Um retrato dos grandes, agora.

(Foto: Divulgação/Florida Cup)

Bem, bem, os grandes de São Paulo vão se definindo às vésperas de mais um campeonato estadual enfiado à força num calendário enforcado ainda mais pela disputa este ano da Copa do Mundo. Quem paga o preço é o jogador, que tem seu tempo de preparação para a temporada reduzido; o técnico, que expõe sua preciosa cabeça justamente no período em que deveria formatar o time, e, o espectador que certamente receberá um produto de segunda categoria quando a bola começar a rolar reticente nos nossos gramados, como vem ocorrendo nas duas últimas décadas.

Mas, como digo e repito ao infinito, o futebol é um espelho da sociedade e basta olhar pra cima que o amigo verá aquela mala dos quinhentinhos sendo bem guardada no fundo do armário da desfaçatez; lerá o que pensa e como pensa um dos candidatos mais cotados à presidência da República na entrevista publicada nesta sexta na UOL; continuará esperando uma decisão sobre se aquela senhora será ou não ministra do Trabalho, mesmo tendo cobranças de seus funcionários na Justiça, e tal e cousa e lousa e maripousa.

Fiquemos, pois, por aqui, fazendo um tour pelos grandes paulistas.

E comecemos pelo campeão brasileiro, que estreou na Copa Flórida, um torneio de preparação lá no play-ground dos velhinhos do Império. O empate com vitória nos pênaltis sobre o PSV, líder do campeonato holandês, não quer dizer muita coisa, nem pro bem, nem por mal, embora seja sempre melhor vencer do que perder.

O mais significativo e promissor me pareceu a formação inicial do Corinthians, com apenas um volante, Gabriel, e dois meias (Rodriguinho e Jadson). Isso pode vir a ser aquele toque de sedução que faltou ao futebol campeão, tão eficiente e tão pouco encantador. Vejamos, vejamos…

Já o Palmeiras ressurge neste início de ano com a mesma expectativa do anterior, ao cabo do qual não correspondeu devidamente.

Desta vez, parece que vai, sob o comando de Roger Machado e com alguns reforços pontuais e bem mirados, como os dois laterais vindos de Minas – o direito, Marcos Rocha, e o esquerdo, Diogo Barbosa.

Seu miolo de zaga, porém, foi enfraquecido com a saída de Mina, mas, quem sabe, Luan volte a jogar como nos tempos em que se projetou no Vasco, né?

Por falar em Vasco, o São Paulo, que perdeu Hernanes e Pratto, acaba de receber uma boa nova: o zagueiro Anderson, técnico, experiente, cria do Terrão e que cumpriu excelente trabalho em São Januário no ano findo.

Mas, a cereja no bolo tricolor foi, sem dúvida, o volante-meia-atacante Diego Souza, que, como se sabe, pode cumprir várias funções na equipe de Dorival Jr., embora sua idade recomende uma área de atuação mais reduzida, talvez ali próximo da área inimiga, onde pode arriscar seus chutes potentes e certeiros, em geral. Praticamente, no lugar de Pratto.

E, se vier mesmo Scarpa, o São Paulo ficará bem mais definido do meio de campo pra frente, com Jucilei, Petros e Cueva; Marcos Guilherme, Diego Souza e Scarpa, um canhoto habilidoso e incisivo, também capaz de se ajustar a várias posições.

Agora, peguemos a Imigrantes e desembarquemos na Vila. Chiii… que cenário desolador, meu! Uma barca partiu do porto de Santos levando alguns de seus principais jogadores, como Lucas Lima e Ricardo Oliveira, o arco e a flecha, sem falar em Copete que parece estar arrumando suas malas pra voltar à Colômbia.

Fala-se na volta de Gabigol, que partiu cedo demais para passar a maior decepção na Itália e em Portugal. Quem sabe, o retorno ao ninho antigo lhe renove as esperanças de cumprir o destino que sua bola redondinha sugeria nos seus tempos de caiçara.

De qualquer jeito, o Peixe terá de mergulhar na sua mais grata tradição e emergir de lá com alguns meninos da Vila capazes de virarem essa maré de azar. Não seria a primeira vez.

 

9 comentários

  1. Tite perto da convocação final manda observadores para assistirem Neres. Ops! Neres não, Giuliano. O amigo técnico fosse da seleção perderia seu precioso tempo além dos gastos com dois observadores para verem Giuliano jogar? Será que Tite e o Brasil inteiro já não sabem do que Giuliano é capaz? Que Giuliano não passa de um jogadorzinho comum desses que existem de montão Brasil afora? É incrível como não se vê no Tite um lance ousado, algo novo, uma convocação de alguma jovem promessa é só mais do mesmo, as figurinhas carimbadas de sempre todas elas amarradas a seu esquema de jogo. . É por essas e outras não tenho a mais remota esperança de uma convocação digna do nosso futebol. Tite não larga a cartilha de Dunga com a qual vai se perder na estepe Russa.

  2. Alberto,
    Muito bom comentário sobre os grandes.
    Já o corinthians, gostei do que vi no primeiro tempo com o time principal.
    Colocaria Dutra no lugar do valente Kazin, embora a sequência de jogo possa desmentir.
    Lógico que esse torneio só serve para acertar algumas posições para Carille, e, acertar o time para mais um ano vindouro…quem sabe?
    Bom, vamos ver o que vai realmente valer ou fazer valer em 2018.
    Grande abraço, saudações e um grande ano para todos nós.

  3. Bom dia tão falando que o Santos perdeu dois jogadores pra esse ano Lucas Limas e o Ricardo Oliveira esses cara não fizeram nada pelo Santos ano passado entraram em campo por entrar mas jogar bola mesmo nada principalmente lucas lima eu tava com nojo de ver esse jogadorzinho antproficional vestindo a camisa do SANTOS FUTEBOL CLUBE não vai deixar nem uma saudade q seja feliz pra onde ele foi e não bera mais a vila belmiro.

  4. Caro Alberto,
    Concordo plenamente com João Sardinha. Creio que ele assim como eu seja somente um torcedor (sofrido), Não sei como o Tite acredita em Giuliano, tendo Hernandes, Ganso e outros jogadores à disposição. Seria o espirito do Dunga (teimosia ao extremo) que nos levou ao vexame. A imprensa está encantada com o Tite. A selecinha só ganhou de timinhos, vejamos quando o jogo for a vera.

  5. O futebol brasileiro continua o mesmo, não aquele futebol técnico que nas épocas de décadas passadas encantava todo mundo, mas o futebol enganador de duas décadas, tirando as raras pérolas que temos, igual o candidato a presidência pois é o único que mesmo com seu desconhecimento dos ensinos escolares mostra uma bagagem de confiança melhor do que os outros, continuamos aplaudindo sem perceber estamos sendo enganados a tempo pelos meios de comunicação em geral. Não querendo aqui continuar com essa ironia, desculpe, mas a primeira impressão é a que fica. Realmente as convocações continua infelizmente sendo dirigidas, é o tipo o cachorro não larga do osso nem a pau, prefere enterrá-lo ali junto dele. O meu medo é que chegue uma Alemanha novamente e mete mais um 7 a 1 em nós, em plena geleira Russa, e acabe todo os nossos sonhos.

    1. Ola Aparecido, nao deu pra entender o que voce disse desse candidato que apesar da falta
      de escolaridade mostra confianca (so pode ser o Lula) e sua afirmacao e’ uma critica que
      continuamos a confiar nele? E isso? Estamos sendo enganados a respeito do que?
      Seja mais claro. Discurso ele sabe fazer, tem talento pra isso e e’ so’.

    2. Que bom que existe alguem que enxergou que nossa imprensa ajudou a dar um golpe no povo brasileiro! quanto ao nosso futebol Aparecido estamos pobre mesmo enquanto na mão de falsos empresarios

    3. tudo muito bonito quanto a nossa selecao – sao opinioes validas
      queria apenas fazer uma critica a DIRETORIA etc do SPaulo pelo papel que fizeram com
      o garoto Maidana – nao o receberam no CT, nao quizeram incorpora-lo por questoes de
      fraqueza de mentalidade (eufemismo) . A cagada foi feita por um presidente do clube
      legalmente empossado e pronto. O garoto pode muito bem ser integrado, mas o pessoal
      TEM MEDO. Por acaso eu vi uma partida do ultimo clube que defendeu e ele e’ um craque
      melhor que o Arboleda, e os outros reservas com excecao do RCaio e Anderson que devem
      ser os titulares. Mas com um tempinho ele seria titular. Joga muito. Resultado, vamos perder
      mais um craque como perdemos Diego Tardelli, Casemiro, Oscar, e outros como o Alberto
      Helena ja mencionou em seus blogs. PT saudacoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *