Luciano perdeu pênalti e o São Paulo perdeu o jogo

Atacante Luciano perdeu a oportunidade de empatar o placar (Foto: Divulgação/Vitor Silva)

O São Paulo deu vexame. Perdeu por 1 a 0 do falido e rebaixado Botafogo, na noite dessa segunda-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Luciano perdeu  até pênalti. Esse resultado negativo deixou o Tricolor em situação delicada para conseguir a classificação direta para fase de grupos da Libertadores.

Agora terá a obrigação de vencer na última rodada do Flamengo, no Morumbi. E terá desfalques. Reinaldo expulso e Leo Pelé, por cartão amarelo. O Fogão ganhou depois de dez jogos sem vitória.

Se não fosse o goleiro Tiago Volpi, o time tricolor teria levado uma goleada no primeiro tempo. Equipe do interino Vizzoli estava irreconhecível. Lenta, perdida na marcação, sem criatividade no meio campo. Ainda perdeu Reinaldo, expulso de campo por ter agarrado e derrubado Warley. Aliás, punição justíssima.

A partir daí o Fogão deu uma pressão total. Uma blitz geral. Foram cinco grandes oportunidades de abrir o placar. Duas com Warley, duas com Ênio e uma com Bruno Lazário. Essa última salva por Luan, que colocou o pé na frente e desviou para escanteio. Um massacre botafoguense.

É bom lembrar estar o Bota RS rebaixado para a Série B. Foi o primeiro a cair, diga-se. O cartão vermelho para Reinaldo abalou o time são-paulino, que virou um “João Bobo” nas mãos do adversário. Impressionante como decaiu a equipe do Morumbi.

Na etapa final, nada mudou. O domínio do Fogão continuou. Por ser uma equipe sem qualidade, falhou demais nas finalizações. Mas de tanto insistir, Warley cruzou e Matheus Babí meteu a cabeça na bola e abriu o placar, 1 a 0. A equipe carioca mostrava raça e garra, enquanto que a Paulista só apatia e desânimo.

Warley obrigou Volpi a fazer outra boa defesa. Árbitro enxergou um pênalti de Souza no atacante tricolor. Juiz dispensou o VAR. Luciano bateu e o goleiro Diego defendeu de forma espetacular. Bateu o desespero nos são-paulinos. Jogo ficou mais dramático ainda. Derrota inesperada, complicando a classificação direta para fase de grupos da Libertadores.

E assim caminha a mediocridade…