Do estrondo ao silêncio de cinzas

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O Brasileirão acordou neste domingo gelado com um estrondo: o líder, mais líder do que nunca, explodiu o Goiás por 6 a 1 na Vila, com direito a dois de Soteldo, outros dois dos zagueiros Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique, um de Sasha e o golaço de Sanchez, o melhor em campo.

Isso, porque o Peixe foi fiel até o fim ao seu hereditário estilo de jogar – sempre pra frente, do início ao fim, mesmo estando com o placar a favor dilatado, num clássico 4-3-3, com apenas um volante de fato, Pituca, desses que os meninos hoje chamam de moderno mas que, de fato, nos remete à maneira de jogar de um Zito, um Lima, um Urubutão, um Clodoaldo, todos aqueles volantes que marcaram história no Santos melhor do mundo no Século 20.

Partindo da Vila em direção a Itaquera, onde Corinthians e Palmeiras fariam o Derby no início da noite, demos algumas voltas pelo planeta futebol. Uma paradinha na Catalunha, onde o Barça bateu o Arsenal por 2 a 1, com goiaço de Suárez no último minuto, e levantou o tradicional Troféu Joan Gampe, o suiço que começou a construir a gloriosa história do Barça.

Outra na China, acredite!, onde o City levantou a Super copa da Espanha, diante do Liverpool, em jogo decidido nos pênaltis por Gabriel Jesus, depois do empate por 1 a 1, sinal de que teremos nesta temporada a repetição da anterior, ainda mais acirrada entre esses dois timaços.

E, quando desembarcamos na Fonte Nova, o estupor: Bahia 3 a 0 sobre o Mengão, placar construído no primeiro tempo pelo atacante Gilberto, que recebeu presente do goleiro Diego Alves num deles.

É verdade que o Fla jogou desfalcado de seu artilheiro Gabigol e outros babados. Mas, também é verdade que o Bahia está bem arrumadinho por Roger Machado.

Por fim, mal nos acomodados em Itaquera, e goool! Manoel colhe de cabeça falta cobrada da direita por Sornoza, especialista nesse assunto (só nesse assunto, diga-se). Isso, aos 11 minutos de partida.

Até então e depois disso, só deu Palmeiras. ou melhor: a bola chegou a estar 73 por cento nos pés do Verdão, que, no entanto, não sabia o que fazer com ela. Afinal, esse Verdão de tantos recursos técnicos segue sendo um time incapaz de se organizar ofensivamente por meio da troca de passes, envolvimento, esses princípios básicos do futebol. Aliás, o mesmo ocorre com o Corinthians de Carille.

Prova disso, o segundo tempo, quando, logo aos 3 minutos, Deyverson cruzou da esquerda pra Felipe Melo empatar de cabeça. Coube então, ao Timão, mesmo inflado pela Fiel em massa, tentar sem saber envolver o Verdão a ponto de furar sua defesa.

Mesmo porque o Palmeiras, apesar de necessitar mais da vitória pelas circunstâncias, preferiu felipescamente segurar o empate na base do meno male. E, assim, o empate escorreu até o apito final, sem grandes oportunidades pra ambos, a não ser aquele cabeceio de Deyverson que Cássio espalmou pra corner no finalzinho do jogo.

Empate que distancia o Verdão ainda mais do líder Santos, num domingo que amanheceu com uma explosão do Peixe e um silêncio constrangedor do Palmeiras quando Felipão empurrou Felipe Melo pra longe do microfone da doce Sabíola, do Sportv, aos berros de que ninguém devia falar.

Se o silêncio é de ouro, esse é feito de cinzas.

 

 

 

12 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    O Verdão foi ao Odebrechtão na vice liderança do campeonato brasileiro então acho que quem estava mais necessitado do resultado era o time de itaquera para sair da incomoda posição de 11º colocado no torneio e propusemos um jogo para ganhar nos erros do adversário porém o time de itaquera errou pouco e na única que vacilou tomou gol de cabeça do pitbull o empate mantém o Verdão na vice liderança quatro pontos atrás do Santos (que está lá de flanelinha pois não tem elenco para chegar ao fim do torneio só com os onze em campo pois por exemplo ninguém sabe quem são os reservas santistas) e mantemos dianteira de quatro pontos a frente do time do cheirinho pois o time das galáxias da gávea que com Felipi Luís e tudo deu um vexame em Salvador sendo goleado pelo bom time do Bahia e vou te dizer amigo jornalista o foco do Verdão é a libertadores então vamos empurrando com a barriga o brasileirão pois que desse torneio temos dez conquistas traduzindo somos deca campeões como disse o filósofo Arcides cada um sabe aonde aperta o calo. Ah um abraço de urso para o meu amigo flamenguista Oliveira que deve estar chorando lá na ladeira do Bonfim e se lembrando do que eu disse a ele que humildade em campo, respeito a todos os adversários e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Saudações palmeirenses.

    1. É. mesmo; o amigo Oliveira deve estar enfurnado num beco, se escondendo de vergonha!
      Não acho que o Peixe tenha elenco tão fraco assim. Entram sempre 3 substitutos e o time continua no ritmo ou melhora. Há excesso de estrangeiros bons, que não podem sr escalados no mesmo jogo.
      P.S.: JJúnior: estou te enviando alguns pontos e vírgulas, para seu próximo comentário: …. + ,,,,,,,!

      1. Alberto Helena Jr.

        Obrigado amigo Olavo Leal pela dica pois fico entusiasmado e vou tropeçando na pressa para expor minha opinião, vou procurar revisar para não ficar texto sem pontuação. Saudações palmeirenses.

  2. Esse j.junior só pode ter usado droga, pois se não acompanha o Santos não fale merda, pois das 13 rodadas até aqui o Santos só repetiu a escalação duas vezes, isso porque não tem elenco…imagina se tivesse…ah se quiser te falo os “reservas” do Santos que boa parte já jogou esse brasileiro…

    1. Alberto Helena Jr.

      Gostaria de cumprimentar o educado santista David e dizer a ele que nos 4 x 0 eu vi mesmo o elenco do Santos só o elenco do Santos é que não viu nem a cor da bola fora o baile. Saudações palmeirenses.

  3. Alberto,
    Bom jogo, apesar da pouca “bola” apresentada por corinthians e palmeiras.
    O que valeu mesmo, como sempre o foi, a vontade e determinação de âmbos.
    Neste tipo de jogo, fica difícil de elogiar bom futebol e fica mais em tática do que técnica.
    Embora o palmeiras tenha elenco e time para competir em todos os campeonatos possíveis, fica a saber que, no futebol, são onze contra onze.
    Para finalizar, ninguém tinha mais lata para vender, apenas doar-se ao máximo em campo.
    Grande abraço e saudações.

  4. Na várzea se diz que: é 11 contra 11…
    No profissional não seria a mesma coisa?
    Se nome ganhasse jogo… D. Pedro de Orleans e Bragança etc… nunca perderia uma partida.
    No começo da competição…. era mais um time coadjuvante para os paulistas e cariocas endinheirados…
    Clube sem plantel… meia bola… etc…
    É ainda hj um comentarista na TV disse que o Santos será ultrapassado pelo Palmeiras e Flamengo… clubes que tem maiores planteis.
    Será que esse time de mentira e que só tem treinador poderá ser campeão?…
    Quem viver verá.
    Abraços!!! Mestre!!!

  5. Tá difícil entender essa MEGA POTÊNCIA DO FUTEBOL BRASILEIRO , BILIONÁRIA DE PLANTEL LOTADO DE ” CRAQUES”, EXALTADO PELOS “ENTENDIDOS DA IMPRENSA EM FUTEBOL”como superior em tudo e a todos… esse time não sai do lugar!!!, novamente correu grande risco de APANHAR do time dos pobres, devedor de MARMITAS etc..etc..etc.. onde estão todas essas maravilhas que não entram em campo nunca… pera ai..,, nunca é exagero!!!!! a gente goleamos o Godoy num sei o que não sei de onde.. e jogamos com muita raça mermão… mas hoje suaram sangue mais uma vez pra não apanhar novamente, como já disse por aqui, bater em bêbado é complicado, quem bateu fica com a ilusão perigosa de que é PODEROSO, a pobre torcida iludida fica na porta da sede fazendo protesto ( já virou rotina) ,e o técnico 7×1 zombando de todos, descaradamente se lixando para os anseios da torcida, sempre com as desculpas idiotas pra justificar a sua incompetência em fazer um time COM JOGADORES DE QUALIDADE render a altura do investimento que foi feito.. Valeu Timão.. valeu Carile, nosso time marmiteiro vai caminhando, a base de pão com mortadela mais vai …… agora o timão do caviar tá demorando muito a fazer a digestão… será que não estão comendo ovas de sardinha importadas diretamente das águas cristalinas e saudáveis da Lagoa R.F ( R.J),, Salve o BI – MUNDIAL…

  6. Nobre, Helena Júnior, Cássio, o melhor em campo ! , o Corinthians jogando quase os 90 minutos, com 3 volantes ( porque Sornoza, também veste a carapuça ). O gol que tomamos : aquele amontoado de beques, volantes, todos na risca da pequena área, olhando a bola, marcando-se uns aos outros, e deixando a entrada da grande área, totalmente a disposição, para os adversários receberem cruzamentos, pegarem rebostes, ou ter espaço para virem correndo livres e soltos, para pegarem impulsão, e levar vantagem sobre os beques, volantes !!! Aguenta coração !!!!!!!!!!! A ” Faculdade do Futebol “, tem vários bons Professores, Sampaoli, Fernando Diniz, Alberto Helena Júnior e milhares de humildes torcedores, como eu, que já avisaram mais de 1000 vezes : volante, 1 ( UM ) só, e se o mesmo tiver um bom relacionamento com a bola …

  7. Dizem que o Santos não tem elenco pra suprir as dificuldades do Brasileirão, ou pra ir até o final na liderança do campeonato….mas o clube já contratou mais de 12 jogadores….e ainda não tem elenco? além de ser um clube historicamente, acostumada a ganhar todo tio de campeonato….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *