A justa classificação do Palmeiras

Raphael Veiga marcou três para o Palmeiras na Bolívia (Foto: Divulgação/Cesar Greco)

O Palmeiras carimbou o passaporte para as Oitavas de Final da Libertadores. Na noite dessa quarta-feira, goleou por 5 a 0 o pobre Independiente Petrolero, com Raphael Veiga fez o hat-trick. Um dos gols belíssimo. O placar foi completado por Rony e Navarro. Foi a quarta vitória seguida na Libertadores, com 20 gols feitos e apenas dois sofridos. Classificação justa, se bem caiu em um grupo muito fraco. Porém sorte é sorte.b

Técnico Abel Ferreira deixou claro ter finalmente definido um time titular. Pelo menos o onze a sair jogando. Demorou para o portuga tomar essa importante decisão, embora seriam esperadas alterações ao longo dos 90 minutos. E com Gabriel Veron, o novo componente do trio ofensivo.

PÊNALTI, GOL DE VEIGA

O Verdão, como sempre, tentou resolver fazendo um gol logo de cara. Cabeceio de Raphael Veiga, Murilo dividiu com o goleiro e árbitro assinalisou falta. Veron caiu pela esquerda, compondo com Piquerez. Dudu repetia o esquema do lado oposto com Marcos Rocha e Rony dava uma de falso camisa 9.

Francisco Silva, então, ia levando um “chapéu” de Rony, e barrou a jogada com a mão. Pênalti infantil e incontestável. Raphael Veiga cobrou na base da “cavadinha” e estufou as redes, 1 a 0. Veiga empatou com Alex com 12 gols na história das participações palmeirenses no torneio.

DUELO DE ARTILHEIROS

Veron recebeu livre pela esquerda e cruzou. Dudu amorteceu e Veiga mandou ver, 2 a 0. Briga pela artilharia na Libertadores ganhou força. Agora, Veiga e Rony tinham 13 gols na competição. Um duelo interno de artilheiros.  E o adversário? Bem, esse parecia um sparring de boxeador. Apanhava sem reclamar.

Depois de Piquerez arriscar de longe, Dudu completou passe para Veiga. Ayala fez um “milagre”. Aos 32, o ainda ídolo alviverde, Cristaldo cabeceou e Gomez evitou gol certo com um “carrinho” preciso. Rony penetrou pela direita e bateu. Ayala espalmou.

CRISTALDO EXPULSO

Cristaldo abriu para Ali, que bateu torto para fora. Na sequência, o ex-palmeirense disputou lance com Danilo e soltou o cotovelo. Árbitro mostrou cartão vermelho direto. Jogador percebeu na hora a besteira feita, abaixou a cabeça e deixou o gramado.

Inconformado, técnico adversário xingou o juiz. Apitado não levou desaforo para casa. Expulsou o insatisfeito por ofensas e reclamação. O que estava difícil, ficou complicado ainda mais para o Petrolero. Um cheiro de goleada pairava no ar.

VEIGA E NAVARRO, GOLEADA

Abel já mudou no intervalo. Vieram Gabriel Navarro e Mayke. Verdão, por sua vez, atuou sem pressa. Tocou a bola de um lado para o outro do gramado e chegou naturalmente ao ataque. Afinal, o Petrolero estava com um a menos e tecnicamente era uma equipe bem mais fraco.

Ai, então, Veiga decidiu arriscar de longe. Pegou na veia da pelota e acertou o ângulo, 3 a 0. Nem deu tempo para a equipe boliviana respirar, quando Dudu deu para Navarro, que fintou, trocou de pé e mandou ver, 4 a 0. Wesley mandou para o fundo do gol de Ayala. Arbitram anulou. Estava impedido.

VIROU CASA DO NOCA…

Em cobrança de escanteio pela esquerda, Murilo entrou de cabeça e ampliou para 5 a 0. Zagueiro livre, leve solto, nem.saltou para testar. Defesa boliviana ruim demais. Gustavo Scarpa arriscou de longe e acertou a trave. Na verdade, o pega virou a “Casa do Noca” e o time alviverde deitou e rolou.

Navarro afundou o sexto tento, contudo a bandeirinha assinalou pênalti. De novo o garoto atacante rolou para o gol. Zagueiro salvou em cima da linha. Acunha testou Weverton de longe, sem sucesso. Acunha, de falta, e de novo goleiro estava atento e espalmou por cima do travessão. Equipe classificafa para a próxima fase, de chuteira nas costas.

E tenho dito!