
Era pro Tite anunciar nesta segunda-feira a sua primeira convocação com vistas às Eliminatórias da Copa do Mundo, onde andamos mal.
Mas, Tite resolveu adiar o anúncio pra depois do encerramento das Olimpíadas.
Traduzindo: esperemos o que os meninos de Micale vão fazer para só então escolher elenco principal. Mais do que isso, suponho: dependendo do resultado do Brasil no futebol olímpico, Tite pode, então, definir o padrão de jogo mais adequado para o treinador estreante.
Como na cabeça do brasileiro atual só vale o resultado final, caso nossos meninos preguem no peito a medalha de ouro, essa sistemática adotada, com um time de um só volante de ofício, dois meias e três atacantes lépidos, pode ser absorvida sem susto pelo nosso técnico titular. Caso contrário, é bom recair no lugar-comum e tentar sair do marasmo pelas vias já desgastadas dos últimos anos, o que também é possível, embora mais renitente.
Decisão sensata pra quem está dando seus primeiros passos na Seleção e que não está absolutamente convicto de que a nova abertura seja a mais sensata.
O jeito, pra quem espera ver o Brasil com sua verdadeira cara, é esperar que venha a medalha de ouro.
Quem sabe esse êxito até agora inalcançável, apesar de já termos disputado com uma série de Olimpíadas com nomes consagrados, entre jogadores e técnicos, sirva pra grande mudança de rumo em frente, ou uma volta ao nosso passado de glórias como querem alguns.
Eu acho que a seleção olímpica é que deveria ser a base da principal. Quem tirar desse meio de campo? E do ataque? Só vejo espaço no gol e na lateral esquerda nas demais posições é o time olímpico. O único senão é se Neymala vai jogar como um homem ou como um muleque irresponsável.