Fórmula 1 na pista de Barcelona. Red Bull na frente.

Foto: AFP

O primeiro dia dos testes de inverno em Barcelona mostrou uma Red Bull veloz, uma Mercedes segura e a Ferrari firme na disputa. McLaren, Renault e Toro Rosso evoluíram e podem andar mais em 2018.

O melhor tempo do dia ficou com o australiano Daniel Ricciardo, com a Red Bull, cravando 1min20s179. Daniel foi também quem mais andou: 103 voltas. Valtteri Bottas, Mercedes, foi o segundo com 1min20s349 e Kimi Raikkönen, Ferrari, ficou com o terceiro melhor tempo com 1min20s506. O tetracampeão mundial Lewis Hamilton deu apenas 25 voltas e ficou com um discreto 7º lugar.

Os últimos carros apresentados para a temporada foram a Red Bull – praticamente idêntica ao do ano passado – e a Force India que, até o começo do campeonato, poderá ganhar um novo nome. Ainda não se sabe qual.

Na pista, além do domínio das três grandes escuderias da atualidade, os testes revelaram uma sensível melhora nos carros da Renault, McLaren e Toro Rosso. A McLaren, agora equipada com motor Renault, ficou em 4º no dia, com Fernando Alonso. E a Toro Rosso, com motor Honda, cravou o 8º tempo entre os 13 pilotos que participaram do teste.

Alguns detalhes chamaram a atenção. O halo, a princípio, já pode ser considerado um problema solucionado pelas equipes. Eles não afetaram, aparentemente, o desempenho dos carros. E, por conta da nova regra que estabeleceu o limite de três motores pela temporada (contra quatro no ano passado), falou-se muito de resistência e confiabilidade. Como se sabe, a troca não prevista de motores implica em perda de posições no grid.

Os carros da Renault – assim como os macacões dos pilotos Carlos Sainz e Nico Hulkenberg – trazem agora o logotipo do Campeonato Espanhol de Futebol, a milionária competição que reúne atletas como Messi, Cristiano Ronaldo, Suárez, Marcelo e outros tantos. Os dirigentes do futebol espanhol estão seguros de que a exposição na Fórmula 1 aumentará o público do campeonato espanhol.

Os testes continuam nesta terça. Na quarta, com previsão de neve, eles poderão ser suspensos. Se isso realmente ocorrer, as equipes já solicitaram que se abra uma sessão extra na sexta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *