O segundo adeus de Felipe Massa

(Foto: GUILLAUME BAPTISTE/AFP)

O anúncio veio antes do GP Brasil de Fórmula 1. Felipe Massa não conseguiu renovar o contrato com a Williams para 2018 e comunicou oficialmente que suas duas corridas derradeiras serão os GP Brasil e o Gp de Abu Dhabi, este ano. A Williams não informou quem será seu substituto na próxima temporada – Robert Kubica? Paul Di Resta? Pascal Werhlein? Daniil Kviat? – e Massa deverá estudar opções para continuar no automobilismo:  sport-protótipos nos EUA? Fórmula E?

Massa pretendia disputar mais um campeonato e, nas últimas semanas, cobrou uma decisão da equipe. Mas ela não veio. No ano passado, o piloto brasileiro tinha anunciado aposentadoria. Mas a reviravolta com a saída de Nico Rosberg e a transferência de Valtteri Bottas para a Mercedes fizeram com que ele aceitasse o convite para disputar a temporada.

Dessa forma, pela primeira desde a estreia de Émerson Fittipaldi em 1970, o Brasil não terá um representante no Mundial de 2018. A verdade é que o país não exporta tantos pilotos como aconteceu nos anos 70 e 80 e, hoje, nenhum piloto brasileiro ocupa uma posição de piloto de testes em uma das 10 equipes da F1. O primeiro da lista, no momento, é Sette Câmara, atualmente na Fórmula 2, a principal categoria de acesso. Sette Câmara já venceu a etapa da Bélgica, subiu no pódio em Monza mas já decidiu que disputará mais um campeonato da categoria no ano que vem.

A última vitória brasileira na F1 foi em 2009 com Rubinho Barrichello, em Monza, e o último título em 1991 com Ayrton Senna. Na prática, a ausência de vitórias brasileiras nos últimos anos não afetou a organização do GP Brasil de Fórmula 1.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. Ingressos também podem ser adquiridos no posto de vendas do Market Place e nas bilheterias do autódromo.  O GP Brasil está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *