Provocando a autoria entre alunos de ensino médio: exagero?

 

Quando com nossos alunos de ensino médio no ano de 2017, em uma escola pública de qualidade, provocamos a todos e todas na direção de relatarem, na forma que melhor entenderem, como foram suas experiências vivificadas nos dois primeiros bimestres (ainda se divide o ensino em bimestres), tínhamos em mente o que foi proposto pelo professor Edison de Jesus Manoel, vamos lá.

“[…] a escolarização é processo, busca, entre outros objetivos, tornar o indivíduo autônomo. Mas quanto difícil é atingir este objetivo!!!! Autonomia e Autoria andam de mãos dadas. Todo autor é um AGENTE que faz com suas palavras signifiquem coisas. Ele cria um mundo.”

Assim, nas aulas de Educação Física pudemos provocar nossos alunos e alunas à escreverem em forma de poesia, texto crítico, desenho ou qualquer outra forma de expressão de suas ideias, sobre a experiência vivida. Vida em movimento, movimento em vida e poesia. Fomos viajantes, todos nós, entre palavras, versos, gestos e grafismos. Tivemos a felicidade de transcender a mesmice do fazer pelo fazer. Ultrapassamos os limites da imaginação tolhida pelas regras castradoras do jogo corporal imposto pelo esporte espetáculo. Lemos sobre os preconceitos vistos e vividos. Entendemos que muito além do fazer esteve presente o compreender o mundo vivido, intensamente vivido.

As aulas de Educação Física nos permitem subverter a ordem imposta. Podemos superar. Foi maravilhoso….

Ansioso por novas aventuras que podem estar no “desafio  enorme de uma folha em branco de papel A4 que deve ser preenchida com nossas ideias. Jogar palavras no papel é bem mais do que arremessa-las no tamanho A4” (Edison de Jesus Manoel).

3 comentários

  1. Bom dia!
    Exagero?
    Digo que não, o aprender vem muito além da quadra ou a sala de aula.
    Aprender pouco, sempre melhor que não aprender.
    Realmente superar sempre.
    Ótimo em saber que aos poucos os jovens vão
    deixando de ver a disciplina EDUCAÇÃO FÍSICA do fazer por fazer
    AUTONOMIA.
    Palavra chave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *