Testes chegam ao fim. Na Austrália será para valer.

Lewis Hamilton (Foto: Josep Lago/AFP)

As equipes da Fórmula 1 fazem nessa sexta-feira o oitavo e último dia de testes no circuito de Barcelona. E, esta semana, com melhores condições meteorológicas, os tempos caíram. E, com a Mercedes um pouco à frente, as equipes estão mais equilibradas do que no ano passado.

No sétimo dia de treino, nesta quinta, por exemplo, o ferrarista Sebastian Vettel cravou 1min17s182, a melhor marca. E, para surpresa, a Haas de Kevin Magnussen (também equipada com motor Ferrari) conquistou o segundo melhor tempo com 1min18s380. Na véspera, Daniel Ricciardo, com a Red Bull, tinha ficado com o melhor tempo do dia com 1min18s047. Vale comparar estas marcas com o tempo de pole de 2017 quando Lewis Hamilton fez 1min19s149.

É claro que em testes coletivos de início de temporada tudo ainda é relativo. As equipes fazem simulações, experimentam pneus de diferentes compostos. A questão é que ainda estão buscando o acerto mais correto. E Vettel, no sétimo dia de testes, completou a marca de 186 voltas com a Ferrari.

Destaque também para Pierre Gasly, com a Toro Rosso equipada agora com motor Honda. Pierre foi o 3º do dia com 1min18s363. Como o contrato da Red Bull com a Renault termina no final deste ano, a equipe acompanha com muito interesse a evolução do motor Honda. O tempo dirá se a McLaren acertou em substituir os Honda pelos Renault.

Nem Lewis Hamilton nem Valteri Bottas aceleraram muito. Ficaram na casa de 1min19. Hamilton deu 87 voltas e Bottas 94. Nesta sexta, as equipes fazem tipo um shake down dos respectivos carros antes do embarque para Melbourne, o Mundial de Fórmula 1 2018 começa no próximo dia 25.

Mas se há uma equipe que deve estar preocupada é a Williams. Na quarta, Stroll foi o 10º e Sergey Sirotkin o 14º; nos testes desta quinta, Stroll foi apenas o 13º sem conseguir sair da casa de 1m20s enquanto o reserva Robert Kubica foi o 10º com 1min19s629. Como Kubica não correrá, a equipe Williams tem pouco tempo para ajustar melhor o carro e conseguir melhorar sua performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *