Seleção deixou de ser brasileira faz tempo…

Foto: divulgação/SCCP

A seleção brasileira hoje pode ser tudo, menos brasileira. Uma semana de treinamento em Teresópolis, Rio de Janeiro, só grupos ligados a patrocinadores puderam ver de perto Tite e os jogadores que irão para Rússia disputar a Copa do Mundo. O povão, o torcedor, aquele que sonha para valer com o hexa ficou a ver navios. Teve de invadir a concentração e pior, sem sucesso. Os “astros” da Canarinho se movimentavam em um dos campos da Granja Comary fora de vista.

Aí, a máscara caiu. Gritos de “7 a 1” e outros tantos marcaram o adeus do Brasil. E vem a pergunta óbvia: por quê um treino aberto no Maracanã ou São Januário nem foi cogitado? A entrada poderia ser um quilo de alimento. Afinal clubes como o Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e até o Flamengo tiveram ótimas experiências recentemente agindo dessa forma.

A CBF, realmente, é um lixo, como retrata bem o companheiro Flávio Prado. Mas quem aceita esse jogo só pode ser “lixo” também. Comissão Técnica jogadores foram para o balaio do desprezo, da arrogância. Elitizaram um esporte popular da noite para o dia.

Existe um abismo entre Tite, jogadores, imprensa e torcedores. A seleção perdeu a empatia. Deixou de ser referência do País. Se surgisse um patrocinador e exigisse a mudança da cor do uniforme para marrom e roxo pagando o preço, o negócio estaria fechado.

No passado nunca foi assim. Jogadores (maioria nunca havia deixado o Brasil para ganhar milhões de euros) faziam questão de tirar fotos e dar autógrafos. Sem medo e com alegria. Afinal, boa parte desses “olimpianos” nasceram em favelas e mangues, passaram fome e foram bafejados pela sorte. Nota zero para dirigentes, técnico Tite e jogadores que, aliás, pensam ser “deuses”.

Começamos a perder a Copa da Rússia no Brasil?

Talvez.

Tomara que não.

Seja lá o que Deus quiser.

E assim caminha a mediocridade…

4 comentários

  1. Bom dia Chico, concordo plenamente , na minha opinião, a seleção deveria ser só com jogadores que jogam campeonatos no Brasil. Os que estão lá fora não tem compromisso com a torcida brasileira.

  2. Torcer para este time do Tite nem que eu estivesse morrendo eu torceria !!

    Brasil é o retrato do que estamos vendo, greve de caminhoneiros , governo corrupto, sem perspectiva !!

    Melhor torcemos para os clubes do Brasil e ja esta bom….na copa sou alemanha, frança, espanha, menos Brasil !!

  3. Chico nunca fui seu fã, mas hoje com este poslt, virei seu fã !! Nunca tantas palavras serias e verdadeiras foram colocadas…

  4. Nobre Chico, é vero tudo o que você disse. No blog do Helena Jr, já comentei sobre quase todas as barbaridades que assolam o futebol brasileiro, das quais são responsáveis, a maioria dos dirigentes, treinadores e principalmente os torcedores que continuam a pagar ingresso caro, para ver times jogando com 2 , 3, e as vezes 4 volantes, clubes devendo até as “calças”, contratando veteranos, que não tem fôlego para aguentar um tempo, e muito menos futebol, mas com salários que dariam para bancar vários dos jovens talentos, que ficam na sombra desses, para serem vendidos a preço de banana aos clubes do exterior, onde vão jogar o bom futebol que falta aqui. A muito tempo o futebol se tornou um grande negócio para dirigentes e treinadores, e cada vez pior para o torcedor, que tem quase só uma forma de lutar contra toda essa realidade, deixando de comparecer aos jogos, até que essa pouca vergonha acabe !

Comentários fechados.