Calem-se! Timão (a Quarta Força) levou o título

Foto: Djalma Vassao/Gazeta Press

O Corinthians conquistou o 28º título paulista ao empatar com a Ponte Preta em 1 a 1 (somando as duas partidas, 4 a 1), na Arena de Itaquera (o primeiro no estádio), diante mais de 45 mil pagantes, recorde de público. Quarenta anos depois, de novo em cima da Macaca. Romero, autor do gol, pode ser tido como o novo Pé de Anjo. Foi um título onde prevaleceu o espírito de superação. Afinal, Fabio Carille (ex-auxiliar de Tite, hoje na seleção brasileira) chegou à primeira glória da carreira, agora como técnico titular.

Jô também mereceu destaque. Estava jogado às traças (vítima do vício do álcool), veio de graça para o Timão e transformou-se no Mister Clássico. Por volta de 14 jogadores das equipes de base subiram. O goleiro Cássio, capitão da equipe, ergueu a cobiçada taça paulista, para o delírio da Fiel. E que todos anti corintianos se calem: a “Quarta Força” chegou lá.

Administrar o resultado positivo no placar, 3 a 0, em uma disputa de 180 minutos. Esse foi o objetivo do Timão durante os 90 minutos. Logo no começo do pega, Carille deixou bem claro a tática: 4-5-1, “amarrando” os atacantes da Macaca, sem dar chance para toque de bola rápido ou contra ataques fulminantes, o ponto forte do adversário. Ao contrário, a equipe da casa atuou impondo rapidez ofensiva, mesmo com apenas Romero aberto pela esquerda e retornando para segurar as investidas de Nilo Paraíba pelo setor.

Por incrível que pareça, as melhores oportunidades foram corintianas. A melhor delas, com Maycon. Jadson visualizou o paraguaio livre dentro da área e lançou. Romero poderia de “matado” no peito e chutado. No entanto, preferiu passar de cabeça para Maycon. Volante deu azar e acertou a trave. No rebote, Jô se atrapalhou. Jadson também arriscou e Aranha pegou.

Para Ponte, ficava difícil penetrar na zaga alvinegra. Por isso mesmo, arremessos de fora da área quase todos tentaram. O mais perigoso foi de Nilo Paraíba, com Cássio bem atento. Goleiro também mostrou-se ligado nos escanteios e faltas alçadas da intermediária. Na etapa final, o quadro geral mudou pouco. E veio o gol do polêmico Romero. Jadson tocou com categoria. Paraguaio bateu, Aranha deu rebote e não teve jeito: 1 a 0.

Ravanelli (substituiu Jadson) mandou uma bola na trave esquerda do goleiro Cássio, mas não encontrou forças para conseguir a “façanha” de fazer o placar necessário. Treinador Carille, sacou Jadson e colocou Pedrinho Zumbi. Mesmo assim, a Macaca empatou. Ravanelli cobrou falta, zaga não percebeu Marlon correndo por de trás e tudo igual: 1 a 1. Pedrinho Zumbi ainda abriu para Clayton. Esse lançou Romero, que mandou longe. Paraguaio, trocado por Léo Jabá, deixou o gramado aplaudido de pé pela Fiel. Árbitro preferiu não se complicar e terminou aos 45 minutos cravados. Timão campeão paulista pela 28ª vez.

Boa, Quarta Força.

E tenho dito!

 

18 comentários

  1. E CHICÃO..A QUARTA FORÇA;;LEVE ESTA PARA O PROGRAMA GAZETA ESPORTIVA: A PRIMEIRA FORÇA É O REAL MADRID, A SEGUNDA O JUVENTUS, A TERCEIRA O BARCELONA..E A QUARTA FORÇA..É O CORINTHIANS..! É CAMPEÃO!
    CARLÃO de BARRETOS-SP;;

    1. Chico Lang eu banquei no começo do Campeonato que o Corinthians ia ser o Campeão, minha bola de cristal não falhou rs…Nunca deve menosprezar o Timão.

    1. “””‘Campeões da liberta:Quem o atlético mineiro,porque é o único que eu acho que tem bala na agulha para chegar lá””

  2. Essa conversa de quarta força é invenção da imprensa paulista, que aliás tem cada comentarista! Você não ouve essa besteira em outros campeonatos!

  3. Boa Chico,
    Quero ver as caras de tachos do estúpido Sormani e também o invejoso do Flavio Prado.
    Valeu Galera Corinthiana!!!
    é nóis di novo!!!

  4. No brasileirão vai ser diferente.Não poderá mais jogar como time pequeno.Carille não dura 10 rodadas.

  5. O Ponte Preta é a segunda força paulista então?

    Com este time o Corinthians é rebaixado e/ou no máximo sulamericana… no campeonato Brasileiro.

    Chico só fala com o coração, tem que comentar fato.

  6. Se contenta com essa migalha. Acabe com o estoque de fogos, pois é a única coisa deste ano.

  7. Então, se for analisar por ser campeão, o Grande Novo Hamburgo é a primeira força do Rio Grande do Sul?
    Pelo amor de Deus né, o Chico Lang tinha que deixar esse clubismo doentio de lado e comentar futebol.

  8. Galera, mas lembro-me bem que o próprio blogueiro no inicio do ano disse que o seu time era quarta força e o time era de jogadores medianos

  9. CHICO; O FLAVIO “ALOPRADO” foi eliminado 2x..na semi-final como SÃO PAULINO QUE É, e na final, como PONTE PRETANO..que “diz” que é;;..na verdade ele é SÃO PAULINO “enrustido” e no programa mesa redonda ontem , muito sem graça, depois que encerrARAM os comentários sobre o titulo do TIMÃO..( ELE TEVE QUE AGUENTAR aqueles caras gozadores..os VILINHA,.,parodiando e “zoando” os rivais, disse o “ALOPRADO: bem agora vai começar de verdade o futebol brasileiro..com o brasileirão! querendo dizer que o PAULISTÃO..nãp vale nada, não vale para os times que ficaram de fora, como os dele! não acha??

  10. Enfim deu a logica, mais uma vez diante da Macaca, o Timão, foi soberano, pois além disso, deixou o poderoso Palmeiras, que parece casa de mãe joana, todo mundo manda, qualquer dia até o roupeiro, vai escalar o time, os Bambis, que há muito tempo não levanta uma taça e o Peixe, que despencou ladeira abaixo. Podem falar que o Timão é a quarta força, e nós vamos só comendo pelas beiradas. Vai Corinthians.

  11. Quem inventou a 4º força, foram vocês mesmo da imprensa que agora não aparece um para falar.Não ouvi em nenhum momento time ou jogador adversário falando alguma coisa a esse respeito. Agora sejamos bem sincero ser campeão é bom, mas futebol mesmo deveu e muito.

  12. Essa Final repetiu 1977. Antes dos jogos finais, deixa acertada a contratação do Rui Rei, agora deixa acertada a contratação de Clayson, como ficou fácil hein, teoria da conspiração, velamos 40 anos de conquista e 100 jogos na Arena Itaquera, bem conveniente essa final

  13. Chico, quando é que os jornalistas brasileiros vão parar de confundir Universidad Católica com Universidade do Chile. E como confundir a USP com a PUC. La U Não tem estádio, aquele que fica no ninho do condor é da UC. La U joga no estádio nacional de Santiago.

  14. Chico Lang, o Gabriel Verratti camisa 5 ainda nos dará muitas alegrias.Depois do Ralf conseguimos acertar o médio volante.

Comentários fechados.