“Todo fazer é conhecer, todo conhecer é fazer”

Iniciamos o ano de 2018 com uma provocação que tem origem em textos extraídos do livro “A construção do conhecimento na Educação Física Escolar: ensaios e experiências, organizado pelos professores Edison de Jesus Manoel e Luiz Eduardo P. T. Dantas, Editora CRV, 2017, página 14.

João volta para casa de pois de uma tarde na escola com aulas de matemática e ciências e sua mãe lhe pergunta:

– O que você APRENDEU hoje meu filho?

O mesmo João volta para casa depois de uma tarde na escola em que teve aulas de educação física e sua mãe, novamente, lhe pergunta:

– O que você FEZ hoje meu filho?

Certamente, esta diferença não percebida por longos anos ou, talvez, excessivamente presente, insistente, resistente tenha propiciado a interpretação que ainda persiste de que o fazer pelo fazer está intimamente ligado ao componente curricular Educação Física. Que conhecimentos são ou podem ser atribuídos a este componente que chegou a ter sua existência na educação básica nacional próxima da extinção, especialmente no ensino médio? Conhecimentos? Ora, ora, ora…. dar voltas na quadra, jogar futebol, queimada ou permanecer na arquibancada tem quais conhecimentos mediados? Estaria a mãe do João apenas reproduzindo o que vivenciou em sua vida escolar? Estaria ela com a razão em diferenciar da forma que está posta no texto?

Páginas adiante, 145, os mesmos autores apontam, no epílogo, a seguinte provocação:

“Será que a mãe do João mudaria sua pergunta após a leitura […]? Não obstante, ficaríamos contentes se a mãe do João continuasse a se referir ao FAZER no que concerne à Educação Física mas tivesse uma noção diferente de FAZER.”

As contribuições que são apresentadas neste espaço buscam oferecer subsídios para resignificar a Educação Física. Continuaremos este texto nos próximos momentos. Esperamos por contribuições

 

 

Daniel Carreira Filho

2 comentários

    1. Olá, André.
      Feliz por apoiar nossa iniciativa. Vamos lá, proponha temas e nos provoque ou, melhor, escreva o que deseja socializar.
      Abraços
      Daniel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *