“São Tiago” faz milagres em Cuiabá

Foto: Rubens Chiri/SPFC

O criticado Tiago Volpi do São Paulo estava em jornada inspirada e segurou o empate sem gols diante do Cuiabá, nesta segunda-feira à noite, na Arena local. Goleiro salvou pelo menos três gols certos do adversário, com defesas “milagrosas”. Um “santo” debaixo dos três paus. Outro a usar toda experiência obtida na longa carreira foi Miranda. Acabou sendo um “paredão” para sorte do técnico Hernan Crespo, na corda bamba no Morumbi não é de hoje.

As circunstâncias obrigaram um futebol mais aberto. Um ponto separava apenas a equipe paulista da goiana. Era a famosa “partida de seis pontos”. E o Cuiabá, por atuar em casa e com torcida, mostrou vontade e espírito de luta desde o começo. Por incrível que pareça, também lá estiveram adeptos do Tricolor, se esguelaram nas arquibancadas do enorme estádio local.

RIGONI CONTUNDIDO

Muita correria e pouca técnica. O primeiro lance perigoso coube ao Cuiabá. Contra-ataque puxado por Jenison que encontrou Max. Atacante tentou dar uma “cavadinha” na saida de Tiago Volpi e perdeu gol feito. Quis fazer o que não sabe. Ruim demais. Faltou competência e humildade.

Rigoni sentiu o músculo posterior da coxa esquerda e saiu para a entrada de Marquinhos. Perda considerável para o time são-paulino. Atacante vinha sendo o principal jogador nos últimos jogos. Comandada pelo veterano Miranda, defesa se comportava muito bem, se antecipando em quase todos os lances de perigo.

A dificuldade do São Paulo era propor o jogo. Luciano como armador no meio campo não é tão ousado como centroavante e Carelli, ainda sem ritmo, parou na zaga adversária. Em nenhum momento ameaçou o goleiro Walter, ex-corintiano. Como diria o finado Telê Santana, “se não chutar, a bola não entra”. Que Deus o tenha.

MAUS MOMENTOS 

Crespo resolveu voltar para etapa final sem alteração. O Cuiabá se mandou com tudo. Felipe Marques e Pepê, de fora da área, viram Volpi se esticar todo no ar para impedir a abertura do placar. Os dois pegaram na veia da bola. Pressão total do Dourado. Tricolor não passou do grande círculo.  Camilo arriscou de média distância. Chute fraco.

Finalmente, aos 17 minutos, Léo Pelé criou da esquerda e Luciano deu uma virada no ar. Valter defendeu com categoria. Crespo, então, alterou por atacado, Liziero, Rojas, Benitez e Gabriel foram para luta. Benitez arriscou de longe e Valter encaixou. Jenison lançou Felipe Marques. Ele fintou Igor Gomes e Volpi pegou. Descida pela direita, Paulão subiu no quinto andar e testou forte. De novo goleiro são-paulino salvou no reflexo.

Volpi já era o melhor em campo disparado. São Paulo perdido, sem esquema tático definido, errando passes e sem articulação. Empate acabou sendo lucro para o time tricolor diante da correria, da pressão e da garra do Cuiabá.

E tenho dito!