Era uma tragédia anunciada…

(Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Quando Rogério Ceni foi anunciado como treinador do São Paulo, pensei: não vai dar certo.

Ele nunca foi treinador e, de repente, pegaria um dos maiores times do Brasil pra dirigir, time onde era ídolo. Não seria tarefa das mais simples. Mas Rogério confiou em seu taco ( admiro a coragem dele) mas ao mesmo tempo achei um pouco pretensioso assumir tal missão.

Se dependesse apenas de si, tenho certeza de que daria certo. A dedicação, obstinação, determinação, garra, força de vontade e seriedade dele como profissional são inquestionáveis. No entanto, o treinador precisa lidar com um grupo de pessoas, não só os jogadores, mas seus auxiliares, empresários, dirigentes, médicos, enfim, um mundo de gente. E aí acho que Ceni pecou.  

Claro que a diretoria não ajudou. Ele começou o ano com um elenco que foi sendo desfeito ao longo da temporada. Além disso, faltou liga, química, entre o comandante e a equipe. O chefe precisa ter autoridade para conquistar o respeito de seus subordinados, precisa ser um bom gestor de grupo, administrando egos, sentimentos, vaidades, cobranças, panelinhas…  Faltou isso, Rogério.

Claro que não é o fim da carreira dele, mas a vida não gosta de atalhos. Talvez Ceni não tenha que estudar grandes táticas e técnicas para ser treinador de futebol, mas sim fazer cursos de coach e gestão de pessoas e equipes. Isso facilitará muito o relacionamento com o grupo fazendo com que tire o melhor de cada um.

Rogério, você perdeu uma batalha, não a guerra. Este foi apenas o primeiro de muitos ensinamentos dessa nova etapa de sua vida. E aprendizado sempre vale a pena, certo? Boa sorte, mito!

5 comentários

  1. Olá Michelle,boa noite…
    Tenha sua opinião no futebol,vc tem capacidade amiga…Não entre nestas de alguns comentaristas da gazeta e de outros órgãos ,desculpe,ridículo,onde além de não entenderem,não sabem o que falam,tb não são profissionais…
    Aqui em Jundiaí,fiz recentemente uma pesquisa sobre isso,como tb quais os programas de esportes assistidos.
    Dos 100 entrevistados,2 assistem a Gazeta,e ainda com as mesmas críticas que a minha…
    Creio que isso deva ser de ajuda a todos,hora de repensar,pois é muito torcedor nestes programas…
    Desculpe minha sinceridade,e grato pela atenção…Boa noite e abraços…

  2. O mito tem um pouco de culpa sim, mas a menor das culpas é a dele. A diretoria sim, essa é a principal culpada. Só querem saber do dinheiro, bando de mercenários . Espero q com o Dorival Jr. Resolva alguma coisa. Só resta torcer pra ele se dar bem e pra aquelas sanguessugas saiam do poder de lá e entre gente q ame o clube primeiramente. Poderia até o Rogério voltar pra ser presidente do SPFC.

  3. Oi senhorita Michelle!
    Sua visão da situação é como sempre muito prática e você acerta sempre. Gosto muito do teu estilo!
    Que a tragédia estava programada já antes do RC entrar na pedreira é claro. Muitos não gritaram logo o pare! para ele porque ninguém sabia quantos meses ele iria agüentar o rojão. Além disto, a desmontagem do time foi se tornando pior após ele iniciar. Naquele inicio ainda se pensou que com o elenco deslanchando o RC poderia estar melhor na tabela.
    Tudo resumido, é claro que o RC iria cair e tropeçar também na falta de experiência. Muitos técnicos experientes teriam jogado a tolha eles mesmos já no inicio, vendo a palhaçada dos cartolas (isto não seria a primeira vez).
    Entretanto, ou mesmo por isso, temos que salientar que o RC foi talvez o menor responsável na miséria da situação.
    Os cartolas se desfizeram do RC para disfarçar a origem principal do problema.
    O próximo técnico, não importa que seja, vai cair bonitinho como o RC.
    Nesse dia escreve por favor tua visão da história e lembre-se mim.
    Abcs, Memil

  4. Concordo com vc.,faltou muita coisa,ninguém detém unanimidade,ninguém abraça projeto dos outros assim do nada ,nunca dependa dos outros para projetos seus,foi isso que aconteceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *