Rock, tarantella e os bons fados

Foto: ©Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians

…O que eu queria/ Era um samba enfezado, compassado, ritmado,/Cheio de harmonia…

É a voz do Caboclinho Querido entoando na memória quando eu soube que Tiago Nunes queria fazer seu Timão dançar ao ritmo do rock’n roll – uma pedra que rolou na ribanceira da desilusão e redundou na causa mortis do meu pobre coração, como reza outro velho samba.

O fato é que nem rock, nem samba embalaram o Corinthians em Novo Horizonte. Foi mais uma dessas baladas sertanejas melancólicas, de versos vulgares e acordes insossos, o que justificou plenamente o placar final de 1 a , gols de Gil, de cabeça, em falta cobrada por Fagner, aliás, comprometida pelos lances anteriores, e de Jenilson.

Vários foram os fatores que levaram o Timão a esse comportamento bisonho neste sábado, embora o técnico Tiago tivesse tempo suficiente pra melhorar o padrão de jogo de sua equipe ao longo da semana vazia. Mas, o mais significativo foi a presença ausente de Luan ao longo de toda a partida.

Luan é, teoricamente, o craque da equipe, aquele a quem cabe romper o lugar-comum com a bola nos pés, multiplicar-se em campo e servir de elo entre o meio de campo e o ataque. Pois não foi nada disso, nem de longe.

De resto, a inexplicável permanência de Camacho no banco tirou de Cantillo o parceiro ideal pro desenvolvimento de seu refinado jogo na armação do time, sem falar na esdrúxula substituição de Everaldo, o único atacante que conseguia perturbar a defesa adversária. Muito mais, por exemplo, do que Janderson, inútil pela direita, embora esforçado.

E assim segue o Corinthians no descompasso, atravessando o samba, o rock e o pancadão.

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Já o Palestra, pouco antes, naquele tapete raiado do Parque ameaçou uma tarantella em cima da Ferroviária, sobretudo depois do gol de William, mas acabou caindo numa lamuriosa canzonetta napolitana, e levou o empate, com Tony.

É verdade que o Verdão jogou com um time reserva, embora Luxa tivesse apelado para Dudu e Bruno Henrique, no segundo tempo, sem êxito. Mesmo assim, o time verde que estava em campo desde o começo era muito superior ao adversário e deveria fazer valer essa diferença.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Por fim, o único vencedor dos grandões que entraram em campo neste sábado de Paulistinha foi o Santos, na Vila. E foi com tudo sobre o Mirassol, abrindo 3 a 1 no primeiro tempo. Trepidou um pouquinho no início do segundo tempo, mas logo se aprumou e poderia ter encerrado o jogo com um placar ainda mais contundente.

O mais importante é que o Peixe começa a dar sinais de melhora nas mãos de Jesualdo Ferreira. Vejamos se isso se expressa também na Libertadores, no meio de semana. Quem sabe sejam os bons fados soprados d’além mar?

 

7 comentários

  1. Grande Helena.
    Sempre um texto conciso e irretocável.
    Muito bom ler as crônicas do amigo, algo que aprecio há tantos anos. Por isso, a liberdade de chamá-lo assim, de amigo.
    Super abraço!
    Prof. Ibrahim.

  2. Aos 10 minutos de jogo o número 8 do NHorizontino deveria ter sido expulso, depois de 2 jopgadas muito violentas, nem recebeu cartão amarelo, uma arbitragem contrária ao Corinthians em detalhes assim e portanto antiesportiva deveria também fazer parte das razões do rock ou melhor do samba ou ainda do pancadão: como sempre comentários bem feitos por Alberto Helena Jr, concordo que Tiago Nunes precisa escalar Camacho e mais 10. Duas vitórias nos 3 jogos que faltam na fase qualificatória e o Timão estará classificado no Paulistão, espero uma delas seja diante do badalado, medíocre e cansado Verdão, bolero do Luxa.

  3. Caríssimo Alberto Helena, acompanho seus comentários há décadas e posso dizer, sem sombra de dúvidas, que tens o melhor texto entre todos, dá gosto ler… Parabéns. Quanto ao Timão, o que mais surpreende é ver uma zaga tão alta sofrer tanto nas bolas aéreas, com o agravante de que o Cássio é um desastre nas saídas pelo alto. (e o que dizer desses ideia de que ele jogue com os pés!)… enfim, esse técnico, a meu ver, está nas mãos do resultado contra o Palmeiras…

  4. gostaria de meus companheiros de sofrimento , vejam o site MEU TIMÃO , e verifiquem o POR QUE…..

    está acontecendo no MEU CORINTIANS………ou seja …..o sr FERNANDO GARCIA , é proprietario de

    52 atletas em sociedade com a TURMA do FERRUGEM ,ele compra o club paga os salarios e

    empresta de graça para valorizar o atleta mas o TIMÃO ,continua pagando 50% e depois

    de vender essa CAIXA PRETA (fazem o acerto do CAMBALACHO )

    em tempo……FERNANDO comprou o DAVÓ por 400.000 reais e vendeu por 2 milhões pro TIMÃO

  5. INTERVENÇÃO FEDERAL NO CORINTIANS………..E ABAIXO A LEI PELE……..

    VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO …O CLUB É DONO DO PASSE , E NA HORA DA VENDA DAR 15%

    PARA O JOGADOR……….E PROIBIR EMPRESARIOS NA NEGOCIAÇÃO

  6. O MINISTRO DE ESPORTE , NÃO PODE IGNORAR , QUE O QUE SE PASSA NO CORINTIANS É DO

    INTERESSE DE 30 MILHÕES , QUE ESTÃO IMPOTENTES , EM RELAÇÃO AO ESTATUTO DO CLUB…….

    NÃO PODEMOS ESPERAR AS PROXIMAS ELEIÇÕES , POIS OS VOTANTES ESTÃO CONIVENTES , COM

    A MAFIA ADMIISTRATIVA DO CLUB MAIS POPULAR DO BRASIL…….E MAIS TEM QUE APROVEITAR ,

    E ELEMINAR A LEI PELE , E O CLUB SER PROPRETARIO DOS JOGADORES QUE REVELA

    SE VENDER O JOGADOR DAR 15 % DA VENDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *