Corrida emocionante em Austin adia decisão do Mundial de F1

Foto: Mark Thompson/AFP

A Ferrari errou mas acertou; a Mercedes acertou mas errou. E o GP dos EUA terminou com a vitória de Kimi Raikkönen, a primeira desde 2013. E com 75 pontos em jogo, a vantagem de 70 pontos de Lewis Hamilton sobre Sebastian Vettel ainda não foi suficiente para a conquista do pentacampeonato. O título, agora, poderá sair no GP do Mexico, no próximo domingo, 15h10 (hora de Brasília).

Kimi Raikkönen mereceu a vitória e os cumprimentos da chefia da Ferrari. Fez o trabalho correto, largando em 2º e ultrapassando Lewis Hamilton. Vettel errou na tentativa de ultrapassar Daniel Ricciardo e caiu para o fim do grid. Mas recuperou o terreno chegando em 4º. E ainda, na última volta, ganhou a posição de Valtteri Bottas que não conseguiu segurá-lo como devia. A Mercedes fez uma troca prematura dos pneus de Hamilton durante o safety car virtual. Parecia inteligente só que o inglês foi obrigado a uma segunda parada. A Ferrari respirou aliviada.

A largada já foi um prenúncio de que a prova seria impressionante. Além do domínio seguro de Raikkönen, o toque de Vettel em Ricciardo, Lance Stroll bateu e tirou Fernando Alonso da prova. E, parra completar, Romain Grosjean e Charles Leclerc também colidiram.

Além da interessante disputa tática entre as duas escuderias, a parte final da prova quando Lewis Hamilton foi para tudo ou nada depois da segunda troca de pneus foi empolgante. Principalmente a tentativa de Hamilton para ganhar o 2º lugar de Verstappen, colocando o carro por dentro e depois tentando fazer o X. Não deu certo porque Verstappen não é fácil de ser ultrapassado. O brilhante holandês largou do 18º e chegou em 2º, justificando a escolha como o ‘Driver of the Day’, o piloto do dia segundo a votação dos internautas de todo o mundo. Enquanto a distância entre os três primeiros ia caindo rapidamente, Vettel se aproximava no mesmo ritmo de Valtteri Bottas. Nessas duas disputas estava embutida a possível decisão do título. Hamilton precisava abrir oito pontos. Não conseguiu.

Para Lewis Hamilton, o resultado melhorou mais situação. A vantagem passou de 67 para 70 pontos e, no GP do México, ele só precisa chegar em 7º para conquistar o pentacampeonato. Se alguma coisa der errado, a decisão ficará para Interlagos. Entre os construtores, a Mercedes leva 66 pontos sobre a Ferrari.

GP DO BRASIL – O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *