Os primeiros 1000 dias de vida……..

Ao assistir na noite de ontem (09/08/2019) ao programa “Os primeiros 1000 dias de vida” (Café Filosófico CPFL) com a participação do professor Doutor José Martins Filho, tivemos a satisfação de, uma vez mais, confirmar que os fenômenos do desenvolvimento e crescimento humano devem ser observados em quaisquer atividades que são apresentadas às crianças e adolescentes e, em especial, às crianças em mais tenra idade.

As transformações que o mundo moderno provocou nos relacionamentos humanos, o distanciamento dos humanos dos próprios humanos, as questões mais simples do cuidar, afeto, amor, carinho que foram sendo substituídas por “distrações tecnológicas” (celulares nas mãos de crianças com idades abaixo de 2 anos de vida, por exemplo), câmeras de vídeo para observação, a distância, dos filhos e uma série de outras atitudes adultas com as crianças, são fatos que deixaram de ser observados, valorizados e alterados em benefício das crianças e adolescentes.

Há muito a compreender assistindo ao vídeo que se encontra no youtube. Muito mais, ainda, a se questionar na função docente de mediação do conhecimento humano. Não se trata de privilegiar o aspecto biológico por muitos criticado quando da presença do componente curricular Educação Física. Há fortes indícios para nossa meditação na fala do professor. E, não são meramente fatos biológicos. Trilham para muito além desta simples atribuição “biológica” do processo de desenvolvimento humano. Conciliar os conhecimentos e melhor mediar a ação de crianças é um primeiro passo a ser observado por todos, em especial àqueles que atuam na pré-escola.

 

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *