Fórmula 1: desafio agora será em Baku

(Foto: Mark Thompson/Getty Images/AFP)

Ferrari e Mercedes preparam suas armas para o duelo nas ruas de Baku, onde a Fórmula 1 aterrissa no próximo final de semana para a disputa do GP do Azerbaijão (domingo, 10h, transmissão pela TV Globo e Bandnews FM), sétima etapa do Mundial de Pilotos e Construtores. Nas duas últimas provas, a Ferrari dominou em Mônaco e a Mercedes pontificou no Canadá. O tira-teima não é de fácil prognóstico. Baku só recebeu a F1 uma vez, em 2016, e a Mercedes venceu com Nico Rosberg. Mas Sebastian Vettel andou bem no traçado pelas ruas estreitas da cidade medieval.

Outra disputa interessante entre Mercedes e Ferrari refere-se aos respectivos segundos pilotos – Valtteri Bottas e Kimi Raikkönen – ambos finlandeses mas que não poderiam ser chamados exatamente de amigos. A competição entre os dois é vital para a luta pelo título do Mundial de Construtores. No momento, Bottas leva vantagem: 96 a 73. E a Ferrari quer mais de Raikkönen.

A Pirelli escolheu para Baku os mesmos três tipos de compostos levados para o GP do ano passado. Supermacios, macios e médios. Baku é uma pista rápida – a média horária de Nico Rosberg, vencedor do ano passado, foi de 197,721 km/h. Nico dominou totalmente a prova. Cravou a pole com 1min42s758 e ainda foi responsável pela melhor volta da prova, com 1min46s485. Será agora a vez de Hamilton?

Depois de vencer no Canadá e reduzir a diferença que o separa de Sebastian Vettel para 12 pontos – 141 a 129 – Lewis Hamilton voltou a dar novo alento para a escuderia Mercedes. Em Baku, não tanto como no Canadá, os motores ainda assim terão um papel preponderante. A vantagem aerodinâmica da Ferrari até o presente momento poderá ser superada pelo bom uso do motor. E a Mercedes, finalmente, conseguiu obter dos pneus supermacios um bom rendimento o que não vinha acontecendo. Prognóstico, portanto, difícil. Sebastian Vettel andou bem em Baku no ano passado e terminou com o segundo lugar. E Sergio Perez, com a Force India, também subiu ao pódio depois de fazer uma boa corrida. Fora isso, a medida que o tempo passa, é importante prestar mais a atenção no rendimento dos carros da Red Bull.

Felipe Massa foi abalroado no Canadá e nem teve tempo de testar as mudanças na Williams. Mas Lance Stroll, com toda sua inexperiência, chegou em um merecido 9º lugar. O que significa que, se chegasse ao fim da prova, Massa poderia ter conquistado uma boa classificação. Portanto fica a expectativa de uma boa atuação do piloto brasileiro. Seria desta vez?

Convém lembrar que as imagens da corrida transmitidas para mais de 180 países triplicaram o movimento turístico de Baku. Alguma dúvida sobre a força de comunicação da Fórmula 1?

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *