Um novo espaço para você dialogar com a Educação Física Escolar

Logo no comecinho do ano letivo nas escolas e nas instituições de ensino superior neste ano de 2017, temos a satisfação de dar início às atividades do BLOG EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA. Este espaço foi criado em função da visão e espírito colaborativo dos profissionais Júlio Deodoro (superintendente) e Erick Castelhero (editor executivo) da Gazeta Esportiva a quem agradecemos tod@s nós da Educação Física Escolar Brasileira.

Aqui você poderá tomar conhecimento sobre os objetivos, conteúdos, propostas e discussões acerca do componente curricular Educação Física. Poderá encaminhar suas sugestões, dúvidas, posicionamentos e críticas que possam estar presente em seus pensamentos.

Você contará com um elenco de profissionais da Educação Física Escolar espalhados por todo o território nacional atuantes tanto nas escolas da Educação Básica Nacional (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), como docentes de instituições públicas e privadas que formam os profissionais para a área Escolar (licenciaturas).

Certamente, você encontrará muito além de informações que lhe permitam melhor discutir as questões da Educação Corporal que ocorre nas escolas, conhecer propostas inovadoras e criativas para o desenvolvimento dos conteúdos, provocações as mais diversas para seu repensar sobre a finalidade e significados desse componente curricular.

No momento em que o Governo Federal apresenta propostas de modificação do Ensino Médio Nacional e que, em determinado tempo, propôs a extinção desse componente curricular entendemos de suma importância dialogar com a sociedade pontos importantes sobre a Educação Física Escolar de nossas crianças, adolescentes e jovens adultos.

Aguardamos por sua efetiva e afetiva participação. Somente o conhecimento e seu aprofundamento podem contribuir para os indispensáveis avanços exigidos.

Esperamos por você, faça parte e usufrua deste espaço.

7 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa prof. Daniel!!
    Com certeza, um espaço que contribuirá com as discussões na área da Educação Física Escolar!
    Minha eterna admiração pelo seu trabalho!
    Tiemi

  2. Professor Daniel, parabéns por mais essa conquista!!!!!!!!!!!!!!!

    Parabéns a Gazeta, por ter o professor Daniel como colaborador pois é um mega profissional e parabéns também por essa iniciativa de valorizar essa área tão esquecida e tão pouco valorizada!

  3. Caríssimo amigo Daniel, parabéns por mais essa inciativa, que certamente trará muitas reflexões e contribuições à nossa área! Vida longa ao blog!!!

  4. O modelo de educação cubana, à sua maneira contempla esta situação: traz no seu currículo aulas de educação física e desportos separadamente. Lógico que a ed. física por si só tem jogos motivadores, sem que seja um esporte completo. Aos talentos a oportunidade de praticar a modalidade que tem aptidão.

    1. Prezado Norival
      A divisão clara entre a Educação Física Escolar, o esporte escolar e o esporte de alto rendimento é uma tônica em países desenvolvidos.
      Cada espaço com seus objetivos claros, didáticas específicas, atendimento aos desejos, necessidades e possibilidades dos educandos, das pessoas e dos atletas.
      Assim também é no Japão. A escola é o centro de convergência da comunidade para inúmeras atividades. A Educação Física Escolar é um dos componentes da formação.
      Há múltiplas experiências das crianças e adolescentes com as possibilidades da cultura corporal de movimento. Após as aulas, todas as crianças devem optar por atividades complementares. Neste elenco estão os esportes, a música, o teatro, em suma, aspectos da cultura que são ofertados de acordo com os desejos e interesses e possibilidades de cada cidadão.
      Diferenciando-se didáticas e objetivos.

  5. Parabéns, prof° Daniel!
    Pelo profissionalismo exemplar de sempre e pelo espaço aberto para nossa área.
    De extrema relevância para a Educação Física, principalmente em tempos tão sombrios na parte política do nosso país e ao que nos tange.
    Obrigado por sempre contribuir para que a nossa área evolua e parabéns a Gazeta pela iniciativa.
    Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *