GP da França: circuito desconhecido para os pilotos

O Mundial 2018 da Fórmula 1 abre no próximo domingo, no circuito de Paul Ricard, com a volta do GP da França, uma série de três corridas em três domingos consecutivos que poderá ser crucial para a equilibrada disputa do campeonato. A mais delicada delas é exatamente a da França onde a atual geração de pilotos nunca enfrentou os mistérios da pista e as informações que as equipes acumularam no passado já não são mais significativas. A última prova nessa pista foi em 1990, com vitória de Alain Prost. A corrida de domingo será disputada às 11h10 e, no sábado, o treino de classificação começa às 11h.

O traçado do autódromo de Paul Ricard não é exatamente como foi no passado. Nas últimas edições, a corrida foi disputada no traçado menor, de 3,6 quilômetros. O traçado que será utilizado no domingo é semelhante ao que foi utilizado desde a década 70, com 5,8 quilômetros. Mas com uma chicane na famosa reta Mistral. Projeções indicam que a velocidade dos carros poderá chegar a cerca de 340 km/h antes da chicane.

Separados por apenas um ponto, o líder Sebastian Vettel e o segundo colocado Lewis Hamilton estão vendo o crescimento da equipe Red Bull. E a Mercedes, principalmente, admite que está perdendo terreno neste momento da disputa. A Pirelli escolheu pneus macios, supermacios e ultramacios para a corrida da França, prevendo a possibilidade de duas paradas.

O GP da França volta depois de nove anos fora do calendário. A última vitória foi de Felipe Massa, em Magny Cours, em 2008. O maior vencedor do GP da França é Michael Schumacher com oito conquistas seguido por Alain Prost com seis.

A sequência de três corridas seguidas prosseguirá no dia 1º de julho com o GP da Áustria e 8 de julho em Silverstone, com o GP da Inglaterra. Após estas três provas, o Mundial deste ano chegará à metade. Se Sebastian Vettel pode andar melhor na Áustria, Lewis Hamilton é o favorito em Silverstone. Mas no GP da França, que terá o patrocínio da Renault, ninguém arrisca um palpite e as equipes mostram-se cautelosas sobre as chances. Resumindo, três corridas imperdíveis.

GP do Brasil – O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *