Lewis Hamilton: o pentacampeonato é questão de oito pontos

Foto: Toshifumi Kitamura/AFP

Ninguém mais duvida – nem duvidava nas duas corridas passadas – que o pentacampeonato está chegando. O inglês alcançará a marca de Juan Manoel Fangio e, depois, partirá rumo aos sete títulos de Michael Schumacher. Ele só precisa aumentar de 67 para 75 pontos a vantagem sobre Sebastian Vettel já na próxima corrida – o GP dos Estados Unidos, dia 21 de outubro – para celebrar a conquista. Após o GP dos EUA, o Mundial terá as corridas finais do México, Brasil e Abu Dhabi.

O GP do Japão foi péssimo para a Ferrari. No sábado, a escolha equivocada dos pneus intermediários não permitiu que ele conseguisse ir além do 9º lugar no grid. Na corrida, uma manobra errada fez com que Sebastian Vettel chocasse com Max Verstappen, na disputa pelo 3º lugar, e caísse para o final da fila, perdendo qualquer chance de lutar pelo pódio. O alemão ainda conseguiu terminar em 6º. Resultado: Hamilton ampliou de 50 para 67 pontos sua vantagem na liderança do Mundial enquanto a Mercedes alcançou 78 pontos sobre a Ferrari no Mundial de Construtores.

No Japão, Kimi Raikkönen teve uma atuação discreta chegando em 5º. Sem um grande destaque individual – Hamilton não teve nenhum trabalho na corrida – o ‘Driver of the Day’, por exclusão, acabou ficando com Daniel Ricciardo que chegou em 4º, recuperando-se de suas últimas atuações. Mas na competição interna da Red Bull, Verstappen, irrepreensível em 3º lugar, abriu 27 pontos sobre o piloto australiano.

O GP do Japão teve, pelo menos, duas punições discutíveis. A de Fernando Alonso que foi tocado por trás por Lance Stroll – os dois acabaram punidos – e a de Max Verstappen por causa porque saiu reto na chicane e, ao voltar, obrigou Kimi Raikkönen a sair da pista. Ambas, aparentemente, foram situações de corrida. Assim como a batida de Vettel em Verstappen onde não houve punição.

Hamilton, em estado de graça, comemorou no sábado sua 80ª pole position e, no domingo, a 71ª vitória na carreira. Este ano ele já conquistou 9 vitórias e 8 poles contra 5 vitórias e 5 poles de Sebastian Vettel. Só os dois tetracampeões podem chegar ao título de 2018. O retrospecto é francamente favorável ao piloto inglês.

O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *