Medicina do Estilo de Vida, uma escolha inteligente

O tema “estilo de vida saudável”, até pouco tempo, era bastante subjetivo, havendo muitos conceitos pessoais e diversas inferências acerca do tema.

A medida que os estudos progrediram, conceitos foram estabelecidos cientificamente, tendo sido consolidado como ramo da medicina a Medicina do Estilo de Vida.

A Medicina do Estilo de Vida é a prática, baseada em evidências, para ajudar indivíduos e famílias a adotarem e manterem comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida apoiada em seis pilares:

– Nutrição (dieta Mediterrânea ou plant based). Associada a menor desfecho de doenças cardiovasculares e metabólicas.
– Exercício, 150 minutos semanais, distribuídos ao longo da semana são suficientes, mas mais é ainda melhor!
– Sono adequado. Baixa qualidade ou privação de sono pode trazer piora de qualidade de vida, transtornos de concentração, memória e disfunções imunológicas.
– Controle do estresse. Um fator positivo, reduzindo a incidência de muitas doenças, o seu controle leva a maior motivação e produtividade.
– Controle de tóxicos. Álcool e tabaco são as principais drogas lícitas da nossa sociedade. O abuso destas drogas impacta na saúde em várias esferas sociais.
– Conexão Social Positiva: Conexão social é essencial para nossa saúde emocional e geral. Estudos mostram que indivíduos com fortes conexões sociais tendem a ser mais longevos e saudáveis.

Buscar a harmonia destes Pilares resulta em um Estilo Saudável de vida e que vai te levar a viver com melhor qualidade e maior longevidade.

Outro aspecto interessante, é que quando o objetivo é performance, o equilíbrio e harmonia entres esses pilares se tornam ainda mais evidente. Para um atleta desempenhar, cada Pilar precisa estar otimizado em seus fundamentos, pois o um atleta de alto desempenho trabalha com alto refinamento e cada detalhe faz muita diferença. Portanto, seja no quesito saúde, como no esporte recreativo ou no ambiente de performance, a abordagem com a Medicina do Estilo de Vida assume um papel de extrema relevância e impacto positivo.

Bom treino!

Dr. Bruno Sthefan
Cardiologista e Médico do Esporte

 

3 comentários

    1. Obrigado, é de muito valor os fundamentos da Medicina do Estilo de Vida na prevenção de doenças. Próximo de 80% de todas as doenças do mundo são causadas por desarranjo dos pilares mencionado na matéria. Impulsionar esta informação será muito útil para o movimento de promoção à saúde pelos bons hábitos e escolhas saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *