A sopa de números de Dani Alves

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Daniel Alves passou a vida toda correndo pela lateral-direita, onde construiu uma história gloriosa. Vez por outra, neste ou naquele time, até mesmo na Seleção, jogava pelo meio, sem se destacar, diga-se de passagem.

Ainda outro dia, sagrou-se o melhor jogador da Copa América. Jogando pela lateral-direita.

De outro lado, o São Paulo padece há anos de um jogador de alta categoria nessa posição, pelo menos, desde Cafu, com breves destaques para Cicicnho e Ilsinho.

Juntou pois a fome com a vontade de comer, não é mesmo? Não, pois Daniel, ao se transferir para o Tricolor exigiu a Camisa 10, E não foi pra abrir espaço a Juanfran contratado ao mesmo tempo. Foi porque, nesta quadra de sua longa jornada nos campos, Daniel Alves decidiu que seria mais útil jogando pelo meio, mais à frente.

Fez aí algumas partidas em que se destacou mais pelos passes errados do que pela proficiência nesse quesito vital para o tal Camisa 10, que, com o advento dos dois volantes, passou a ter as atribuições do antigo meia ponta-de-lança, um atacante que participa  das ações decisivas lá na frente, seja servindo aos companheiros, seja marcando gols.

Agora, Daniel revê seus conceitos. Não é exatamente a Camisa 10. Pode ser a 5, a 8 ou a 11, desde que seja jogando pelo meio, nesse cenário atual em que o 11 deixou de ser ponta (aqui, no Brasil do atraso) pra virar meio lateral, meio meia.

Embora, nessas idas e vindas do craque ele tenha dito que só quem jogou bola pode opinar a respeito, arrisco-me a entrar nessa área nebulosa e sentenciar: se não for pra jogar pela lateral, que o seja como segundo volante, de acordo com essa nomenclatura vigente nos gramados cinzentos do nosso futebol,

Ali, Daniel pode encaixar seu poder de marcação, quando atacado, e sua volúpia ofensiva, quando o jogo o exigir.

É o máximo que lhe posso oferecer. É pegar ou largar.

6 comentários

  1. Vou te dizer uma coisa. Futebol no meu tempo, vc jogava porque gostava, hoje se joga por dinheiro e status. Me parece que os dirigentes ainda não perceberam que alguns jogadores que já estão com o pé na cova, caso Daniel Alves, Guerreiro, Fred, Neymar e tantos outros, os caras não querem nada mais. Pra eles tanto faz o time ganhar e perder, pouco se importam com o time. Ai compram essas peças enferrujadas, não rendem e não entregam o posto. Daniel Alves já foi faz tempo, desde que saiu do Barça, assim como Neymar, Fred e tantos outros. Os times tem que começar a olhar para o futuro não ter mentalidade de Tite, Parreira, Zagalo que pararam no tempo. Eles tem que aprender com os técnicos novatos europeus, quais sejam Guardiola, Zidane e cia. Veja o técnico do PSG já disse estou com um ferro velho aqui no time, por força do mal investimento que fizeram no passado sou obrigado ficar com um fusca 1962 caindo os pedaços. Cara não se pode trabalhar com quem não tem vontade de produzir.

  2. Helena bom dia, o time Tricolor tem 2 problemas,: zagueiros tecnicamente pobres com defeitos de posicionamento dentro da área( tomam gols em profusão em bolas altas), sem velocidade para acompanhar adversário, é uma covardia em pressionar adversário, caso típico no gol do CSA, Bruno Alves em vez de partir pra cima do Apodi, resolveu abrir espaço recuando da pressão que facilitou a entrega de bola pro Alexandro resultando em gol; Cuca está mais perdido que carocho em dia de mudança, dificuldade em compor as peças para dar conjunto a equipe, equivocado com alguns jogadores no time titular

  3. Helena, um jogador que está fazendo muita falta no time é o Joao Rojas pela direita, tecnicamente bom, velocidade e cruzamentos que infelizmente com o Antony não tem, esse menino está muito previsível atualmente, não consegue passar lê-lo lateral e fazer cruzamentos, o time hoje está cego nesse quesito, não vejo um cruzamento dele

  4. Helena, nossos zagueiros são tecnicamente pobre de futebol, sem velocidade para acompanhar adversário, sem noção de posicionamento, falhos em bolas altas, o time já tomou nesse ano dezena de gols em cruzamentos e escanteios

  5. ANTONIO BRAS, PARABÉNS,VC CITOU ALGO QUE JÁ FALO HÁ ANOS. NÃO TEM COISA PIOR PRA UM ATACANTE DO QUE SE TORNAR PREVISÍVEL; UM EXº DE GRANDE JOGADOR, MAS PREVISÍVEL É O DUDU;90% DAS VEZES SE SABE QUE ELE VAI FAZER AQUELA JOGADINHA DE PUXAR PARA ALINA DE FUNDO E CRUZAR, E MAL; A PREVISIBILIDADE É UMA MARAVILHA PARA O DEFENSOR QUE SE ARMA DE ANTÍDOTOS PARA IMPEDIR AQUELA JOGADA; E ENGRAÇADO QUE OS GOLS DO DUDU E ASSISTÊNCIAS EFETIVAS TEM SAÍDO PELO MEIO; NEYMAR ESTÁ SE TORNANDO PREVISÍVEL; ANTONY ESTÁ SE TORNANDO PREVISÍVEL;MUITOS OUTROS SÃO PREVISÍVEIS; E ISSO FAZ COM QUE A CARREIRA DO JOGADOR CAIA VIOLENTAMENTE;AO CONTRARIO, O ATLETICO PARANAENSE TEM JOGADORES QUE DECIDEM PELA IMPREVISIBILIDQADE(VIDE RONY E M. CIRINO NO 2º GOLDO ATLETICO) VIVA A IMPREVISIBILIDADE!!!!!!!!!!!!!!!@!@!!!!!!

  6. Caro Helena, perfeito na analise! Sempre pensei e disse a amigos que a melhor posição para o Daniel Alves seria de segundo volante, marcação e saída de bola!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *