Queria dizer ao Memil que não acho que ele seja palmeirense de verdade pois desmerecer todas as conquistas do Verdão é papel de bostinha de gamba ou bambi ressentido, se você acha que nossa torcida não tem que ver o mundo com óculos verdes é porque não entende nada da essência de ser palmeirense, de ter orgulho de nossas conquistas e não desmerece-las então que me desculpe você Memil mas passa longe de ser um palmeirense de verdade, inclusive não sendo muito inteligente de sua parte fazer comentários desmerecendo o Verdão dando munição a uns bostinhas de plantão…..rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

      1. Olá J.Jr. te saúdo também, e não em ofendo com você me achando despalmeirense.
        Quando eu leio vocês dizendo que são palmeirenses e dando piruetas no ar de alegria quando o Palmeiras passa 20 anos sem ganhar uma Libertadores e quando ganha o faz quase afogando na praia ao sair do mar (com uma cabeçada caída do céu aos 99 minutos de aperto santista), me pergunto que palmeirenses são vocês. Ganhar um Paulistinha contra os pipoqueiros corinthianos que distribuíram pontos o ano todo pelo Brasil afora e conseguem colocar o Palmeiras no sufoco não é coisa de se fazer propaganda. A Taça Brasil pode ser palmeirense e merecida, mas é melhor não contarmos com o ovo no cu da galinha, melhor falar baixinho e se mobilizar contra o Grêmio. Do Mundial por favor não toquemos neste assunto, se todos esquecermos é melhor, não importa que resultado o Palmeiras pode alcançar num futuro Mundial, só pode ser melhor que este.
        Eu não desmereço ninguém, achei o trabalho do Luxemburgo muito bom, o azar nem foi dele, porém do calendário desgastante e do covid que dizimou o plantel. Acho também o trabalho do Abel Ferreira excelente, a Diretoria acertou muito com a escolha dele, o clube está na melhor posição financeira entre todos os brasileiros e as perspectivas futuras são excelentes.
        Falar de títulos agora e de academia entretanto é arrotar vinho tomando água. Um Ademir da Guia não temos no momento, nem o Dudu de agora, que lembra o Dudu daqueles tempos dos anos 70, conseguimos segurar. O Palmeiras está crescendo, pode ganhar títulos de verdade, mas isto que está ganhando agora não tem nada a ver com os brilhos do tempo das Academias.
        Saudações fraternas palmeirenses!

        1. Grande MEMIL….esse sempre será o resultado quando atirares suas pérolas aos porcos…os coitados querem viver de ilusão !!! para os FRACOS, ABESTADOS E IDIOTIZADOS a realidade deve sempre estar sob o tapete é assim que RETARDADOS lidam com ela. Para torcedores do nível desses dois PANGARÉS ANENCÉFALOS , ajudar o verdão é continuar agindo como COISINHAS que são. Não desanime, vc é o torcedor que o VERDÃO. Merece. Saudações e o respeito de um GAMBÁ….

    3. Cria vergonha na cara, Memil, não tem nada de palmeirense não, vc é FAKE isso sim, gambazão enrustido. O Palmeiras foi o ÚNICO time paulista que ganhou títulos em 2020. Ficou em quarto no mundial, e daí? Os demais clubes do mundo ficaram em que posição? Ora, ora…o verdão é uma fábrica de destruir sonhos. Acabou com sonho do corintias no campeonato Paulista, acabou com os sonhos do Santos na Libertadores e agora acabou com os sonhos do São Paulo no Brasileirão. Nóis é f*da, por isso vcs tem tanta raiva do verde assim. De uma espiada lá no site da Fifa: Palmeiras 1º campeão intercontinental de clubes ( a Fifa não existia na época), maior campeão brasileiro de todos os tempos e 2º melhor time do mundo em 2020. Quer mais? Então vira palmeirense, otário…kkkkkkkkk

      1. Senhor Plínio!
        Também sua diarréia textual não me preocupa, me preocupa mais o nível da torcida palmeirense.
        Tipos como você existem (você é a prova) e não podemos negar, mas os ignoramos.
        Procure se educar socialmente adquirir um vocabulário menos fecal e tente se alinhar a um nível da torcida que respeita vendedores de pipocas como torcedores, mas não se deixam irritar com eles.
        Isto é um comentário à parte sobre tua forma de conduta num fórum de troca de opiniões,
        Teu vocabulário pode passar bem em tua casa, ou na roda de amigos da tua espécie, comigo não gera nem preocupação, nem mesmo irritação, porém até mesmo um pouco de pena.
        Aos fatos te garanto: Os demais clubes do mundo escaparam de dar a baixaria que o Palmeiras deu no Qatar. Dizer o que 4. lugar no torneiro em que tomamos duas porradas (de times inferiores!), não acertamos um único chute ao gol e não saímos em ultimo lugar porque a forma de tabela do torneio obriga o Brasil a ser pelo menos o quarto no final, é ridículo.
        Me pergunto que tipo de cachaça você bebericando nestes teus sonhos de procurar a posição do Palmeiras em tabelas.
        O Palmeiras — para deixar clara minha opinião sobre a temporada que está terminando — foi em muitos aspectos o melhor time no Brasil: Teve um número enorme de jogadores acometidos de covid (inclusive os dois técnicos sucessivos!), participou de três torneios ao mesmo tempo (como nenhum outro clube, entre todos os participantes no Brasil e no exterior também), perdeu o Dudu que estava estruturando bem o time, teve que reformar o plantel com os garotos novos, e naturalmente a participação em vários torneios ao mesmo tempo acarreta também mais lesões, mais cansaços de viagem, menos tempo para treinamento.
        Portanto se considerarmos esses fatores, o Palmeiras está de parabéns, o técnico tem uma mão de ouro e mesmo escorregando neste final de temporada, ninguém tem motivo para pressionar os jogadores ou o excelente treinador Abel Ferreira.
        O que me recuso a escrever aqui, porque acho que seria baboseira do quilate de tuas frases, é que o Palmeiras é o quarto do mundo (a isto foi condenado), que o Palmeiras ganhou isto e aquilo e que ninguém ganhou.
        Tudo besteira de quem não acompanha o futebol em sua essência – como faz o Alberto Helena Jr e outros jornalistas imparciais aqui mesmo na Gazeta – ou não tem capacidade para compreender os fatos.
        O Palmeiras teve uma fase genial na Libertadores e mereceu o título, embora no final a galinha quase escapou entre as pernas. Tudo bem, o mérito é palmeirense, ganhou meio na sorte a final, mas mereceu estar lá e por isso mereceu ganhar também.
        Todos os outros títulos ganhos são milho prá pintinho. Pare de escrever besteiras por gentileza.
        Palmeirense que se preza não saboreia milho de pintinho.
        O único título que além da Libertadores ainda pode brilhar na exposição de taças desta temporada do Parque Antártica é a da Copa Brasil, mas como escrevi já antes aqui: este ovo está ainda no cu da galinha.
        Vamos aguardar mais duas semanas, torcer juntos, e comemorar juntos. Diferença de opinião entre torcedores não necessita levar a baixarias na expressão.
        Bom domingo aí, MEMIL

        1. Senhor Memil, tudo isso são falácias. Ainda continuo achando que vc é um palmeirense FAKE, porque um legítimo palmeirense não falaria as merdas que vc disse contra o verdão. Eu, por exemplo, aqui no blog do Helena JR ,nunca escondi de ninguém que sou palmeirense, nunca me passei como torcedor do São Paulo, Santos ou Corinthians, ou seja lá que time for, para agradar a esse ou aquele, e nunca terei personagens duplo aqui, como muita gente tem.. Eu sou o Plinio, palmeirense assumido, e pronto!!! Vou continuar assim enquanto deixarem eu participar do blog, pq tenho muita consideração com o pessoal da Gazeta, não só ao mestre Helena Junior, mas a todo o pessoal da equipe, isso desde os tempos em que assistia o Mesa Redonda, comandada pelo saudoso palmeirense Roberto Avallone e jornalistas ilustres que fizeram parte da equipe ,como o Milton Peruzzi, José Italiano, Dalmo Pessoa, , Peirão de Castro, Roberto Petri , Barbosa Filho e outros. incluindo o Chico Lang, que ainda faz parte da equipe, e cujo único defeito é ser corintiano, mas é um cara super legal e muito consciente daquilo que fala em seus comentários. Se vc não não gosta de meus comentários, ou mesmo achar que não tenho “nivel cultural” igual ao seu, simplesmente ignore-os, porque vou continuar comentando ,sendo o mesmo que sempre fui e falar aquilo que penso, mas sem ofender ninguém. Abçs…

  4. Helena bom dia, faz chegar até a Direção Tricolor que o time necessita de zagueiros, lateral direito, e jogadores de velocidade de beirada do campo

  5. Helena, ver esse time de hoje jogar é perda de tempo, é um elenco desajustado, a maioria de jogadores de segunda, não vejo nenhuma esperança, como pode um Clube que servia de exemplo se tornar um Clube comum, um Clube que era dirigido por profissionais qualificados como Presidentes de Banco, Desembargadores, Empresários bem sucedidos, infelizmente hoje não é o que estamos vendo

  6. kkkkk…..” fronte caida” é elogio do Helena viu….em bom português , está um lixo, que aliás sempre.foi.
    Vergonha do futebol sul americano e sem.mundial

    Palmares nossa piada é vc!!

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria cumprimentar o Tião Fiel e dizer que se o Verdão está de “Fronte caida” com três títulos numa temporada atípica, inclusive com surto de COVID, o que falar então do curiquinha de itaquera, além do que Tião você deve estar ainda atordoado com as conquistas do Verdão nesta temporada para falar uma asneira dessas “vergonha do futebol sul americano” para o Verdão Bi Campeão da Libertadores da América e seu time hein Tião que não vê uma libertadores faz um bom tempinho e todos sabem como foi ganha né Tião com uma ajuda monstruosa da Nike que distribuiu milhões de dólares principalmente para o Boca Jrs. na final para “não jogar bola”, pergunta para o Riquelme o que aconteceu no vestiário do Boca antes daquela final…rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

    2. Eu não interpreto o emprego do termo “fronte caída” para o Palmeiras como uma ofensa.
      Acho que o Alberto Helena Jr. até foi comedido.
      O Palmeiras está terminando uma temporada realmente heróica, em que lutou um várias frentes, teve muitos sucessos, teve sorte, teve azar e sobretudo teve um time coeso, dedicado, um treinador de nível europeu, uma diretoria que salda compromissos e mantém o clube na melhor posição financeira e estrutural no Brasil e até umas das melhores se compararmos com clubes europeus.
      Isto tudo é muito bonito e podemos assobiar aqui na trompete.
      Entretanto, o jornalismo imparcial não tem motivos para deixar de assinalar que o Palmeiras escorregou várias vezes durante a temporada e está terminando aos trancos e barrancos.
      Isto não é motivo para se sentir ofendido ou agredido, vários outros clubes estão numa miséria muito maior (o São Paulo mesmo), o Santos está tentando se reinventar, pois momento vende o almoço para comprar o jantar, o Corinthians parece um Zumbi, com um passo à frente e dois para atrás, do Atlético Mineiro que chegou a estar no tope da tabela do Brasileiro, nem se fala mais, além do fato que irão procurar um técnico mais produtivo e menos caro que o grande Sampaoli.
      O Cruzeiro, coitado de grande passado, necessitou acionar o Felipe Scollari para não cair para a terceira divisão. Os cariocas não existem (além do Flamengo), portanto não vejo razão para nos melindrarmos se um jornalista escreve que o Palmeiras escorregou de “fronte caída” o que no momento é verdade. Vejam os pontos perdidos, o Palmeiras poderia estar ganhando o Brasileiro também, o que seria normal para um clube deste porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *