Ousadia versus medo: 3 a 2

Foto: Rubens Chiri/SPFC

Quando vi o Santos entrar no Morumbi com três zagueiros de ofício – Aguillar, Veríssimo e Gustavo Henrique – e sem Vítor Ferraz, o melhor lateral-direito em atividade no país, sussurrei aos meus botões: “Chiii… O Peixe hoje vai sofrer”.

Sim, porque toda vez que Sampaoli opta por esse expediente, o Peixe sofre. Ganha apertado, quando não empata ou perde, escamoteando aquele jogo fluente, agressivo, dominante que nos encantou e o levou à liderança do campeonato.

Em contrapartida, Cuca mandou ver além da sua linha defensiva, dois volantes (Luan e Tchê-Tchê) atrás de quatro atacantes de fato – Toró, Everton, Pato e Raniel. É verdade que faltava o equilíbrio de um meia-armador ali, mas de qualquer forma seria um time mais ousado.

Pois assim foi. Durante o primeiro tempo, o Santos preferiu jogar atrás, na base de lançamentos, enquanto o Tricolor exercia uma marcação mais adiantada, embora nesse passo de conga, o Peixe saísse na frente com Sacha colhendo rebote da trave em disparo de Pituca, aos 42 minutos de bola rolando.

No intervalo, porém, Cuca fez o ajuste de sintonia fina, trocando Luan por Hernanes. E, logo aos 3 minutos, um disparo de Hernanes obrigou Weverson a espalmar pra escanteio, o que resultou no gol de empate de Pato. Sete minutos depois, na cobrança de corner por Hernanes, a bola se choca no braço aberto de Aguillar. Pênalti, que Reinaldo cobra sem defesa.

Virada estabelecida, o Tricolor seguiu dominando a bola, os espaços e o espírito do jogo, com muita determinação, mesmo depois da saída de Hernanes, machucado,. substituído por Hudson E, aos 25, Pato rouba bola no meio de campo, divide com o beque e sai na cara de Weverson, batendo com categoria pra estabelecer os 3 a 1, reduzidos no final, com gols contra de Raniel, em falta cobrada por Jean Mota.

Assim, o Peixe permitiu a aproximação do Palmeiras, que pega o Bahia em casa, e puxou o São Paulo para a zona próxima da Libertadores, com um jogo a menos.

Que Sampaoli largue mão dessas quebras de suas próprias juras e que Cuca avance nessas ousadias.,

4 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Quando outro dia eu fiz um comentário dizendo que o Santos está líder porém não tem elenco para se manter na liderança até o final da competição eu deixei um santista indignado falando asneiras para mim por eu falar que o Santos não tem um elenco como o Palmeiras, como Flamengo, como o Cruzeiro só para citar três, então eu digo cadê o elenco do Santos agora, tomou uma sabugada do São Paulo, não viu nem a cor da bola, amanhã o campeonato embola de novo porque o Verdão deve ganhar do Bahia e aí ficaremos com apenas um ponto separando o ainda líder do vice líder que é o Verdão…..chupa santista educadinho que falou asneiras sobre mim. Saudações palmeirenses.

  2. Acho que o Santos não teve a mesmo aplicação. dedicação, de jogos anteriores, perdeu porque não marcou, principalmente a saída de bola do adversário…. .Ao contrário do São Paulo, que jogou com muita dedicação, aliás, vitoria muito merecida….sim….daí é o seguinte….pode se dizer inclusive, se jogar meio de salto alto…..não vai ganhar…..

  3. UEH,NAO FALARAM QUE O SAMPAOLI ESTAVA MUDANDO O PADRÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO???QUE ERA POUCO MENOS QUE O NOVO GUARDIOLA???AQUI MESMO,NESTE BLOG,FALEI”PERGUNTA PARA MIM SOBRE ELE,SOU ARGENTINO”E FALEI DAS MILHOES DE ASNEIRAS QUE ESTE PALHACO APRONTOU NA SELECAO.E SO OUVIR OS LIDERES DO TIME,E TODOS,,TODOS MESMO,METENDO O PAU NESTE PERSONAGEM.O SAMPAHUMO(COMO E CHAMADO NA ARGENTINA)E O MESMO QUE VARIOS TREINADORES CONHECIDOS,VAN GAAL,LEAO,CUCA,LUXA,E TREINADOR REMEDIO PARA A TOSE,TEM DATA DE VENCIMENTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *