Ano trágico, 2016 deixa lições e muitas saudades…

Meus amigos e inimigos, como diria Matinas Suzuki (estou com saudade desse fantástico “japonês”, quem admiro desde os tempos da “Folha de S.Paulo”). Com certeza, 2016 entra para a história como um ano trágico, para o futebol, política, mundo artístico e para mim, pessoalmente. O acidente com o avião da Chapecoense colocou fim à vida de 71 pessoas, entre jogadores, jornalistas e tripulação. Erro humano (comandante deixou avião sem gasolina suficiente), levou Caio Júnior, Kléber Santana, Kempes, sem falar de Mário Sérgio Pontes de Paiva dentre outros colegas de profissão. João Havelange passou dessa para “melhor”. E o capitão Carlos Alberto Torres? Inacreditável. Johan Cruijff, outra surpresa.

Na política, teve o impeachment da presidenta Dilma. Sei lá se foi golpe, como alegam os mortadelas. Mas traição, sem dúvida. Michel Temer, atual presidente, apunhalou até Eduardo Cunha que deve ter pensado como Júlio César no romance de Shakespeare, ao ser apunhalado por vários Senadores de Roma: “Até Tu, Brutus?”. Mas o véu da morte também levou o lendário Fidel Castro. Nas artes cênicas e na poesia, o poeta Ferreira Gullar, o jornalista Goulart de Andrade (velho amigo e professor), os globais Domingos Motagner (afogado) e Umberto Magnani (AVC), a atriz Tereza Raquel, a estupenda Elke Maravilha e o eterno Cauby Peixoto. Na medicina, Ivo Pitanguy e o psiquiatra Flávio Gikovate.

No Exterior, acrescente-se Prince (aos 57 anos), Billy Paul (aos 81 anos), David Bowie (aos 69 anos), Leonardo de Cohen (o cantor de “Aleluia”), sem falar de George Michael (53 anos) e Carrie Fischer (a Princesa Leia do “Star Wars”) e tantos outros. Quanto a mim, perdi mais uma eleição para vereador, a terceira. Pelo jeito, muita gente me admira ou não como jornalista e não quer me ver como político. Paciência.

Pelo menos a seleção, com Tite como treinador, recuperou-se e já está praticamente classificada para a Copa de 2018 na Rússia. Ano péssimo para São Paulo e Corinthians; mais ou menos para o Santos e excelente para o Palmeiras.

Bom, de qualquer forma, é um prazer estar aqui no site da Gazeta Esportiva.com, participar do Gazeta Esportiva e do Mesa Redonda. Amo todos vocês, os Zé Manés e os Zé Balas.

Que 2017 seja um ano mais feliz para todos.

E tenho dito!

5 comentários

  1. CARO CHICO, NÃO PRECISA FALAR MUITO DO CORINTHIANS, PARAR COM SEU FANATISMO,
    ,
    O PRÓPRIO JÁ ESTÁ DIZENDO POR SI, QUE ESTE ANO ELE VAI CAIR

  2. chico cade os reforços do nosso timão temos que contrata jogadores com perfil de corinthians não queremos um super time queremos uma equipe competitiva que lute em campo do começo ao fim que deixe a vida em campo que a fiel vendo uma equipe organizada em campo jogadores operários comprometido com o clube a fiel ira leva o corinthians nas costas somos o 12 segundo jogador em campo fazemos a diferença é só a diretoria montar uma equipe competitiva que ninguem nos segura ja vi equipes limitadas do corinthians campeãs como em 90 no brasileiro com marcio bitencor giba wison mano mauro e em 95 com henrique celio silva bernardo ze elias paulista e copa do brasil bons tempos onde tinhamos uma equipe com a cara do corinthians e agora ver esses enhacas do marquinhos gabriel giovane augusto rodriguinho lucca romero tudo estilo são paulo O corinthians é o time do povo pra joga no timão tem que ter raça atitude uma equipe de vai pro choque postura de campeão

  3. Chico!
    O Corinthians, já disputou 87 jogos na Arena. Foram arrecadados R$ 163.141.090.50, com um público de 2.903.310 torcedores pagantes. Agora, eu pergunto a você: Onde está esse dinheiro, se nenhuma parcela de R$ 5.000.000,00 foi paga?. O que fizeram esse dinheiro?
    Abs
    Jose Antonio Alves
    68 anos
    São Paulo

  4. Excelente texto Chicao! Parabéns!!!!!! Que seja um ano melhor para todos nós, se Deus quiser! Feliz 2017!

Comentários fechados.