A redução da oferta das oportundades para a aproximação de alunos e alunas com os esportes se traduz, invariavelmente, na prática de determinados esportes (diria exclusivos) no seio das escolas apenas como prática distante das realidades que permeiam as atividades humanas.
A possibilidade de interpretação do fenômeno esportivo, até como simples expectador que conhece a origem, as características de seu surgimento, os fatores políticos, econômicos e sociais atrelados, indubitavelmente, aos esportes, sejam eles coletivos ou individuais, deixa de ser promovida no ambiente escolar.
Os professores Marcelo FAdori Soares Palhares, Felipe Tavares Paes Lopes e Osmar Moreira de Souza Júnior, souberam ampliar os olhares sobre o esporte-espetáculo no seio da Educação Básica. Dialogam para muito além da paupérrima apresentação das regras dos jogos.Avançam sobre questões presentes no Esporte e provocam a realização, no seio da escola, de temas transversais envolvendo os demais componentes curriculares na discussão de questões pertinentes e frutíferas.
Vale a pena ler RELAÇÕES COM O ESPORTE-ESPETÁULO – Editora CRV – 2016