
As férias de agosto das equipes de Fórmula 1 terminam esta semana. No domingo, os pilotos disputam o GP da Bélgica, no circuito preferido por dez entre dez pilotos: Spa-Francorchamps. O tradicional circuito fica na região de Ardennes, palco de uma das mais violentas batalhas entre aliados e alemães na reta final da Segunda Guerra. A Ferrari está atrás e precisa reagir. E arma, talvez, seja Kimi Raikkönen. A corrida será no domingo, às 10h10, com transmissão pela TV Globo e BandNews FM.
É verdade que o piloto ferrarista para o título é Sebastian Vettel. Mas Raikkönen tem um trunfo na manga: do atual grid da F1, ele é o piloto com mais vitórias (4) contra três de Lewis Hamilton e duas de Vettel. Michael Schumacher, seis vezes, é quem mais venceu em Spa. Se a Ferrari usar bem o conhecimento de Raikkönen, ela e Vettel poderão lucrar. Convém lembrar que a Ferrari não conquista uma vitória nessa pista desde 2009 e a Mercedes chegou na frente nas últimas três corridas. Portanto, a Ferrari correrá sob pressão.
Lewis Hamilton, depois de excelentes resultados na Alemanha e Hungria, lidera o campeonato de pilotos com 24 pontos de vantagem sobre Sebastian Vettel enquanto a Mercedes, no mundial de construtores, tem 10 pontos sobre a Ferrari. A diferença se explica: Kimi Raikkönen somou 13 pontos a mais do que seu compatriota e rival Valtteri Bottas. Raikkönen, no momento, luta para permanecer na Ferrari em 2019. E se render bem nas duas próximas etapas seguidas, Bélgica e Itália, pode permanecer na Casa de Maranello.
A Bélgica vai receber alguns pilotos da F1 já focados em 2019. É o caso de Fernando Alonso que deixará a categoria e Carlos Sainz Jr. que o substituirá na McLaren. E ainda Daniel Ricciardo, pronto para começar o trabalho na Renault no próximo ano. E Lance Stroll que se transferirá para a Force India (possivelmente com outro nome), agora a escuderia da própria família. E, mais uma vez, a ‘onda laranja’ estará presente nas arquibancadas. São algumas centenas de torcedores holandeses que acompanham Max Verstappen nos circuitos mais próximos. E nenhum está mais perto do que Spa. Mas ainda restam dúvidas sobre a formação das equipes para o ano que vem. E não é absurdo pensar que o brasileiro Sergio Sette Câmara conversa com equipes com vagas abertas. O piloto mineiro corre de F2 em Spa e precisa somar pontos para conseguir a superlicença. Aí então poderá pensar seriamente nas chances de disputar o Mundial de 2019.
GP DO BRASIL – O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1