Gabi-goool! Timão, que horror, meu!

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

O Timão começou o jogo com algumas alterações: o recém-contratado Henrique na zaga, ao lado de Balbuena; Marquinhos Gabriel, na direita; e Romero, na esquerda, que era pra dar mais proteção ao novato Capixaba, bom no ataque, mas assim, assim, na defesa.

Pois bem, ao longo de todo o primeiro tempo, Henrique não foi exigido, Marquinhos Gabriel não evoluía pela direita e Romerito nem precisou ajudar Capixaba lá atrás como não soube aproveitar as boas descidas do lateral pelo seu setor.

Mas, o problema maior estava ali onde deveria reinar a solução, nos dois meias de criação do time – Jadson e Rodriguinho – Jadson, tomado pela recorrente letargia de seu futebol, e Rodriguinho, muito adiantado e errando passes fáceis. Ambos deixaram a armação pra Gabriel, o que não é a dele, convenhamos.

E assim o Corinthians não conseguiu evoluir e o São Bento, de corner cobrado na cabeça de João Paulo, abriu a contagem, num raro avanço do Azulão.

Na etapa final, depois das entradas de Camacho, Clayson e Danilo (até que  enfim, garoto!), bem que o Timão conseguiu dinamizar um pouco seu meio de campo, já sem Jadson e Gabriel. Mas, quem teve a chance mais clara para marcar foi o São Bento, naquela bola cruzada que Itaperuna, em cima da risca do gol vazio, conseguiu a proeza de chutar pra fora.

É verdade que Romerito respondeu com um peixinho fulminante defendido, porém, pelo goleiro, no susto.

De qualquer, foi a terceira derrota do Corinthians no Paulistão, neste início de temporada, o que nunca faz bem para um time tão vencedor no ano passado. Isso pode provocar coceiras na nova diretoria, para o bem ou para o mal.

Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Já o Santos, mesmo poupando Renato,  sua âncora no meio de campo, começou a toda diante do São Caetano, na Vila, mas esbarrou no goleiro Elton Leite, autor de belas defesas, até que, aos 34 minutos, Jean Mota levantou pra Copete tocar por cima do goleiro e o beque Lucas Veríssimo finalizar de cabeça em cima da risca: 1 a 0.

E o segundo veio da canhota certeira de Gabigol (dois jogos, dois gols), logo ao primeiro minuto do segundo tempo: 2 a 0.

Mas, nem pense, amigo, que o São Caetano foi presa fácil para o Peixe, nada disso. Respondeu à altura em muitos momentos e também exigiu duas ou três intervenções providenciais de Vanderlei.

Enfim, tudo indica que o Santos, ainda em formação, vai ganhando certa consistência, que será maior à medida em que o técnico Jair puder contar com todos os titulares. Entre outras coisas, porque Gabigol voltou como se nunca tivesse saído da Vila.

NA LINHA DO GOL

Era pra ser um tira-teima entre esse PSG em ascensão e o oscilante Real dos últimos tempos. E, se o amigo espiar o placar, dirá que Paris desabou aos pés de Madri: 3 a 1 para os merengues, com dois de Cristiano Ronaldo e um de Marcelo, de virada. Mas, muita calma nessa hora, minha gente, o PSG, que abriu a contagem com Rabiot ainda no primeiro tempo, vinha melhor do que o Real, na etapa final, apesar do empate de pênalti cobrado por CR7, quando o seu técnico cometeu um deslize, ao trocar Cavani pelo lateral-direito Meunier, em vez de colocar em campo Di Maria, que vem esmerilhando nas últimas partidas.

Zidane, que já havia colocado em campo Bale, se aproveitou disso e meteu os peitos com Vasquez pela direita e Asensio pela esquerda. E o canhoto habilidoso Asensi engoliu os dois laterais-direitos do PSG – Dani Alves e Meunier – e serviu a CR7 e Marcelo nos dois gols subsequentes. Mas, atenção, que há ainda o jogo da volta.

21 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Ver o seu coleguinha Chiquinho “Bruschetta” Lang espumando de raiva e chamando o pangaré itaquerense de mediocre não tem preço, esse timinho de itaquera é horripilante, mais feio que bater na mãe por causa de mistura. Saudações palmeirenses.

  2. Castigo para quem não quer dar chance as revelações da base! Deixá-los de fora, para colocar Henrique, Capixaba, Marquinhos Gabriel, Junior Dutra e até o jovem Danilo. Se pudesse fazer mais uma substituição, com certeza iria colocar o Sheik, Se esse comando do futebol tem a convicção de que a experiência garante mais eficiência que o talento e a velocidade dos jovens, por que não tentam contratar o Rivelino, o Marcelinho Carioca …

  3. Não vejo jogo da Champions. Prefiro a série B e agora como o meu Náutico está na C, prefiro assistir os jogos da C . A série B e C é futebol do mundo real Pra falar nisso, faturamos mais 1.400.000,00 com a vitória ontem sobre o Fluminense de Feira de Santana pela Copa do Brasil, que era a cota destinada para quem avançasse à terceira fase. Se considerarmos que a folha do time são de astronômicos R$ 200.000,00/mês, significa que os jogadores mais os funcionários do clube tem ai pelo menos 3 folhas garantidas ,e quem diria, mais prêmios por vitória. Mas, voltando a Champions ,fiquei curioso pela participação dos brasileiros. Primeiro, vi o que todo mundo já sabe, Marcelo é um cracaço jogou demais, e ainda por cima fez um belo gol. Marquinhos, ótimo jogador, não dá um chutão , ótima colocação e sabe sair jogando. Neymar com toda a sua habilidade anda perdido em campo, quem sabe com a Marquezine na cabeça achando que a qualquer momento pode decidir o jogo, o que sinaliza grandes problemas para a sua participação na seleção. Daniel Alves apesar de ainda um bom jogador mostra claramente que é uma avenida pela sua pouca velocidade e consequente falta de recuperação. Já o Casemiro é um capítulo à parte. Casemiro é um caju sem a castanha num cesto repleto da fruta. É fácil percebe-lo, mais difícil compreender o por que dele permanecer junto a tantos frutos bonitos. Casemiro limita-se a fazer o que sempre fez por onde passou. Toque de bola curto, na maioria das vezes para trás, correndo numa faixa limitadíssima de campo, esperando a hora de fazer um desarme na maioria deles faltosos. Foi só Zidane sacá-lo do time e como num passe de mágica o Real se transformou e liquidou a fatura. É esse mesmo jogador que vai ser um dos nossos volantes na Rússia. Deus proteja a seleção.

    1. Pra quem diz que não vê jogo da Champions o Sr está bem informado, hein? Agora convenhamos: dá até tristeza assistir um jogo dos nossos campeonatos depois de ver um jogo da Champions. Quanta diferença !

    2. Alberto Helena Jr.

      Seria o time do amigo internauta João Sardinha o pangaré itaquerense ? Pois o mesmo de forma inteligente vem tentar desviar o foco do vexame do pangaré itaquerense, falando em série C, Champions League e outros assuntos não abordados no post, foi até uma boa tentativa João mais não apaga o vexame do pangaré itaquerense que em dois ou três anos estará visitando a série C e deixando você a vontade para comentar sobre o seu time. Saudações palmeirenses.

      1. Não não. Não tem nada haver J Junior. Se você quiser saber sou palmeirense, ou melhor fui palmeirense por mais de 30 anos até que Felipão me tirou do sério e me fez fazer o que julgava impossível, qual seja, tirar umas férias forçadas como palmeirense. Só para você ter uma idéia estive sofrendo no Morumbi quando perdemos para o SPFC(roubado) de 1 x 0 em 71 e na grande final contra esse mesmo pangaré do qual você fala em 74 quando ganhamos deles de 1 x0 gol de Ronaldo.
        abs

  4. Ôe meu bom velhote, o brasileirinho Neymarzito não estava numa jornada muita inspirada, mas deu pra desfrutar de alguns lances mágicos, como aquele firula seca no Isco e o chapéu maneiro no Casemiro, um espetáculo!
    Ahh, as firulas deixam meus olhos encantados.

    Abços

  5. Helena, o PSG perdeu o jogo e, provavelmente a vaga, por um motivo muito simples, faltou goleiro ao PSG. É inadmissível que um clube que gasta quase 1 bilhão de reais em um único jogador não tenha um goleiro de ponta. Esse goleiro do PSG tem bracinho curto, o chamado braço de jacaré, e na minha opinião falhou no segundo e terceiro gol. Não chegou a ser frango, mas um goleiro de alto nível defenderia de maneira correta aquelas bolas. O grande goleiro aparece nessas horas e, quando não se tem tal peça, pode custar uma classificação e título. O PSG foi melhor em quase todo o jogo, masss, faltou goleiro.

  6. Prezado Alberto,
    Carille terá que rever a postura do time, isso é fato.
    Não sei se, por algum motivo político interferindo dentro de campo, mas sei que depois das eleições passadas no Timão, o elenco caiu em muito de produção.
    Isso comparando ao início deste ano, veja!
    Estou preocupado realmente com o time e até com o clube, futuro incerto e dívidas acumuladas….
    Enfim, ano de 2018 será pífio para nós corinthianos, será?
    Grande abraço e saudações.

  7. No meu conceito o PSG é um time cru , só Daniel Alves , Neymar e Di Maria já jogaram grandes jogos no PSG Tiago Silva e caganeira e Marquinhos os jogos decisivos sempre vacila ontem apesar de o técnico ter mexido errado o PSG dominava mas Marquinhos entregou o ouro na dividida com CR7 coisa que não acontece com Sérgio Ramos que quando tem que chegar e ser decisivo ele é o cara .

  8. Na base do corinthians não tem um jogador que se salva , todos são de empresarios e ruins , pelamor vejam os jogos do SUB 20 e parem de pedir molecada no time principal ,

  9. A melhora do Santos é gradativa, e já começa a se perceber isso, é como se diz, fazendo uma uma boa temporada, e tendencia é ter um bom ano.

  10. helena!o sccp acabou!mergulhado em dividas tendo de pagar 400 milhoes ja pelo financiamento do itaquerao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!continue sendo o melhor comentarista da tv!abc! do seu fa!

  11. Depois de quase 3 anos à frente da seleção Tite chegou à conclusão que o time precisa de uma meia segundo sua entrevista ao Estadão. Uma meia armador, aquele que foi sempre a maior referência do nosso futebol em todos os tempos. Aquela posição onde os maiores gênios do nosso futebol apareceram. Até os cegos sabiam que o time do Tite precisava desse cara como precisou Dunga em 2010 e não o levou. Tite Insistiu até hoje contrariando boa parte dos jornalistas esportivos incluindo Alberto Helena. Há menos de 5 meses da copa quando já não há mais tempo para o desenvolvimento de um sistema de jogo bem treinado com um meia de ofício, ele diz que está a procura do cara. O mais gozado, que qualquer criança sabe quem são esses candidatos. Mais Tite parece que está perdido. Não é de se espantar que ele não enxergue no nosso futebol um jogador com essas características pois seus esquemas são sempre foram baseados num tiângulo onde um dos vértices que deveria ser ocupado pelo menos com um meia é preenchido com mais um volante. Tite vou dar uma ajudazinha para você, lucas Lima é o cara Tite. Veja seus pontos positivos passe confiança ao rapaz e bola pra frente. Um meia só não resolve Tite, se ele se machuca ou você quer um time com mais posse de bola há necessidade de um segundo. Taí na praça, jogado às traças espinafrado, mais que ajudado e devidamente incentivado pode ser uma segunda boa opção, já provou isto. Para convocá-lo entretanto você precisa de coragem e comprar a briga com muito peixe grande e muitos que não entendem nada de futebol. Me refiro a Paulo Henrique Ganso que quando ainda no SPFC vinha jogando muito bem. Quem sabe a volta da velha parceria com Neymar não seja benéfica para os dois? Você pode ter acordado tarde demais, se é verdade que acordou, mais quem sabe ainda haja tempo de consertar esse erro que pode nos desclassificar ainda na primeira fase.

    1. Como se lá já não estivesse o meia-arnador Guiliano, hein bacana?
      Pois essa é a questão, mesmo que o Tite convoca o Lucas, ele vai manter a sua velha formação inicial dos tão presentes e queridos dois volantes, mas pode até ser que no andar do jogo ele mude a postura e deixa o time ainda mais ousado e ofensivo com a entrada de um ourtro meia ao lado do Renato. Mas sacumé , essa tal palavra -ousadia – não é la muito a do professor, por mais que ele seja competente e é, bacana.

  12. Em minha Opinião esse técnico do PSG foi quem entregou a rapadura, o time dele estava muito melhor, porém desde o 1º tempo ele insistiu com o Lo celso Argentino bom jogador porém novo pra um jogo pesado desses.
    Fez um penalty bobo e só não recebeu o 2 amarelo não sei porque, depois saca o cavani e passa o Dani Alves para o meio convidou o real a ir pra cima, burro. Eu assisto a Liga Francesa, e em minha opinião ele deveria assim que o Lo celso tomou o 1º amarelo substituí-lo pelo Diarrá. e se tirasse o Cavani porque sentiu fisicamente colocaria o Di Maria. Mesmo ganhando o jogo por 1 x 0 a defesa estava doida pra entregar, então porque sacou o Thiago Silva pelo Kipembê?? Resumindo o tal Nai Emyli fez tudo errado.

  13. O time do hexa: Quá quá quá!
    Restam apenas oito vagas para a seleção brasileira na Copa da Rússia. Dos 23 convocados, 15 já estão definidos. A declaração foi dada por Tite ao UOL. 
    “Lista está aberta numa parte e fechada em outra. Fechada em nomes com uma situação consistente em seus clubes e que, dentro da seleção, já estejam confirmados, afirmados e jogando bem. São os 11 que iniciam [Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Marcelo, Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus], o Thiago Silva, o Fernandinho, o William, o Firmino”, contou o técnico.
    Entre as vagas abertas, estão a de um reserva para Daniel Alves. Dos jogadores que buscam espaço na equipe de Tite, estão, principalmente Edilson e Jadson. 

  14. O empate entre palmeiras x Linense deu mostras de que o futebol brasileiro, realmente, está em baixa, principalmente depois de ter assistido Real Madri x PSG. As equipes brasileiras se equiparam com algum jogador em destaque em poucos lances Lamentavelmente o futebol brasileiro, o verdadeiro celeiro de craques, está jogando fora do País.

  15. Se fosse o São Paulo perdendo em casa, essa coluna seria muito mais aprofundada em titular e apontar defeitos.. mas quando se trata do queridinho da mídia, apenas falha no setor de criação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *