Sebastian Vettel conhece Cingapura como ninguém. Vai aproveitar?

Foto: Miguel MEDINA / AFP

O piloto da Ferrari é o maior vencedor do GP de Cingapura de Fórmula 1.  Das dez corridas já disputadas desde 2008, ele venceu quatro. A Ferrari espera que a prova do próximo domingo, 9h10 da manhã, marque uma virada no Mundial.  Mas a Mercedes, em compensação, venceu as duas últimas edições e Lewis Hamilton está em uma fase primorosa. A corrida, portanto, não tem favoritos.

Em tese, os carros da Ferrari estão mais eficientes no momento. Mas o circuito de Cingapura também permite que os carros com melhor equilíbrio aerodinâmico rendam bem. Isso significa que o holandês Max Verstappen pode se aproveitar do equilíbrio dos carros da Red Bull assim como Daniel Ricciardo se não estiver em um final de semana complicado como o do GP da Itália.

É importante lembrar que Lewis Hamilton aumentou de 17 para 30 pontos a sua vantagem sobre Sebastian Vettel depois da prova de Monza enquanto a Mercedes abriu 25 pontos em relação à Ferrari no Mundial de Construtores. O campeonato nesta reta final de sete corridas é crítico para a Ferrari. No ano passado, a equipe italiana vinha bem exatamente até Monza e, de repente, se complicou e permitiu que Hamilton avançasse e chegasse ao título já no GP do México.

O trauma pode dado um alerta agora na escuderia que corre, outra vez, o risco de ver Hamilton disparar. E agora a luta é mais nobre: dois pilotos buscando o pentacampeonato. E um deles, fatalmente, será pentacampeão já que os demais estão distantes da disputa do título.

Algumas dúvidas ainda persistem e deverão ser resolvidas ao longo das próximas semanas. A principal delas, no momento, é a situação de Kimi Raikkönen na Ferrari. Será ou não substituído no ano que vem? E isso, a partir do anúncio, poderá ter consequências na disputa dos títulos de pilotos e construtores. Um Kimi Raikkönen desmotivado seria bastante prejudicial para as pretensões ferraristas. Os torcedores já perceberam isso e abriram um grande abaixo assinado, exigindo a permanência de Raikkönen em 2019.

A Pirelli escolheu os hipermacios, ultramacios e macios para o asfalto suave de Cingapura. A Mercedes foi a equipe que menos apostou nos hipermacios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *