Vettel e Hamilton na primeira fila: largada em Baku promete

Foto: Kirill KUDRYAVTSEV/AFP

Sebastian Vettel conquistou no GP do Azerbaijão sua terceira pole consecutiva. E, pela primeira vez na temporada, largará ao lado de Lewis Hamilton. A Ferrari ainda está melhor mas a Mercedes encostou. E Daniel Ricciardo assombra logo atrás, na segunda fila. A corrida nas ruas de Baku será disputada neste domingo, às 9h10, com transmissão pela Rede Globo de Televisão e BandNews FM, com transmissão de Odinei Edson.

Esta será a primeira vez na história da F1 que dois tetracampeões mundiais largam lado a lado na primeira fila. Vale lembrar ainda que os dois ocupam os dois primeiros lugares na classificação do campeonato, com nove pontos de vantagem para Sebastian Vettel.

O resultado técnico do treino de classificação deixou a desejar. Os pneus ultramacios não permitiram que a marca de pole de 2017, estabelecida por Lewis Hamilton (1min40s593) fosse superada. Vettel largará na primeira posição com 1min41s498, quase um segundo mais lento. E mesmo as Red Bull que andaram forte na sexta, não se deram tão bem. No Q2, Daniel Ricciardo terminou em10º, correndo o risco de não passar para o Q3.

Kimi Raikkönen fez com que a Ferrari perdesse a chance de uma largada mais cômoda, com os dois pilotos na primeira fila. Só faltava uma curva para o finlandês garantir a pole – já tinha sido mais rápido nos demais setores – quando deixou o carro escapar. Resultado: largará apenas em 6º. Exatamente em um momento delicado quando só se fala na ida de Ricciardo para a Ferrari em 2019.

O erro de Raikkönen pode custar caro à Ferrari se Hamilton assumir a liderança da corrida logo no início. A Mercedes ainda não venceu este ano e poderia ser a grande chance. Se assumir a ponta, Hamilton poderá contar com a ajuda de Valtteri Bottas, que sai em 3º, para pressionar Vettel. E Vettel terá que contar apenas com ele mesmo, defendendo-se dos ataques para manter-se à frente.

A estratégia mais óbvia das equipes será esta: a Mercedes tem que assumir longo a ponta com Hamilton e fazer com que Bottas embaralhe o jogo logo atrás; a Ferrari trabalhará em cima da pole de Vettel e contará com uma boa largada de Raikkönen para recuperar algumas posições; a Red Bull deve partir para uma estratégia diferenciada, apostando mais em Ricciardo do que em Verstappen.

A McLaren só conseguiu o 12º lugar com Fernando Alonso e o 16º com Stoffel Vandoorne. A estratégia da McLaren será a melhor condução possível, contando com eventuais problemas das equipes da frente, principalmente Renault e Force India.

Um bom aperitivo para o GP do Azerbaijão será a etapa de domingo da F2. A corrida, preliminar do GP, começa às 8h, com transmissão pela SporTV. Neste sábado, na primeira das duas corridas do final de semana, o brasileiro Sergio Sette Câmara conseguiu um bom quarto lugar. Sette Câmara é o terceiro do campeonato, sete pontos atrás do líder, seu companheiro de equipe Lando Norris.

O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *