Respeitem a “quarta força”, bando de Zé Mané!!!

(Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Não sou partidário da “Filosofia da Conspiração”. Porém, está na cara o desejo de vários setores da imprensa, da cartolagem dos clubes e da própria Federação Paulista a preferência pelo título do Paulistão ir para a Ponte Preta, de Campinas. Na Opinião Pública, criou-se um “espírito histórico de justiça”. Ou seja, alegam que em 1977, 40 anos atrás, o Timão teria sido “favorecido” e saído da fila depois de 22 anos de um jejum sem glórias. Rui Rei teria sido “subornado”. Denúncias, aliás, nunca provadas. Mas transformaram-se em folclore. Saíram da imaginação para a realidade. Criaram vida.

Gerações nasceram dentro dessa mentira: “Corinthians ganhou em 1977 roubado da Ponte”. Nos dias de hoje, ainda tem coleguinhas sustentando essa ficção. E o “fantasma da justiça” voltou com tudo. A TV, por exemplo, privilegiou o Palmeiras nas transmissões ao vivo. Um fracasso de ibope, apesar das grandes contratações por parte do patrocinador do clube. E alguns se questionam pasmos: “Como esse timinho sem vergonha do Corinthians chegou à final? Que ganhe a Ponte, ora bolas”. Esse “timinho sem vergonha” bateu recordes de audiência todas as vezes que teve jogos transmitidos (até na derrota contra o Santo André). É a maior torcida de São Paulo. Todas juntas caem aos pés da Fiel.

Depois eu que sou clubista! Aí, então, entra em campo o “tapetão caipira”. Levaram o primeiro jogo para o acanhado estádio Moisés Lucarelli e escalaram o tal de Raphael Claus, o rei do cartão amarelo e vermelho para ser o árbitro. Pelo lado pontepretano, Fernando Bob, Jeferson, Jadson, Yago, Matheus Jesus e Emerson. Pelo corintiano, Fagner, Guilherme Arana, Gabriel, Maycon, Rodriguinho, Jadson, Romero, Jô e Léo Jabá estão pendurados. Pergunta: qual é a probabilidade de desfalque maior no segundo jogo, em Itaquera? Não duvido que Timão tenha de entrar com os reservas dos reservas.

(Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Sinceramente, torço para uma disputa justa. Hoje, como há 40 anos, a Ponte tem mais time do que o Corinthians. Eliminou Santos e Palmeiras (os bichos papões do torneio), enquanto Timão passou a trancos e barrancos pelo Botafogo e São Paulo. Equipe campineira mais entrosada, enquanto que a corintiana tem 16 jogadores promovidos a profissionais só esse ano. E quem está decidindo é a experiência: Jô, Jadson, Rodriguinho, Fagner e Cássio. Romero oscila demais e dos jovens Guilherme Arana é o mais completo.

Não dá nem para comparar a vivência de um Gílson Kleina como técnico com o recém-promovido Fábio Carille. Em suma, naturalmente a Macaca é favorita. Nem precisa de uma mãozinha do apito e muito menos da Opinião Pública. E lá vai o Corinthians outra vez, contra tudo e contra todos. Na fé no Santo Guerreiro, na esperança de um povo sofrido e esquecido por Deus que apenas deseja ser feliz enrolado na bandeira do Campeão dos Campeões.

Respeitem a “Quarta Força”, bando de Zé Mané.

E tenho dito!

37 comentários

  1. Chico.
    É isso aí mesmo!
    Eu sou corinthiano e gosto muito de futebol, análises, táticas, vontade, etc…e, é por isso mesmo que torço por um bom duelo entre âmbas equipes da final do PAULISTÃO, isso mesmo, PAULISTÃO…para o resto, talvez não o seja, mas terão de assistir pela TV.
    E, mordam-se de inveja, e, roam os cotovelos, não vai adiantar.
    Parabéns por ter coragem de postar algo tão sincero, de coração e humildade para “aqueles” que somente desejam o corinthians por sua ENORME audiência.
    Grande abraço corinthiano.

  2. Até quando alguns jornalistas vão quebrar a cara, quando afirmaram categoricamente que o Corinthians era a quarta força em São Paulo, pois superou a todos, se fosse por pontos corridos nem precisaria disputar final, deixou o Poderoso Palmeiras, o Santos e o ridículo, São Paulo, a ver navios e vai pra final, pela terceira vez na história, diante da Ponte Preta. Se não bastasse isso, eles afirmam que a Ponte é superior ao Timão, realmente é um bando de zé manés, que se não fosse o Corinthians, esses medíocres iriam viver do que, pois graça ao Timão, os seus jornalecos vendem muitas edições, pq o Timão é manchete, quando ganha, quando perde e até quando o presidente do Timão, dá um peido no Parque São Jorge, vira notícia. Vamos aguardar e comemorar mais um título paulista, aliás, no paulistão não tem pra ninguém.

  3. O Palmeiras um engodo
    O São Paulo não Decola
    O Santos Peixe estragado
    E o Timão dono da bola.

  4. O árbitro do jogo é daqui de s b o e é palmeirense roxo o que ele puder fazer para prejudicar o timão ele vai fazer estamos vendo isso em todos os jogos do timão que ele apita

  5. FALOU A VOZ DA SABEDORIA CHICÃO! assino embaixo…mas alguma coisa me diz,..que a PONTE, não vai ser “tri-vice” do TIMÃO”..mas CORINTHIANS..É CORINTHIANS” se o tal de KLAUS..não amarelar todos pendurados no prim eiro jogo, e não perdermos por ex..de 2×0 pra cima, em CAMPINAS, PODEREMOS DECIDIR NA ARENA..e ganhar o primeiro título em casa! mas pra isto..precisaremos de muita raça e futebol..e um pouquinho…..de sorte…mas mesmo assim..VAI CORINTHIANS!

  6. Pois é, Lang!

    e os Manés e papangus da crônica esportiva paulista não sabe onde enfiar a cara-lisa, ou seja, cara de pau brilhante às custas de muito óleo-de-peroba. O Palmeiras tão incensado continua sendo classificado como o melhor das Américas, que vão ser campeão da Libertadores, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Não davam um único voto de confiança ao Corinthians a que classificavam como “quarta-força”.

    Queimaram a língua, agora só falta queimar a rosca.

  7. Pede para os responsáveis pelo programa q quando você e o Celso estão falando sai a vós dá Michele conversando com alguém e até tussindo , valeu Chico vai Corinthians

  8. 4º força sim, futebol sem graça, mesmo os demais jogando um futebol menor, o desse seu time beira ao ridículo, mas como no Brasil sempre se valoriza o futebol de resultado esta ai a resposta, Futebol ridículo apresentado pelo Corinthians, a proposito o gol do Jó impedidio valeu, ou você vai me convecer que o Bandeira e o Juiz viu o desvio da bola que somente na câmera lenta foi possível.

  9. PAULISTINHA kkkkk campeonatinho que já era há tempos kkkk final da Quinta força Ponte de Campinas X Cúrintia Quarta força kkkkkkkkkk time pequeno disputa final de PAULISTINHA kkk time grande disputa LIBERTADORES e COPA DO BRASIL!… kkkk

  10. Chico, com todo o respeito a vc, sei texto é comportamento desnecessário.
    Acho ridículo um jornalista conceituado como vc, falar em tapetão caipira.
    Te falo de coração, como um ponte pretano doente, que não era nascido em 1977, mas que conheço e respeito a história daquele jogo, por favor Chico, respeite a quinta força, seu Zé Mané!
    Obrigado

  11. É isso Chico, falou tudo que nós Corinthianos gostaríamos de falar para o pessoal do Sportv, são antí-corinthianos, mas, tem que aguentar agora o TIMÃO na final, eles entendem tanto de futebol, que não acertam uma, vamos para Campinas e, com coragem e para ser Campeão é só anular o centroavante deles. Só a título de informação, aqui em Curitiba foi feito uma pesquisa sobre torcedores de futebol e, o Corinthians tem mais torcedores na capital paranaense que o Coxa que o Atlético e que o Paraná club.

  12. Maldito o que subestima a força intrínseca da alma corintiana! Esses pseudos jornalistas. Passionais sabem nada do Corinthians!!

  13. Eu acredito que o Timão ainda dará muitas alegrias pra nós. O Carille tá fazendo um ótimo trabalho. Tem algumas pessoas da imprensa,os anti, só sabem meter o pau no corinthians…vamos calar a boca de muitos deles ainda

  14. BOA NOITE ZÉ MANÉ,RSRSRS…RECÍPROCA VERDADEIRA…
    SIM A 4ª FORÇA EM SÃO PAULO,E NO BRASIL?,QUEM QUER RESPEITO,DÁ-SE O RESPEITO…
    PALMEIRAS,CONTINUA SENDO A MELHOR EQUIPE DO PAULISTÃO 2017,OS PONTOS NÃO MENTEM…
    MÍDIA PRECISA SER PROFISSIONAL,E NÃO TORCEDORA,OS EUROPEUS TEM RAZÃO…
    GOSTE OU NÃO GOSTE,ESSA É A VERDADE…

  15. Vocês da mídia é brincadeira … falou hoje que a Ponte Preta não poderia jogar no Moises Lucarelli, mas, entretanto, todavia…etc…etc reclama do Linense que jogou no morumbi… duas vezese que a macaca jogue as duas partidas em … São Paulo… pasmem…. isso é midia ou é piada ….. como pode … a Ponte é que não pode jogar num estádio que o mármore comprado pela corrupição esta caindo…. .Fala sério

  16. respeitem a quarta força,pois aqui é corinthians e seremos campeões mas uma vez que os antis ficam só nas lamentações

  17. E lá vai o Corinthians outra vez, contra tudo e contra todos. Na fé no Santo Guerreiro, na esperança de um povo sofrido e esquecido por Deus que apenas deseja ser feliz enrolado na bandeira do Campeão dos Campeões…

    Inacreditável ler uma coisa dessas!!!

  18. Bom dia Chico,
    Já esta colocando pressão no arbitro, Meu Deus porque todo mundo joga no Estádio adversário e só o seu time não pode, Já era assim 1977, Fala aí dos titulos que o Corinthians ganhou quando o futebol era amador e conta como título fora os títulos tendenciosos, ai fala em clubismo. Assim caminha a mediocriadade

  19. Chico isso é só para voce, nem precisa publicar mas se for o contrário me responde. Se não me engano oito títulos quando era amador, bola de meia, jogavam de suspensório e outras coisas mais, mas aí o título vale. Coisa de Corinthiano.

  20. Bom dia.
    Chico Lang gostaria de uma ajuda sua o meu filho e fá do Cássio do Corinthians gostaria que você desse esse presente de aniversário para ele conhecendo o Cássio meu amigo ele também e goleiro federado do Futsal joga no Mogi Futsal está no campeonato metropolitano categoria sob 12 ele vai fazer aniversário no dia 30 abril gostaria de dar esse presente para ele conhecendo o Cássio o meu filho e tão fá do Cássio que deixou o cabelo dele igual ao do Cássio desde já muito obrigado por sua atenção.

    1. Chico Lang

      Fraco gosto hein Erinaldo Cunha, coitadinho do seu filho, oriente-o a ter como ídolos goleiros da expressão de um Marcos, um Fernando Prass, ter como ídolo um goleiro que não sabe sair do gol em bolas cruzadas sobre a área mostra que o filho dele tem muito a aprender sobre a posição mas com realmente sejam goleiros de verdade, além disso o cabelo do goleiro alemão do timinho de itaquera, o Frank Stein, é horrível como o resto da cara, melhor ele seguir o estilo do Jason da ‘Sexta Feira Treze”. Saudações palmeirenses.

  21. Boa tarde se Chico
    Acompanhei o Mesa Redonda de domingo p.p. não gostei de sua atitude contra a Ponte Preta e seu estádio, antes de falar o que disse, lembro que Santos e Palmeiras jogaram os mata-mata lá, ninguém reclamou, agora vem voce com o seu corintianismo desenfreado dizendo cobras e lagartos do estádio da ponte, e ainda mais a discussão entre voce e o Flávio Prado foi deverás ridicula, todos sabemos que torce pelo Timão, más o telespectador não é obrigado a assistir uma discussão inútil… VAI DAR PONTE??????????????.

  22. Concordo com tudo o que está escrito pelo nobre comentarista. Aliás teve um comentarista da TV globo que em sua opinião disse que o Corinthians iria cais para a segunda divisão no Campeonato paulista.. Aquele comentarista sim é um ZÉ MANÉ.

  23. O senhor como jornalista esportivo de uma TV aberta deveria ser menos clubista em seus comentários ou então ir trabalhar na TV Corinthians, por que já está chato você e seu mimimi antes da bola rolar … e digo mais, vão tomar um coro nos 2 jogos e aí o mimimi será eterno .. valeu, enois

  24. Chico: Parece até conspiração! Imprensa, Federação e até o TJD! Agora Anteciparam o julgamento do FAGNER para impedí-lo de jogar! Más não adianta -TIMÃO campeão!

  25. A BEM DA VERDADE O CORINTHIANS E INTEGRANTE DO TRIO DE FERRO DE SÃO PAULO (CAPITAL).
    JÁ O SANTOS É DO LITORAL E NÃO DE SÃO PAULO (CAPITAL )
    E A PONTE PRETA DE NOSSA GLORIOSA CAMPINAS DE CARLOS GOMES , E NA PARTE INTERIOR DE SÃO PAULO. E SALVE A PONTE PRETA

  26. Desde que eu me conheço por gente, quando um time grande vai pra final com um time pequeno, as outras torcidas torcem pro mais fraco é claro. É logico que todos torcem pra macaca e não seria diferente se fosse com outro grande. A ponte nao tem nenhum titulo pq alguem, q nao for curintianu iria torcer pro curintia?

Comentários fechados.