Promotor russo, Mairbek Khasiev analisa chances de Nurmagomedov e conta sobre MMA na Rússia

Treinador russo acaba com mistério sobre MMA em seu país e fala sobre vários assuntos - Crédito: Artem Savateev
Treinador russo acaba com mistério sobre MMA em seu país e fala sobre vários assuntos – Crédito: Artem Savateev

 

O blog traz uma entrevista especial.

Em conversa com um dos principais treinadores e promotores de MMA na Rússia, Mairbek Khasiev aceitou nosso convite e contou um pouco sobre sua história.

Para muitos fãs que possuem curiosidade acerca do MMA na terra do lendário lutador russo Fedor Emelianenko, Khasiev contou como andam as coisas por lá.

Com experiência em diversas artes marciais, Khasiev é fundador da academia Fight Club Berkut, em Grozny na Rússia e promotor do evento ACB (Absolute Championship Berkut), que está na décima sexta edição.

Além disso, o treinador falou sobre diversos assuntos atuais e com opiniões duras, fez grandes promessas aos fãs do esporte e revela ser fã de um lutador brasileiro.

 

Leia a conversa na íntegra:

Você tem uma grande história no MMA, mas muitas pessoas não sabem disso. Conte nos um pouco como isso aconteceu, desde os tempos da União Soviética…

Khasiev – Voltando aos tempos soviéticos, os esportes de luta eram basicamente Wrestling, Luta Livre e boxe. Fiquei 3 anos neste esporte e tive bons resultados mas não competi nos torneios da Checheno-Inughestia.

Entre os anos de 78 e 80, as pessoas começavam a falar sobre o Karatê. Vários estilos apareceram, no começo parecia muito exótico.

Novos treinadores apareceram, foi aí que surgiu o treinador Vyatcheslav Lutschenko. Ele tinha um pequeno grupo de pessoas. Eu era pequeno, estava no 8 ou 9 degrau e ele não me escolheu. Então fiz o seguinte, abria a janela e observava os exercícios que eles faziam, e repetia tudo em casa. Isso me ajudava muito.

Em 81, entrei para o Instituto Médico da Ossétia do Norte, e durante 6 anos trabalhei muito meu Karatê.

Atualmente, eu sei como eu gosto de lutar. Os russos não gostam de dirigir rapidamente, e os Chechenos por incrível que pareça, não gostavam de lutar. Após minha graduação, eu voltei para casa e comecei a treinar as pessoas.

Me casei e o treino se tornou algo secundário mas sempre tive o sonho de fazer algo em pró do esporte, porque eu mesmo nunca tive grandes vitórias. Então minha inspiração ficou mais fortalecida quando ensinava aos mais jovens essa mentalidade. Eu também sou faixa preta de Kekusinkai e faixa roxa de Jiu Jitsu.

 

Quais as diferenças do esporte nos tempos da União Soviética e atualmente falando?

Os tipos diferentes de esportes e suas graves lesões. Na União Soviética, nós não podíamos imaginar que as pessoas lutariam com as outras usando shorts e luvas. Sangue, queixos quebrados, braços quebrados. Nós sabíamos como fazer as finalizações mas apenas de maneira teórica.

Voltando para os dias aonde existia o Jiu Jitsu Japonês. Nós assistíamos um filme indiano chamado “Acerca da Lei”. Havia um cara mau que machucava seus braços e ele cortava eles fora. Mas aprendemos como trabalhar com suas pernas. É maravilhoso como o Jiu Jitsu Brasileiro, poderia dizer que no filme, havia movimentos de Jiu Jitsu, apesar de se parecer com o Vale Tudo, principalmente a forma de trabalhar as pernas daquela maneira. Naquela época, era impossível fazer algo parecido.

As coisas começaram a mudar aos poucos. A União Soviética não existe mais. A diferença agora é que as lutas são mais brutais e existe um maior risco de lesões graves. Eu poderia dizer que existe uma pequena brutalidade nisto, seria surpreendente.

Você vai lutar querendo matar seu oponente, e no fim você o abraça como se fosse um irmão seu, como dois amigos. Nos tempos soviéticos, nós não tínhamos capacidade para fazer isso. Agradeço a Deus, que existem específicas regras agora. Muitas vezes quando alguém se machuca eu fico nervoso.

Como médico, ter a experiência médica me faz entender como isto é perigoso. Sempre vejo por este lado também porque este é um tipo de esporte com um grande risco de grandes lesões mas quando vejo que pessoas no futebol morrem muito mais do que se comparado ao MMA, isso me acalma.

 

Você é fundador do evento ACB e trabalha para promover atletas russos. Quais são seus planos para este ano e você tem interesse de realizar eventos de MMA e kickboxing?

Khasiev fala sobre o MMA russo e planos para o futuro - Artem Savateev
Khasiev fala sobre o MMA russo e planos para o futuro – Artem Savateev

Nós estamos com quatro direções.

Em primeiro plano, o MMA seguido de Kickboxing, Boxe e Jiu Jitsu. Posso dizer que isso não acontece de maneira planejada. Arbi Muradov veio da Bélgica, ele é um faixa preta. Eu entendi como você precisa do Jiu Jitsu porque nenhum lutador de MMA se torna um especialista na arte se não saber o que fazer quando está no solo.

Lutar no solo é lutar Jiu Jitsu. Especialmente desde que a família Gracie e outras pessoas provaram ao mundo do MMA que sem isso, se você não aprender a lutar no chão vai acabar no fim com a derrota. Desde a vinda do Arbi, nós incluímos isso nos treinos. Nós deixamos o boxe a uns 3 anos, já que estamos mais focados no MMA, Jiu Jitsu e Kickboxing.

A um ano atrás, conversamos com pessoas para fazer eventos de kickboxing e eu vi que eles queriam lutar isto. E cheguei a conclusão que não iríamos perder entretenimento e os custos não seriam tão caros. Então começamos a analisar e discutir acerca. O mesmo nível que o ACB já possui de fama no MMA, nós iremos buscar alcançar no kickboxing.

Temos bons lutadores, cerca de 12 atletas e acho que em 1 ou 2 anos muitos novos lutadores vão aparecer. Tenho até um sobrinho de 13 anos de idade, ele realmente boxeia bem, é filho do meu irmão, Adam.

Falando de Jiu Jitsu, Eu tenho um relacionamento especial com isso. Eu realmente sinto amor por este esporte.

Em setembro de 2013, tive o primeiro treino. Eu já tinha conhecimento de Judô, Wrestling mas após 4 meses de treino, no começo era muito cansativo, mesmo eu tendo um bom condicionamento físico. Aos poucos fui conhecendo melhor a arte e aprendendo a me adaptar em todas as situações, aprendendo a pensar mais.

Em 2014, decidi ir para Portugal mas quando cheguei na alfândega, eles não me explicaram nada, não me deram motivos e simplesmente impediram a minha entrada no país. Então não pude participar do Mundial da IBJJF. Fiquei muito bravo e Arbi também ficou. Mas o que nós podíamos fazer? Apenas continuar trabalhando.

Desde então estamos ainda trabalhando duro. E os resultados já estão aparecendo. Já conquistei uma medalha de prata até. Para mim, o Jiu Jitsu é uma filosofia, para muitos pode ser uma bobagem mas levo muito a sério isto.

Falando dos eventos, faremos três torneios de kickboxing, 61 kg, 71 kg, 91 kg. Teremos quatro lutas por categoria, semifinal e a final. Após estes eventos vamos definir um campeão. Os cards serão muito competitivos. A um ano atrás ninguém acreditava no nosso evento. Hoje já estamos na décima sexta edição. Mas resumindo teremos três cinturões no kickboxing e mais três eventos de Jiu Jitsu.

 

Em sua opinião, qual é o nível do MMA na Rússia agora?

Se você quer fazer comparações, por exemplo se comparado com a Europa, penso que somos melhores.

Se comparados com os Estados Unidos, estamos um pouco atrás. Mas o mais interessante é que estamos percebendo que os americanos estão dando espaço. Nós temos muito a evoluir ainda.

E vejo uma grande perspectiva na Rússia. Se ninguém nos impedir, nós iremos trabalhar com muitas pessoas e existe aqui muitos bons lutadores que ainda não estão no UFC. Como disse antes, em 1 ou 2 anos, o UFC não é algo irreal. Nos dê tempo e o UFC vai ter medo de nós. E não iremos parar até conseguir isso.

 

Jiu Jitsu tem crescido na Rússia segundo Khasiev - Divulgação
Jiu Jitsu tem crescido na Rússia segundo Khasiev – Divulgação

Você tem muitos talentos e está tentando encontrar novos lutadores. Podemos esperar que grandes talentos venham de sua academia em um futuro próximo?

Sua pergunta está correta. 75% dos lutadores nosso são de Berkut. Nossos lutadores trabalham duro todos os dias. Mas eu não obrigo ninguém a trabalhar conosco. Todos os atletas nos procuraram e nos encontraram de alguma forma e mostraram seu desejo de trabalhar aqui. Alguns atletas podem até sentirem medo e isso vejo com bons olhos. Nós somos duros em nossa maneira de conduzir as coisas.

Pode parecer rude, mas tudo isso é para atingir grandes resultados e benefícios. Eu expulsei 10 atletas porque eles estavam sendo egoístas, pensando apenas em si mesmos e querendo apenas benefícios próprios. Nós queremos que nossa academia cada atleta consiga evoluir.

Aqui não existe favoritismo, nós trabalhamos com a justiça e como posso falar sobre isso, pregar isso se trato alguém com preferência? Isto aqui não existe. Nós não contratamos lutadores que frequentam outras academias.

 

Os russos são mais conhecidos como atletas do Sambô, Wrestlers, Kickboxers e lutadores de Boxe. Como está o nível dos atletas de seu país na luta agarrada e no Jiu Jitsu?

É difícil descrever mas simplesmente aconteceu. Para ser honesto, eu não gosto da palavra “Grappling (luta agarrada)”. Prefiro chamar de Jiu Jitsu , ou Jiu Jitsu Brasileiro ou Japonês. Tenho visto progressos. Atualmente existe a idéia de fazer nosso esporte com quimono mas sem socos na cara ou na cabeça, bem parecido com o MMA com suas chaves e finalizações.

Você pode acertar o rosto com suas pernas somente sem as mãos. No Cáucaso, o esporte está sendo trabalhado bem, Porque muitas pessoas não gostam de ficarem nuas ou semi nuas. Islãmicos estão aderindo sendo que eles não gostam de receber golpes no rosto.

 

Na Rússia, o maior e mais famoso lutador é o Fedor Emelianenko. Mas agora temos novas estrelas como Khabib Nurmagomedov, Ali Bagautinov e outros.

Você enxerga a chance neles de se tornarem campeões mundiais?

Todo lutador sempre tem a chance de ser campeão mundial em qualquer evento. Bagautinov lutou pelo título e acabou perdendo. Ninguém chegou tão perto como ele ainda, mas se que Khabib agora vai ter todas as chances.

Se ele vencer a próxima luta (contra Donald Cerrone em maio no UFC 187), ele vai lutar pelo título. Lutar pelo título não é garantia que você vai ser o campeão. Sempre existe o risco de acontecer algo que não está planejado e tudo que você construiu pode se perder.  Mas Insallah ajude e que Khabib possa vencer e se tornar campeão mas faço uma ressalva.

Tudo está nas mãos de Deus. Se ele estiver predestinado a ser campeão, vai acontecer. 100%. Se você não está predestinado, por mais que você tente, não vai conseguir. É apenas minha opinião.

Estivemos próximos com Bagautinov, lutou bem os dois primeiros rounds e queria ser campeão mas acabou perdendo. Acontece. A mesma coisa pode acontecer com qualquer um, até com Khabib. Mas Insallah que ele venha a conquistar esse cinturão. Nós nunca tivemos o cinturão do UFC por muito tempo.

Me lembro quando Oleg Taktarov conseguiu fazer isto, era exótico ver as lutas através de fitas VHS. Mas os Gracies com seu Jiu Jitsu atropelaram a todos. Agora, nossos lutadores são muito bons. Eles tem princípios morais e eu acho que no futuro vamos ter não somente um cinturão, mais muitos.

Khasiev torce por sucesso de Nurmagomedov no UFC - Divulgação
Khasiev torce por sucesso de Nurmagomedov no UFC – Divulgação

A pouco tempo o UFC anunciou que vai realizar um evento na Rússia este ano. Você acredita que após esta estréia do UFC pode ajudar o esporte se tornar mais popular?

Fiquei surpreso quando ouvi isso. Sempre ouve muitas especulações acerca deste assunto, se a realização de um evento (do UFC) iria ajudar a popularizar o esporte ou não. É claro que vai. Não precisamos discutir acerca.

Tivemos grandes eventos no mundo dos esportes, como as Olimpíadas, Fórmula 1. Durante 5 a 7 anos atrás, tivemos a Fórmula 1 como o maior esporte. Se a Rússia consegue sediar Olimpíadas e a Fórmula 1 perfeitamente, porque não conseguiria realizar uma edição do UFC?

É ridículo fazer comparações. Eu sequer comparei o UFC com o futebol europeu. Para mim é mais um evento, que é feito um acordo financeiro aonde quem luta, luta para conseguir dinheiro. Mas volto a dizer: O UFC não é algo irreal e não é o centro do mundo.

 

Qual é a sua opinião acerca do MMA Feminino? O que você acha acerca de sua lutadora Zaira Dysherkova e o que você espera dela no futuro?

Vou ser bem sincero. Não apoio as mulheres lutarem. Sou contra isto mas vejo que as mulheres estão com muito desejo de competir e vencer. Sobre ela (Zaira), penso que ela tem todas as chances de se tornar campeã do UFC.

Penso que ela pode alcançar isto. Tem o elemento principal, o desejo. Sempre procuro ajudar ela e tenho 100% de certeza que ela vai entrar no UFC e vai pegar o cinturão.

Ela vem para treinar todos os dias e é a última a deixar a academia, acho que isso pode dizer muito acerca dela.

No futuro, vejo ela fazendo mais lutas e evoluindo cada vez mais. Recentemente, ela perdeu para a Isabella Badurek (atleta do UFC) lutando na Polônia mas nós teremos uma revanche com ela no UFC. E tenho certeza que ela vai ser campeã do Ultimate no futuro.

Khasiev não apoia o MMA Feminino - Divulgação
Khasiev não apoia o MMA Feminino – Divulgação

O que você pensa acerca do caso de Anderson Silva, que testou positivo em exames antidoping?

Você acha que o novo sistema de controle antidoping vai ajudar a melhorar o combate a quem burla o sistema?

Claro. E te digo mais. Não entendo, não quero entender e penso que isso é muito ruim. E sou contra também ao corte de peso.

O recorde de corte de peso, 28 kg. De 105 kg a 77 kg, isto em apenas um dia ou uma semana é uma loucura.

Os médicos dizem que se você cortar 5%  de seu peso em um curto período de tempo é um choque para seu corpo e todos os seus organismos serão afetados. Houve uma conferência aonde nós conversamos diversas vezes sobre a pesagem ser no dia da luta. Igual ao Jiu Jitsu. Quando no evento como em Portugal, você pesa e vai lutar.

O mesmo poderia ser usado no MMA e certamente esse processo iria acabar.

Sobre as drogas de performance, é algo que não existe senso nenhum. eu não sei se realmente ele (Anderson) fez (cometeu o uso) ou não. Existe muito rumor acerca. Mas sempre me questiono se você realmente precisa disso. Sou totalmente a favor de um controle e acho que temos que lidar com esse assunto de maneira radical.

 

Você é fã de lutadores brasileiros? Se sim, quais?

Penso que todos os mais fortes lutadores no Jiu Jitsu hoje são brasileiros. Incluir os irmãos Mendes nesta lista.

Sobre os brasileiros, tenho muita admiração pelo Vinny (Pezão) Magalhães. Talvez ele seja meu favorito. Acho que se o público o apoiar e promover ele, creio que Vinny pode vencer qualquer um. Ele é muito forte, muito bom e perfeito no chão. E tem uma boa técnica em pé. Quem sabe eu tenha sorte de um dia trazer ele para nossa academia.

 

Se puder, mande uma mensagem a nossos leitores e fãs do esporte…

Deus criou a natureza e as coisas naturais para saciar o ser humano. Quando você desfruta disto, é maravilhoso.

Você pode estar cansado do seu trabalho, o que é melhor para você? Dormir, descansar. Se você está com sede? Beba uma bela água ou um suco natural que vai te fazer bem.

Não dê atenção a brincadeiras falsas, ilusões como cigarros, drogas, bebidas. Fazendo outras pessoas felizes mas não você.

Case, construa família, faça festas, esteja sempre em harmonia e nunca pense negativo. Evite tudo que seja negativo em sua vida.

Faça esportes, ajude a sociedade com alguma coisa, seja amigável com as pessoas. Não acredito que como os budistas dizem que um dia você vai ter uma segunda, quinta, décima vida. Acredito que nós nascemos apenas uma vez e vamos morrer e será o fim de tudo.

No tempo que nós vivermos, nós precisamos estar de acordo com alguns princípios: honra, justiça, ética, respeito e outros.

Se você tem uma religião, tudo bem, se não faça esportes. Para os fãs do MMA, lembrem-se de minhas palavras.

Em três anos nós vamos arrebentar no UFC! In Sha Allah!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *