Decepção

(Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
(Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Confesso que fiquei decepcionado com a primeira convocação de Tite para a Seleção Brasileira que enfrentará o Equador, na altitude de Quito, e a Colômbia, naquele estádio da Copa que já está caindo aos pedaços por desuso e incúria em Manaus, oferecendo ao adversário milhas de vantagem, caso o jogo fosse marcado para Rio, São Paulo ou Porto Alegre, por exemplo.

A primeira decepção tem nome: Paulinho, aquele volante de extraordinária participação no Corinthians campeão do mundo de Tite… em 2012! De lá pra cá, Paulinho só decaiu. Chegou ao Tottenham, time médio inglês, como titular absoluto e, em pouco tempo foi pra reserva, acabando fora até do banco na sua última temporada lá. Acabou na China, onde, segundo o emissário do técnico brasileiro, seu filho, teria constatado que o jogador vai bem.

Pode ser que esteja jogando bem lá, não sei. E que até jogue bem na Seleção. Mas, nada, absolutamente nada, justifica sua convocação neste momento, passando à frente de dois volantes jovens que acabaram de ter uma participação categórica nas Olimpíadas – Wallace e Thiago Maia.

Mas, esse é apenas um nome na lista, um grupo heterogêneo, vindo de toda parte do mundo, que jamais atuou junto e que não terá tempo de adquirir conjunto para dois jogos decisivos. Sim, porque nossos adversários nas Eliminatórias, sacos de pancadas no passado, estão hoje acima do Brasil, seja nessa competição, seja na lista da Fifa, da Concacaf, do diabo a quatro.

Mais ajuizado teria sido Tite, que é um sujeito sensato, diga-se, levar o ouro olímpico para as Eliminatórias. Do ponto de vista anímico – e isso conta pra burro nesse tipo de disputa -, a turminha das Olimpíadas chegaria mais embalada do que time a ser escalado agora. No mínimo, mais bem entrosado e ciente das coordenadas de um futebol jogado pra frente, bem ao nosso estilo abandonado há tantos anos e cooptado pelos principais centros da Europa, e que nos levou à tal queda de desempenho e prestígio.

Na verdade, por mim, só entrariam nesse time Marcelo no lugar de Douglas Costa, que cumpriu bem seu papel depois dos tropeços iniciais, e Miranda, no de Rodrigo Caio, outro que jogou muito, mas é menos confiável.

Tite, por certo, dirá que Eliminatórias é outro papo, aquele que envolve o discurso obscuro sobre a necessidade de se ter uma equipe cascuda, com jogadores mais experientes e tal e cousa e lousa e maripousa.

A tese não é inteiramente descartável. Mas, acho que perde no cotejo com a percepção do momento em que vive o futebol brasileiro, no limiar de uma mudança de rumos drástica, ditada sobretudo por uma Seleção desacreditada aqui e lá fora.

Houvesse uma distância técnica abissal entre os meninos do ouro e os convocados em seu lugar, vá lá. Mas, não há.

O lugar-comum, porém, só nos deixará à beira da vala inusitada de uma desclassificação inédita para a próxima Copa do Mundo.

Vejamos, no entanto, como Tite armará sua equipe. Quem sabe, né?

9 comentários

  1. Concordo Aberto. Porém, deve-se considerar que, por mais incrível que pareça, o Brasileirão não vai parar durante as Eliminatórias. Se assim fosse, poderíamos cobrar de Tite a convocação, além da base olímpica (que viria com moral e entrosamento, conf. vc frisou), de jogadores dos melhores times deste Brasileirão, já que, convenhamos, não há tanta diferença entre os nossos jogadores que jogam aqui e lá fora, exceto Neymar.
    Um abraço!

  2. bem citado, o Paulinho, não faz sentido na seleção, teria prioridade os 2 citados, e talvez até o Willian Arão, que faz um bom Brasileiro. Também questiono o Gil, talvez pudesse ter chamado o Maicon ou o Geromel. A questão é que pelo nível chinês, até quando o Renato Augusto vai manter um bom padrão de futebol. Ele foi acaso. Será que a convocação do Paulinho já não faz parte do esquema de vitrine pra arrumar transferência e o Tailson, será que O Lucas Moura joga menos que ele…..será que após a seleção por coincidência o Tailson também será vendido… e ainda tem o Giuliano, que nunca foi cotado pra seleção….. acho que já vimos este filme….

  3. Concordo plenamente. O problema da convocação do Tite é exatamente no seu ponto mais crítico até agora. O meio de campo. Tite pisou literalmente na bola. Convocou vários volantes daqueles que presumíamos que ele fosse aposentar. Tá na cara que esses jogadores que ele chamou principalmente Casemiro e Paulinho não vão acrescentar nada naquilo que o torcedor brasileiro espera, qual seja ,um futebol de toque, velocidade e habilidade que renasceu com Micale. Tite dungou, ponto. Outras convocações no mínimo discutíveis são as de Fagner e Giuliano. Tite como eu já esperava amarelou. Deixou grandes jogadores que provaram seu valor numa decisão de olimpíada como Felipe Anderson, Walace, e principalmente Luan de fora. Em resumo, mais um que rifa seu maravilhoso emprego e coloca o Brasil numa situação de alerta..

  4. Sumiu como mestre ?…Evaporou,mas eu queria ver o zagueiro Beto Paraguaio entre os convocados ! E, mestre João Saldinha, sabe qual é a música ?…Eu sei ! É Uadiordi ou o Peti Cemitério ?

  5. Pois é, todos querendo essa seleção que conseguiu empatar com as fortíssimas seleções de Iraque, África, e etc, foi campeão, maravilhoso, mas convenhamos, levou um sufoco danado dos meninos da Alemanha e me diz quantos desses jogadores alemães estão na principal, e mais ganhou nos pênaltis que é uma loteria. Então amigos, menos, porque essa seleção não foi essa maravilha tida não, e temos que ter jogadores mais experientes na principal sim, nen que tenha que mesclar com algum desses olímpicos. Abraço.

  6. o cara nem jogou ainda e vc ja ta palpitando??? vcs da imprensa são muito palhaço mesmo.. ai o cara joga bem e vcs viram umas putinhas bajulando o cara.. da um tempo babaca, que q vc sabe de bola?? jogou aonde???

  7. OS ANTIS DE TUDO JÁ COMEÇARAM…NÃO SABEM O QUE FALAM….TENHO NOJO DELES…SÓ QUEREM ATRITOS E DISCÓRDIAS…CHEGA … CHEGA… CHEGA….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *