Tite e a incompetência

Foto: Juan Mabromata/AFP

Depois do frustrante empate por zero a zero com a frágil Venezuela, pela Copa América, o técnico Tite se declarou incompetente para mudar o braço da viola da nossa Seleção. Exemplo citado por ele mesmo: trocar um dos dois volantes – essa praga institucionalizada no futebol brasileiro há, por baixo, trinta anos – por um meia, sem o devido treinamento para tal mudança.

Digamos que sim. Que é dever do técnico escolher um esquema de jogo, treiná-lo devidamente e executá-lo em campo. Mas, é mais do que dever; é, sobretudo, absolutamente necessário o treinador detectar os problemas que esse tal esquema ou modelo de jogo gera no desempenho da equipe.

Pois, bem. Desde o sucesso alcançado nas Eliminatórias para a última Copa do Mundo, o modelo adotado por Tite não responde às necessidades do nosso time, tanto frente às seleções mais gabaritadas da Europa, onde flui o real futebol moderno, sem tantos volantes e mais meias, quanto diante de retrancas dos times tecnicamente inferiores.

Então, já não passou da hora de Tite treinar outra maneira de jogar, pelo menos com vistas à Copa América, onde pululam os times que se retrancarão contra o Brasil? Por que, não o fez?

Mas, ainda que não o tenha feito, sei lá por que misteriosas razões, qual a dificuldade insuperável de fazê-lo contra a Venezuela, em casa, com a torcida a favor e tal e cousa e lousa e maripousa, num jogo em que o Brasil não corria o menor risco, tinha a bola a seus pés e só precisava furar a retranca do adversário?

Para tanto, precisaria apenas de um meia-armador, mais ofensivo do que Artur ou Fernandinho, que entrou no segundo tempo, e de dois pontas dribladores e incisivos, além de um centroavante mais agudo do que Firmino. Um desses pontas já estava em campo e atuava bem – Neres. O outro estava no banco – Cebolinha. E o centroavante tanto poderia ser Richarlison, o que economizaria uma troca para qualquer eventualidade, quanto Gabriel Jesus, que acabou entrando. Mas, não no comando do ataque; na ponta, que não é sua praia. E, quando entrou Cebolinha, o que reconduziria Neres a seu lado preferível, a direita, logo este deu lugar a Gabriel Jesus, torto pela esquerda.

São decisões que não coadunam com a experiência de um treinador como Tite.

Por fim, a entrada de Fernandinho no lugar de Casemiro não mudou uma vírgula na formação tática do meio de campo, setor formado por jogadores incapazes de infiltração na área, de surpresa, como manda o figurino e o estilo de um autêntico meia.

Ora, pra tal mudança, não é necessário exaustivo treinamento. Afinal, todos que lá estão, como William, Paquetá etc., jogam nos principais centros do futebol europeu, onde a figura do segundo volante foi abolida há um bom tempo.

Enfim…

Claro que nesse modelo de jogo, com esses mesmos jogadores, o Brasil pode seguir em frente e até mesmo conquistar a Copa América. Mas, se isso ocorrer, que Tite não se engane. Será apenas a repetição de outra Eliminatória, como aquela vencida com brilho pela sua Seleção e graças, sobretudo, ao talento de Neymar.

Passada esta Copa América, então, é hora de treinar – e muito – um novo conceito, mais compatível com nossas tradições esquecidas e com o que de mais moderno rola pelo mundo afora.

 

 

20 comentários

  1. Perfeito, sua análise caro Helena Jr. a seleção me parece padecer de alguns males que são: Uma seleção sem conjunto, sem um esquema de jogo, jogadores sem criatividade presos pelo medo em errar, o “time” não sabe variar com jogadas diferentes, mudanças de posições, está parecendo uma seleção européia às antigas com jogadores duros fazendo a mesma coisa o jogo inteiro. Se continuar assim, a Venezuela que sempre foi um dos nossos sacos de pancadas vai nos vencer de goleadas logo logo. Esta reformulação vai demorar a dar resultados positivos. Um abraço

  2. Alberto Helena Jr.

    Me congratulo com o amigo jornalista com a intenção de que com seu comentário possa melhorar a selenike do Adenor porém amigo Alberto aquela expressão “ficar dando murro em ponta de faca”, já ficou visivel para quem enxerga futebol, exceto as “viuvas do Tite que gostam dele como piloto de avião”, que o treineiro tem comprometimentos que estão acima da alçada do treinador quais sejam “amizades” entre a patrocinadora da CBF que fornece material esportivo, amizades com empresários “espertos” como o tal de “pai de miss” e o tal do Adenor quer demonstrar uma segurança que me faz lembrar de outra expressão “tigre de papel”, não há por parte da torcida brasileira mais nenhum pingo de compreensão e respeito com o tal treineiro e isso ficou evidente no ultimo jogo contra a Venezuela, ouvi uma tremenda vaia dos festeiros baianos, até eles já se encheram da retrantite e se o treineiro tivesse um pingo de vergonha pegava o banquinho e saia de mansinho rumo a Arabia ou qualquer porcaria dessas em que o pensamento sobre futebol do seu Adenor ainda possa prosperar….. Saudações palmeirenses.

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria dizer ao João Oliveira que as viuvas do Tite iriam se manifestar pois gostam da selenike do jeito que está e como se diz tem gente que gosta dos olhos e outros que gostam de remela….fazer o quê né. Saudações palmeirenses.

  3. Caro, Sr. Alberto. Parabéns por fazer pública a análize que já fiz a anos atrás. Todo o futebol brasileiro está morto e a tal CBF segue sempre com sua arrogância e irresponsabilidade no manejo do que foi o maior futebol do planeta. Não tenho nada contra o Tite mas ele é apenas um distribuidor de camisetas no vestuário. Fala muito, não confronta ninguém, amigo de todos e paizão de alguns convocados que NUNCA o deveriam ter sido (Fagner, Cássio, etc). Tua análize sobre o uso de 2 volantes é o que tenho apregoado desde muitos anos. Futebol moderno mudou muito e requer excelente preparo físico. Tite é como o tal do José Mourinho: sempre entram em campo para não perder e depois se dão sorte encontram um golzinho e chamam de goleada. Gostaria de ver a nossa selecão nas mãos do Guardiola ou Jurgen Klopp: novas táticas, preparo físico adequado e a nossa inigualável técnica nos fariam um time praticamente invencível. Mas sei que vou morrer e nunca verei esse milagre. Vejam só quantos “boleiros” brasileiros treinam grandes equipes da Europa. Cite-me apenas um!!!!

      1. Eu, anti-corintiano??? Não perco meu tempo com isso não, amigo. Enquanto nós, brasileiros, continuarmos com essa visão distorcida por culpa de preferências clubistas; JAMAIS veremos o Brasil campeão mundial outra vez. O futebol evoluiu, modernizou-se e até mesmo se especializou. E o nosso jogo bonito e essa infinidade de toquinhos laterais e para trás não assustam nem mesmo o Nepal ou Tonga.

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria cumprimentar meu amigo Tião Fiel que em poucas palavras numa sintese magistral disse tudo e mais um pouco…..valeu Tião. Saudações palmeirenses.

  4. Se não for o Tite, quem será? Não tem quem o substitua. No máximo, Renato Gaúcho.
    O grande problema da imprensa é o saudosismo. Ah, o futebol arte. Jogar como na Europa. Nosso futebol enfraqueceu. Se na década de 1990, revelávamos Dener, Edmundo, Marcelinho Carioca, Amoroso, Rivaldo, Ronaldo, Djalminha, Zé Elias, Flávio Conceiçäo, Luizão, Denilson.
    Hoje, revelamos quem? No máximo, David Neres, Vinicius Jr. Não consigo listar 5 nomes de peso do nosso futebol atualmente.
    Ninguém pode dar aquilo que não tem.
    Enquanto não se mudar esse futebol, vamos passar vergonha direto.

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria dizer ao amigo Gabriel que nomes realmente são escassos porém basta que entenda um pouco de futebol, não seja nepotista olha o filhinho aí gente, não seja clubista só enxerga gamba ou gremista na frente, seja pelo merecimento e comprometimento em campo e seja honesto com os principios de um bom futebol….só isso. Saudações palmeirenses.

    2. Se estamos tao mal assim de jogadores, por que temos tantos brasileiros jogando na Europa??? A maioria de estrangeiros por la sao brasucas meu amigo, olha os times ingleses, tem de tres a quatro brasileiros em seus elencos, mais ate do que os propios ingleses, vide o que o Lucas fez contra o Ajax dias atras??!! Me responde, jogadores sempre tivemos e vamos sempre ter, o problemas sao nossos treinadores mesmos, corrompidos pelo sistema de negociaçoes , CBF e empresarios!!! Isso sim.

      1. Você disse tudo: o produto bruto (jogadores) nós temos e até em excesso. O que falta mesmo são treinadores capazes e adaptados ao futebol moderno. Brasil só tem dinossauros dirigindo os grandes clubes e selecões (Tite, Vadão, Joel Santana, Luxemburgo, Cuca, etc). Precisamos dar chance aos novos que possuam capacidade e visão.

    3. O TÉCNICO TEM QUE SER BRASILEIRO? SE NÃO TEM OUTRO BOM O SUFICIENTE AQUI TRAZ DE FORA, QUE SEJA HONESTO, QUE ESCALE POR MERECIMENTO NÃO POR “COLEGUISMO”! (CHEGA DE FAGNER, CASSIO, FERNANDINHO DENTRE OUTROS…

  5. He leído su columna desde hace años y siempre ha recomendado que la seleccion requiere un media-armador, realmente no se entiende el porqué Tite insiste en Fernandinho, el cual ha demostrado que no es apto para la selección en dos mundiales, creo que falló Tite en NO convocar a Lucas Moura, quien es un 10 natural y pudo fácilmente hacer el lugar al lado de Coutinho en el medio campo y dejando solo a Casemiro en la contención, poniendo a Everton, Firmino y Neres a jugar en la delantera, este último no se siente cómodo jugando en la punta Izquierda, debe pasar a la punta derecha, he visto jugar a Lucas Moura y es un mounstro en su posición natural, ataca, defiende, arma, en fin un craso error no haberlo convocado, el supera con sumo talento a Willians y al Sr Paqueta, saludos

  6. HolacSr Helena, he leído su columna desde hace años y siempre ha recomendado que la seleccion requiere un media-armador, realmente no se entiende el porqué Tite insiste en Fernandinho, el cual ha demostrado que no es apto para la selección en dos mundiales, creo que falló Tite en NO convocar a Lucas Moura, quien es un 10 natural y pudo fácilmente hacer el lugar al lado de Coutinho en el medio campo y dejando solo a Casemiro en la contención, poniendo a Everton, Firmino y Neres a jugar en la delantera, este último no se siente cómodo jugando en la punta Izquierda, debe pasar a la punta derecha, he visto jugar a Lucas Moura y es un mounstro en su posición natural, ataca, defiende, arma, en fin un craso error no haberlo convocado, el supera con sumo talento a Willians y al Sr Paqueta, saludos

  7. Hola Sr Helena, he leído su columna desde hace años y siempre ha recomendado que la seleccion requiere un media-armador, realmente no se entiende el porqué Tite insiste en Fernandinho, el cual ha demostrado que no es apto para la selección en dos mundiales, creo que falló Tite en NO convocar a Lucas Moura, quien es un 10 natural y pudo fácilmente hacer el lugar al lado de Coutinho en el medio campo y dejando solo a Casemiro en la contención, poniendo a Everton, Firmino y Neres a jugar en la delantera, este último no se siente cómodo jugando en la punta Izquierda, debe pasar a la punta derecha, he visto jugar a Lucas Moura y es un mounstro en su posición natural, ataca, defiende, arma, en fin un craso error no haberlo convocado, el supera con sumo talento a Willians y al Sr Paqueta, saludos

  8. …. uma seleção só com jogadores que atuam no Brasil. Creio que ao menos vontade mostrariam mais.
    Sendo obrigatório e garantido por contrato um esquema ofensivo com apenas um volante e dois pontas abertos.
    De técnico alguém tipo Sampaoli…
    Dando show e com o.país parando para ver como antigamente…
    Ai eu acordei!!

  9. Boa tarde Alberto Helena Jr………………..

    Primeiramente quero agradecer a oporrtunidade pois é a primeira vez que te escrevo……..

    Mais é de DUER o que estamos passando no futerbol…………Que falta o meu Curintiaa no final de semana mesmo que seja para perder mais SEMPRE mesmo na derrota dá o que falar entre meus amigos seja para mim tirar sarro ou os meu colegas de outros times tirar sarro em mim……..Pois a nossa seleção nem isso dá, e olhe no dia do jogo numa lanchonete de um amigo meu aqui tinha uma 10 mesas ocupadas duas tvs 42 na parede e niguem assistindo ao jogo é mole isso nós amante do futebol.. Alberto como como Corintiano sou fã do Tite e não é para menos pois vc sabe o que fez pelo meu Curintiaaaaaaa……………Fiquei bravo quando tiraram ele do timão e levaram para a Seleção foi duro, mais como bom brasileiro demorou mais aceitei pois pelo seu valor peso e valor pessoal pensei vai arrumar a seleção, convocar os melhores e colocar cada certo em sua posição ALBERTO passado um tempo ledo engano meu e de muitos brasileiros, pois o TITE esta conseguindo ser igual ou pior dos que já passaram por lá, PERDEU UMA COPA QUE NUNCA, VOCÊ ENTENDEU NUNCA, ELE NUNCA MAIS VAI TER UMA CHANCE DE GANHAR UMA COPA COM TANTA FACILIDADE, POIS COMO ELE MESMO DIZ O CAVALO PASSA ARRIADO UMA VEZ SÓ E PASSOU PARA ELE E ELE NÃO CONSEGUIU MONTAR, POIS FORAM SAINDO TODAS AS SELEÇÕES QUE PODERIAM DAR TRABALHO A ELE E MESMO ASSIM AGINDO COMO SE ESTIVESSE EM UM CLUBE DEU NO QUE DEU, VEIO A COPA AMERICA AGORA E OLHE MESMOS ERROS E AS ENTREVISTAS DEPOIS DOS JOGOS CONTINUA A MESMA, ELE DANDO EXPLICAÇÕES MAIS NÃO É DO JOGO QUE NÓS VIMOS E ASSISTIMOS E SIM DE UMA IMAGINAÇÃO EQUIVOCADA E DA CABEÇA DELE, QUE ´PENA DO TITE QUE CHANCE PERDIDA, E seus auxiliares então vendo a NAU a deriva já estão indo embora SILVINHO$$$$$$$$$$$$$,…………..Edu$$$$$$$$$$$$$$$$$$, e o Brasil e nós que se EXPLODA e a CBF perdoando R$ 8 milhões de multa do Edu, CRARO pelo que ele já conquistou pela Seleção o dinheiro não do BOLSO do Presidente ai é fácil……………Voltando no TITE que decepção convocando os seus pupidos para tentar ganhar a COPA AMEIRICA e salvar a sua cabeça da degola, ME DESCULPE TITE mais eu não esperava essa de você………….Exemplo tira a braçadeira de capitão do NEYNMAR e dá para o DANIEL seu amigo numero um é brincadeira isso…………….Até quando vao continuar brincando com os brasileiros…………….Ai esta surgindo uma onda de caindo o TITE vem o RENATO POR FAVOR nós brasileiros não merecemos isso é tirar sarro em nossa cara………………………..Abraçosssssssssss…………………………Julião – Pr……………….
    l.iugo90i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *