Não podemos nos iludir com a Seleção

Foto: Wander Roberto/Inovafoto/Gazeta Press

Senhor! Não vai ser fácil essa Copa e creio que não podemos sonhar muito alto… Antes eu estava bem mais confiante, mas vejo nossa Seleção muito frágil emocionalmente e nas finalizações.

Vamos lá. Sobre o jogo contra a Costa Rica. Se foi esse sufoco contra eles, imagine contra os próximos adversários. O primeiro tempo foi um lixo. Nem vou comentar.

O segundo tempo foi beeem melhor. Marcelo mais confiante, Fágner e Firmino entrando bem e dando conta do recado.  E o Neymar? Vamos lá:

1 Se esforçava, mas não conseguia concluir. Ainda não está 100%, mas resolveu mais do que no primeiro jogo. Está com mais ritmo.

2 O pênalti não foi mesmo, na minha opinião. Ele interpreta e pula demais.

3 A pressão em cima dele está muito forte. Vem de lesão, todo mundo reclamando que é cai cai e fominha e quando errou aquela bola escondendo o rosto, senti o quanto ele próprio está se cobrando.

4 Fez o gol, mas quando terminou a partida sentou e chorou. Uns acham que foi interpretação, PAREM COM ISSO! Quem vai querer parecer tão frágil e imaturo? Ele chorou porque também se cobra e está se superando. Ele quer tanto quanto todos nós conquistar uma Copa. Fiquei sensibilizada.

O que eu percebo dessa Seleção é que neste jogo lidamos melhor com a ansiedade e com a pressão, mas o adversário não tinha feito gol e era frágil. Um trabalho psicológico teria caído como uma luva nesse time que se sente tão pressionado e ansioso. Há técnicas de respiração, concentração e exercícios para manter o foco que poderiam ajudar. Leiam o blog do Cozac e vejam o quanto um trabalho de fortalecimento emocional seria importante.

Mas, enfim, vamos em frente. Quarta-feira tem mais. Continuarei torcendo, mas sei que será bem complicado.

5 comentários

  1. Concordo plenamente essa copa não estar sendo fácil não ,Neymar como jogador principal é muito cobrado mais espero que os próximos jogos o Brasil vai ser melhor

  2. Srª Giannella, gostaria de partilhar sua opinião a respeito do suposto choro desse senhor. No entanto, como adepto de Tomé, só acredito vendo, e não vi lágrima alguma. O que me leva a desconfiar são as atitudes sempre marqueteiras e pouco adultas desse senhor. Quanto ao desempenho no jogo, esse senhor mostrou-se desequilibrado emocionalmente e ofendeu adversários e o próprio juiz. Este último se quisesse te-lo-ia expulsado, mas preferiu contemporizar. Quanto a não se mostrar frágil, creio que esse foi um recurso infantilizado para obter atenção e carinho de todos, a Srª é mãe e certamente já deve ter registrado tal comportamento em crianças de tenra idade. O Sr. Neymar Jr. ainda está na infância emocional e tal comportamento seria compatível com sua idade emocional.

  3. Esse choro do Neymar é uma reação do seu ego o qual anda sofrendo com as críticas que ele não admite. Então, quando consegue realizar algo por que está sendo cobrado, ao invés de demonstrar alegria ele chora. Chora para se reconfortar como a dizer :tadinho de mim tão criticado injustamente mesmo sendo o melhor de todos. Dai então o choro. Não é choro de alegria, de arrependimento ou mesmo de tristeza, é choro de revolta. O pior, é que na maioria das vezes esse tipo de reação é uma carta de crédito para ele continuar fazendo o que bem entende. É uma espécie de conforto emocional para continuar a aprontar as suas. lembre-se o que disse Renê Simões. Neymar muito provavelmente foi crado sem ouvir um NÃO. E para azar dele essa sua vida de pop star continua o conduzindo nessa rota que no seu final não costuma geralmente ser boa. Tomara que ele mude.

  4. Michelle Gianella

    A seleção gamba amarelada da Nike do Brasil varonil suou sangue para ganhar na bacia das almas da fraca Costa Rica e na minha opinião não se classifica para as oitavas de final perde para a Servia e classificam-se a própria Sérvia e a surpreendente Suiça daquele baixinho canhoto que joga bola demais o tal de Shaquiri, depois da Copa o treineiro e futuro padre Tite vai enganar na Europa ou na China, nem volta para o Brasil….sil….sil….sil. Saudações palmeirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *