Douglas Costa, não, pô!

Foto: GABRIEL BOUYS/AFP

Douglas Costa, não, pô! Logo ele, que incendiou o ataque brasileiro quando entrou no segundo tempo contra a Costa Rica, em jogo enrolado?

É verdade que ele tem sido vítima constante de lesões musculares desde os tempos do Bayern, o que o impediu várias vezes de servir à Seleção Brasileira ao longo do período de amistosos pré Copa. Aliás, mesmo agora, estava saindo de uma outra lesão.

Bem, fazer o quê, se não há no elenco outro com suas características – driblador emérito que atua pelos dois lados do ataque, embora canhoto irredutível, a não ser Neymar?

É fato que William, titular também é bom de drible, mas não possui a mesma velocidade e igual capacidade de infiltração pelos lados.

E, se William tiver de ser substituído, como ocorreu contra a Costa Rica? Teoricamente, seria Taison. Mas, Taison, além de nunca ter marcado presença na Seleção, há muito tempo é rei no Shaktar jogando pelo meio.

Restam então as seguintes alternativas a Tite: simplesmente avançar Coutinho para o lado direito, abrindo espaço na meia para, digamos, Renato Augusto, se mantiver a ideia de um só volante (Casemiro); ou, simplesmente retornar com Paulinho, abrir o menino Jesus e deixar o comando do ataque com Firmino, mas nenhuma dessas alternativas terá a mesma potência de ataque do que com Douglas Costa.

Mas, como dizia meu saudoso amigo e grande repórter carioca Oldemário Touguinhó, numa imagem grotesca porém não menos verdadeira a Seleção Brasileira é como corcunda, sempre arruma um jeito de se deitar.

NA LINHA DO GOL

Que jogaço foi esse, meu! A Alemanha dominou a Suécia o tempo todo, criou uma dúzia de chances pra marcar, depois de ter sofrido o gol num contragolpe mortífero oferecido por ninguém menos do que Kroos, logo no início. E olhe que os suecos poderiam ter ampliado o placar se o juiz marcasse aquele pênalti de Boateng (e o VAR?). Mas, a alma tedesca é inquebrantável, e de tanto insistir, com sua formação muito modificada em relação à da estreia, mesmo com dez contra onze, foi lá e virou o jogo no último segundo dos acréscimo, numa cobrança de falta ensaiada em que Kroos meteu a bola no ângulo oposto do goleiro Olsen, aquele salvador dos vikings durante todo o jogo. Por pior que eles estejam, nunca duvide dos alemães, amigo.

A Bélgica vai justificando sua fama neste Mundial. Ao meter 5 a 2 na Tunísia, somou oito gols em dois jogos até agora, jogando um futebol refinado e envolvente. Ah, mas a Tunísia é uma baba. É verdade. Porém, quantas babas por essa Copa afora têm criado sérios problemas para os bambambans do pedaço? Hazard deu show e Lukaku igualou CR7 na artilharia do torneio. É pouco?

E que dizer do México do Don Osorio? Venceu sua segunda partida por 2 a 1 diante de uma Coreia muito mais ofensiva, lá atrás e explorando contragolpes fulminantes. Periga seguir em frente num grupo em que chegou como terceirão, se tanto.

11 comentários

  1. Isso mesmo, Alberto.
    É na dificuldade, que já é grande, onde o Brasil vai encontrar o seu jogo,
    Existe o grupo e é para isso que ele serve, pode até ser que outro jogador da posição não tenha características do Douglas, mas, existe o grupo e Tite vai ajeitar da melhor forma possível.
    Lembrando que necessitamos apenas de um simples empate para prosseguirmos às oitavas.
    Jogo boniito?….não, apenas competitivo.
    Grande abraço e saudações.

      1. Eu sei, meu chapinha, só estava fazendo um jabá para o centro de fisioterapia do Corinthians, que é a excêlencia, o amigo sabe bem. De tanto a ver jogos da Copa lá na tevê globinho, você vai aprendendo.
        Abços

  2. É uma pena, poderiam ter levado o Vinicios Junior do Flamingo que tem caracteristicas parecida ou o Malcon do Bordeaux. Falndo em Malcon ele está indo para a Internacionale de Milão.

  3. oi,
    mesmo sabendo que nao eh o tema quero deixr aqui escrito minha preocupacao pela canarinho:
    Problema Neymar -Alguem deve alertar a ele seriamente que sua atuacao como “valentao” ou
    moleque de rua somente pode prejudicar a ele (na saude dele) e na possibilidade de perdermos
    mais uma copa(200.000.000 de brasileiros chorando e etc…).Entao acho que o Tite deve dizer a ele para de chamar briga,parar de bater escanteios e falta de 40 metros de distancia (ele tem que estar na area pra receber a bola ou tirar 2 ou 3 adversaries deixando outros jogadores mais livres.Tambem falar com Gabriel Jesus que nao eh pra para o jogo e procurar o Neymar tem que dizer a el que ele pode fazer sozinho ou procurar um melhor colocado sem ser obcessivo procurando Neymar….O Willian nao esta participando mais por causa de uase todas as jogadas procuram Neymar!!!!O MEIO CAMPO DEVE PROCURAR SEMPRE O MELHOR COLOCADO E NAO OMELHOR AMIGO ou o que mais grita.TITE voce eh homem e educador forte ,vai firme nao deixe de falar aos meninos aquilo que voce sabe que eh necessario pra eles e pra selecao.Grande abraco ao povo brasileiro e em particular aos que agora estao na linha de frente lutando pelo povo!Avante Brasil!!!

  4. Parabens pelo blog !! Talvez o problema, foi levar tantos atletas machucados, Douglas Costa, Renato Augusto, Fagner …. esquecemos de colocar pelo menos uma ou duas promessas de no futebol e agora sangue jovem faz falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *