As variações do invariável Brasileirão

Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Aqui vale algumas observações sobre o Brasileirão, depois de sua quinta rodada.

A primeira delas é que vai se confirmando a superioridade técnica do Palmeiras sobre os demais, graças, sobretudo, ao elenco de alta qualidade (em relação ao nível geral do futebol brasileiro, que é baixo, diga-se). E, justamente, nessa goleada impingida no clássico contra o Santos, o Verdão deu um passo adiante em direção a um jogo coletivo mais arejado, ofensivo e bem tramado a partir da defesa ao ataque.

Se isso foi obra de Felipão, das lambanças táticas de Sampaoli ou da combinação dos dois fatores, o que é mais provável, não dá pra cravar definitivamente. O mais cauteloso é esperar pelos próximos jogos, pois  é isso que se exige do Palmeiras: não apenas os resultados obtidos por uma sólida retranca, chutões pra frente, onde Dudu resolverá a questão com gols ou passes fatais, mas um desempenho compatível com a excelência de seu elenco.

O mesmo vale para o Flamengo, outro agrupamento de jogadores de alta técnica que não consegue impor um jogo mais fluente e agradável de se ver, alternando bons e maus resultados. Assim como Cruzeiro e Grêmio, outros dois fortes candidatos ao título na véspera, decepcionam nos dois sentidos: nem jogam bem, nem conseguem obter os resultados esperados.

Quem surpreende, no quesito resultados, é o Galo, de elenco bem mais modesto do que os demais cancãs do pedaço, que já ponteou o campeonato e agora ocupa a vice-liderança, perdida pelo Santos.

Este, por sua vez, vai na valsa de seu imprevisível treinador, que arejou nosso futebol com um jogo livre e solto, inexplicavelmente abandonado no confronto com o Verdão, quando Sampaoli resolveu escalar sua equipe com três zagueiros  e três volantes, deixando no banco os dois laterais titulares e mais ofensivos, ao seu estilo habitual: Vítor Ferraz e Jorge.

Se o trem de Sampaoli descarrilou, o de Carille voltou aos trilhos habituais: jogando fechadinho, mal ultrapassando a linha de meio-campo ao longo de toda a partida contra o Furacão, meteu 2 a 0 em dois raros contragolpes e saiu aliviado da Baixada.

E o São Paulo?

Ou muito me engano ou prevejo uma certa trepidação à vista.

Refiro-me a essa história do tal centroavante-centroavante que Cuca está pedindo à diretoria. Quem, por exemplo? Um Lucas Prato? Um Boselli da vida? Um desses tantos caneludos que se espalham pela Americanidad, destinados a aparar no peito a bola disparada lá de trás?

Poupem-me. O Tricolor tem lá um artilheiro de escol apelidado de Pato, que não apenas faz gols como sabe jogar à moda mais antiga e moderna dos craques dessa posição.

Ah, mas ele sai muito da área. Sim, pra permitir que os que vêm de trás possam se infiltrar, como fez outro dia, jogando de meia, o Toró e como fez Igor Gomes naquela fase final do Paulistinha.

logo, se o meu querido Cuca quer dar mais agudeza ao seu ataque, que trate de manter Hudson na lateral, um dos Evertons na esquerda e, por dentro, próximo a Pato, Toró ou Igor Gomes. Vai, então perceber que seu time não perderá a fluência na armação e ganhará mais força na zona de finalização.

 

10 comentários

  1. – Gestão de elenco.
    – Trabalho tático.
    – Trabalho técnico.

    Felipão lida com isso e muito mais há 9 meses no Palmeiras, foi campeão brasileiro invicto, montou a melhor defesa do país, tem quase sempre o melhor ataque, mas quem entende de futebol é o imbecil como esse Alberto Helena Júnior que fica na TV bostejando 2h por dia na semi-falida Rede Gazeta.

    VAI PARA O ASILO, ALBERTO HELENA SENIL!

  2. – Gestão de elenco.
    – Trabalho tático.
    – Trabalho técnico.

    Felipão lida com isso e muito mais há 9 meses, foi campeão brasileiro invicto, montou a melhor defesa do país, tem quase sempre o melhor ataque, mas quem entende de futebol é o imbecil como esse Alberto Helena Junior que fica na TV bostejando 2h por dia na semi-falida Rede Gazeta.

    VAI PARA O ASILO, ALBERTO HELENA SENIL!!!

    1. meu caro ademir divino. acho que voce deve um pedido de desculpas para o alberto helena jr. concorde ou nao, respeite o que ele escreve ou fala de futebol. afinal é um dos mais respeitaveis jornalistas esportivos do Brasil. Eu o acompanho a anos, e o admiro o que escreve. embora nem sempre concordo, mas é um bloguista que sabe do que escreve. abraço.

      1. Concordo contigo Wilson Oliveira, este Ademir Divino (que vergonha abusar deste nome, para vomitar besteiras) está falando pelos cotovelos, porque mais ele não consegue. Eu não sou defensor cego do Alberto Helena, nem sempre concordo com tudo o que ele escreve, mas exatamente neste artigo ele acerta na mosca. O Felipe Scolari está fazendo a diferença com a retranca tradicional dele conjugada com o elenco milionário que mesmo dando chutões vai vencendo. Na verdade (isto se repete sempre) o Palmeiras é o rei de um olho na terra de cegos.
        Pode disparar na frente e pode também escorregar e ser ultrapassado por um dos cegos que chegam correndo atrás.
        Por isso nada mais sábio do que esperar até o meio do campeonato para ver o que realmente vai acontecer.
        Parabéns Alberto Helena, pela precaução profissional na avaliação da Tabela. Essa de já ganhou é coisa da arquibancada, aqui se deve usar o cérebro para escrever.

  3. Só sabem reclamar do nivel do nosso futebol, mas nao enxergam o por que?? Muitos torneios disputados ao mesmo tempo, é libertadores, sul americana , copa do Brasil e Brasileirao , dai vemos varias equipes usarem times reservas e muitos jogos, ou mistos ou desfalques mesmo, ou ainda alguns times desinteressados , dai cai mesmo o nivel dos jogos,

  4. Alberto Helena Jr.

    Me solidarizo com o amigo Alberto, jornalista dos mais sérios no meio esportivo o que já é uma exceção e motivo de elogio e repudio as palavras de um internauta que sem motivo aparente dirige uma série de ofensas ao veterano jornalista eu como palmeirense Ademir das Couves não acredito que você sela palmeirense para começar a conversa está mais com cara de gamba disfarçado querendo jogar o jornalista contra a torcida palmeirense estou achando Ademir das Couves que você seja só um pseudonimo para aquele bandido presidente do time de itaquera que corre para o banheiro feminino quando a coisa fica feia, você não se emxerga cara vem no blog do Alberto só para destilar o seu ódio contra o jornalista, se toca meu fica na sua de torcedor amargurado, você não é e nunca foi palmeirense. Um abraço ao amigo Alberto Helena Jr. e saudações palmeirenses.

  5. Jota Jr esquece o Timão, sei que te incomoda a freguesia e a vergonha que passa mas esse teu parente ai é sim, porco .
    Não culpe o Trimão pela porca torcida imunda do teu time.
    E tbem.me solidarizo com o Helena, cronista de primeira e das antigas.
    Existem outras maneiras de não concordar com suas idéias . Mas porco é porco e como já disse, gostam de passar vergonha..
    Pep Carile manda lembranças!!

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria dizer ao amigo Tião Fiel que achei muito estranho a postura deste Ademir das Couves e para dar uma ligeira “provocadinha” falei que o cara só podia ser gamba disfarçado de palmeirense, porém amigo Tião concordamos que a postura deste cara para com o Alberto Helena Jr. não tem lógica e nem racionalidade é ódio puro, coisa que a gente deve repudiar no esporte para não gerar violência, o futebol é esporte é brincadeira e zuação sadia entre torcedores, é rivalidade e não guerra tenho vários amigos gambas como você amigo Tião e que no fundo como você tem a alma verde de palmeirense. Um abraço e saudações palmeirenses.

  6. Kkkkk….agora ofendeu.mesmo.heim.Jota!!! Alma verde…afffff. Mas é isso mesmo. Quanto ódio e para que ??? É só futebol …So que não!!!

  7. Nobre, Helena Júnior, houve um Time, no interior de São Paulo, que não quis Pelé, Rivelino foi recusado, no Palmeiras, Marcelinho Carioca nos foi dado, pelo Flamengo, não deixaram Ademir da Guia, jogar a Copa de 70 !!!!!!! Os responsáveis, por tais insanas façanhas, fazem parte do mesmo grupo de pessoas, “torcedores”, que não tem a mínima capacidade de enxergar, o grande e talentoso jornalista, que é Você. E ao ofender, o Ser Humano, nos constrangem e entristecem, mas ao mesmo tempo, nos dão a exata dimensão do abismo, existente em nosso País, o qual separa, gênios de acéfalos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *