É proibido proibir…

Foto: OSCAR DEL POZO / AFP

Você pode proibir muitas coisas, o médico pode proibir, os pais podem, as autoridades podem, mas no dia a dia, se quiser comer fora de hora, dormir de madrugada, namorar de dia, trocar de roupa, cortar o cabelo, dançar…dançar não pode? Quem foi o ignorante das leis naturais da vida que disse que não pode dançar?

Primeiro foi o Koke…famoso quem? O capitão do time do Atlético de Madrid, que disse semana passada que se tivesse dancinha em caso de gol de Vini Jr. para o Real Madrid, seria perigoso…briga, confusão, falta de respeito!

Não bastasse, um tal de Pedro Bravo (deve ser importante) agente de jogadores, gritou histèricamente num programa de tv na Espanha, que dançar não pode…”Se quiser dançar, vai fazer isso no Sambódromo no Brasil…não vai fazer macaquice aqui não”. Foi repreendido, advertido, mas continuou gritando ofensas à Vinicius jr.

Choveram manifestações em defesa do ex-flamengiuista, de várias partes do mundo…Do Brasil foram lidas postagens do rei Pelé, combatendo o racismo e defendendo a alegria, da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e estranhei nada ler do Flamengo! Mas não são obrigados, essas coisas só prestam quando espontâneas!

Jogadores brasileiros na Europa sim: Neymar puxou a fila e houve até quem pedisse a prisão do tal de Pedro Bravo, que de bravo tem tão pouco, que mais tarde viria a pedir desculpas, alegando que “fazer macaquice” seria (pra ele) fazer idiotices…ou seja, não chamei de macaco, chamei de idiota. Dois aspectos da coisa toda me chamaram a atenção: o Real Madrid demorou um pouco a se manifestar, mas o fez, defendendo os direitos de seu jogador, e acionando o departamento jurídico do clube para tomar medidas legais. E o técnico do Real, Carlo Ancelotti, disse que Vini Jr estava bem disposto em jogar o clássico Atlético de Madrid x Real Madrid, na casa do adversário. E que ele, treinador, precisava destacar que não via racismo na Espanha, ou melhor, nesse caso! Indagado se havia falado com o jogador sobre o assunto, respondeu: “Não, não sou seu pai. Nem seu irmão! Falamos de futebol!” Okay

E na chegada ao estádio do Atlético, milhares de torcedores gritavam entre outras coisas, “Vini jr macaco”! Alguém vai achar que não dói? Que não machuca?

De qualquer forma, o garoto de 22 anos respondeu, antes e durante o clássico. O que ele disse foi traduzido em vários idiomas: ” Sofri ataques de racismo e xenofobia numa mesma frase…mas isso não começou agora.” Ou seja, uma vida inteira de 22 anos!

E seguiu: “Há semanas começaram a criminalizar minhasou danças. Que não são minhas. São de Neymar, Ronaldinho, do Paquetá, do Pogba, do Matheus Cunha, do Griezman e do João Félix. São dos funkeiros e dos sambistas brasileiros. Dos cantores latinos do reggaeton, e dos pretos (norte) americanos. Dizem que a felicidade incomoda. A felicidade de um preto brasileiro e vitorioso na Europa, incomoda muito mais. Mas repito pra você, racista, eu não vou parar de bailar. Seja no Sambódromo, no Bernabeu, ou onde eu quiser. Eu não vou parar de bailar.”

Durante o jogo, Rodrigo marcou, chamou, e dançaram os dois…rs..aplausos! Caetano canta para Vinicius jr. e todas as vítimas de racismo do mundo… É proibido proibir…e eu digo não…
eu digo não ao não…
#bailaviniciusjr

O Real Madrid venceu o clássico 2×1, está líder invicto, 6 jogos, 6 vitorias, 18 pontos, e o Atlético é 7º colocado… explica? Mas não justifica!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *