A CBF é mesmo uma vergonha!

BFR
BFR

Ao ser expulso na derrota do seu Botafogo, depois de xingar o juiz, Emerson Sheik dirigiu-se à câmera de TV postada à beira do gramado e, em close, disparou:

– CBF, você é uma vergonha!

Pura verdade: a CBF é mesmo uma vergonha que nos envergonha diante do mundo. Basta ver a última decisão do Comitê de Ética da Fifa que mandou todos os diretores da entidade internacional que receberam relógios de presente da CBF no valor de 60 mil dólares os devolvessem, sob pena de serem eliminados no ato.

E olhe, meu amigo, minha amiga, que a Fifa não é nenhum monastério, limpo abrigo de fradinhos franciscanos ou desnudos monges tibetanos.

Claro; o mimo tinha um só objetivo, o mesmo que anima os cartolas da CBF desde a gestão Havelange, com a raríssima exceção de Giulite Coutinho: eles só pensam naquilo – a presidência da Fifa.

Blatter que não é bobo nem nada, entrou de sola nos agraciados da hora: devolvam já os relógios! E não me venham com traições que a porta da rua é ali mesmo!

Mas, isso até seria de menor importância, se a CBF realmente cumprisse com seus deveres básicos. Ou seja, zelar pelo futebol como um espetáculo à altura de sua história escrita nos gramados ao longo dos cem anos de existência.

Não é capaz sequer de elaborar um calendário racional, que conjugasse os interesses dos clubes com os da Seleção, e, sobretudo, do torcedor, aquele que paga por tudo.

Enche as burras alugando nosso bem mais precioso – a Seleção pentacampeã do mundo -, e não se dispõe sequer a manter um plantão burocrático nos fins de semana, justamente os dois dias em que o seu produto único está à venda.

Isso, sem falar nos tipos que se revezam por lá, o mais baixo estrato intelectual e moral da nossa sociedade.

Mas, tem uma coisa: de acordo com as normas da entidade e o arcabouço jurídico do futebol brasileiro, Emerson Sheik deverá pegar um gancho sentido.

Se isso é justo ou injusto, passa a ser outro departamento.

Mas, a coisa funciona desse jeito nos países mais democráticos e civilizados no mundo da mesma forma que aqui.

Há outros canais para um jogador de futebol no Brasil exprimir seus pensamentos. Por exemplo: o Bom Senso FC.

Essa tal de democracia, meu caro amigo, minha cara amiga, é uma plantinha tenra que precisa ser regada toda hora, com carinho, de acordo com o velho chavão. E não é chutando o balde que a bichinha cresce mais rapidamente.

5 comentários

  1. concordo plenamente. os dirigentes da fifa e da cbf sao todos hipocritas, corruptos, ladroes, visam semmpre ajudar os mais fortes (flamengo, corinthians) nao dao a minima para os clubes, muito menos para as torcidas

  2. Não apenas a CBF é uma vergonha, mas nossos jogadores também. São dissimulados, violentos em sua maioria e ficam o jogo inteiro tentando ludibriar a arbitragem, até porque são elogiados ao usar a famosa “malandragem brasileira”, como se isso fosse uma virtude. Jamais assumem que cometeram falta ou pênalti, ainda que a infração tenha sido clara, sem deixar dúvida. O futebol nacional vai de mal a pior simplesmente por que muitos são os culpados e todos se julgam acima do bem e do mal.

  3. Parabéns RENATO.
    Concordo plenamente com a sua colocação, e digo que os que elogiam a famosa “MALANDRAGEM BRASILEIRA” são os membros da imprensa, que é sensacionalista e oportunista e de cartas marcadas.

    Adilson

  4. Gostaria que voces leitores me dissessem o que é ético neste país? A começar pela política, futebol, classe empresária, judiciário. Em quem o cidadão trabalhador pagador de impostos (desconta do holerith) antes dele colocar a mão no salário, vai confiar? Você acha que a classe política está preocupada com o trabalhador? Pura demagogia. Voce que tem TV paga, assista, ou perca algumas horas assistindo a TVSenado, e veja o quanto estão preocupados com o trabalhador. Cada um que vai na tribuna discursa assunto só de interesse deles. Isso ocorre dentro do futebol. Diretoria teria que ser trocada a cada quatro anos. Futebol hoje virou negócio empreendedor. Ficam milionários, fazem suas gangorras financeiras, etc. Porque a FIFA não permite que as federações sejam investigadas? Porque vai aparecer muita coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *