Cadê o Corinthians hexacampeão? O Tigre asiático comeu…

Fernando Dantas/Gazeta Press
Fernando Dantas/Gazeta Press

Estou retornando das férias neste segunda-feira. Mas estava ligado nas coisas absurdas ocorridas no Corinthians. Times do Tigre Asiático ou Dragão chinês de segunda divisão e outro da primeira (sei lá o nome, também não importa) fizeram um estrago. Adeus Jadson, Renato Augusto, Ralf e o fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Sem falar do Besiktas (Turquia) quase levando o goleiro Cássio e Vágner Love (já no Mônaco, da França). E aí, vem a famosa pergunta do polêmico Lenin (um dos pais da revolução russa de 1917): “O quê fazer?”.

Responderia o poeta e músico brasileiro Paulo Vanzolini, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. “É o jeito”, diria a famosa e velha Madre Superiora quando alguém a mandou “Dormir com Deus”. Impressionante a somatória de circunstâncias ruins para um começo de temporada.

1) Futebol brasileiro não tem nenhuma Lei que o proteja de uma investida pesada do mercado internacional. É uma espécie de “Paraíso Fiscal” para Países de maior potência econômica. A corrupta e falida CBF deveria se preocupar com isso. Em “janelas” assim, deveriam limitar a saída de no máximo três atletas. Estaria bom até demais.

2) A partir de agora, jogador virou empresa de vez. Então, multas mais altas deveriam ser estipuladas pelos clubes. O Corinthians negociou, negociou e ficou com migalhas diante de acordos mal feitos. Porém, jogadores e empresários encheram os bolsos. Os cerca de R$ 40 milhões arrecadados líquidos servirão para pagar dívidas e olhe lá.

3) O brasileiro não desaprendeu a jogar bola. Pelo contrário. A cada ano surgem dez bons jogadores. Só que nenhum deles permanece no Brasil. Além do mercado Europeu, do Árabe, do Japonês, do Coreano, do Mexicano dos EUA, da Índia agora entrou em cena a China. Ou seja, eis a razão dos 7 a 1 para a Alemanha. Os melhores foram para o Exterior. Até entrosarem, a Copa acaba e já era.

Todo corintiano que se preze está com a pulga atrás da orelha. As projeções, as estimativas são para lá de pessimistas, sem dúvida na Copa Libertadores, no Paulistão e principalmente no Brasileirão. Da noite para o dia, um time bom virou fumaça.

E assim caminham a ganância e a mediocridade…

3 comentários

  1. Não vejo o primeiro ponto como solução, limitar aa transferências iriam botar o timão em maus lençóis financeiros (piores do que estão), o time vende pq não tem caixa para pagar suas dívidas.
    Temos que ter um estado mais livre e menos paternalista…

  2. Bom Dia Chico! Eu até concordo que o valor das multas rescisórias no Corinthians são muito baixas, porém brasileiro gosta muito é de dinheiro e com o jogador não é diferente. Se o cara ganha X em um determinado time e recebe uma proposta para ganha 3, 4, ou 5X, não tem como segurar. Até pq o jogador vai forçar a barra de todas as formas para ser negociado e para o time segurar o jogador, terá que no mínimo aproximar seu salário da proposta que recebeu. E ao meu ver não vale a pena fazer loucuras por jogador nenhum. Se tem proposta e quer sair, deixa ir embora. O Que o Corinthians precisa é de pessoas inteligentes que aposte nas jóias da base, não é possível que um time faça tantos negócios idiotas como o Timão faz. A sina do Corinthians é revelar jogadores para sair de graça e brilhar em outros times. Vejam quantos bons jogadores que saíram de lá e estão fazendo sucesso em outros clubes. Por exemplo: dispensaram o Arão, e agora não tem ninguém para substituir o Ralf e, para arrumar alguém para substituí-lo, vai se desfazer de mais um jovem promissor que é o Marciel. Será que no clube não tem ninguém que possa fazer a função ou será que existe outros interesses? Quando o Ralf foi pra reserva, quem fazia a função era o B. Henrique e todo mundo elogiava, pq agora ele não pode fazer mais? Sem falar que tem o Cristian, se o cara não serve para jogar, então pq o contrataram pagando alto salário? Se quer mesmo contratar um volante, pq não contrata o Otávio do Atletico Paranaense? Esse é jovem, bom de bola e ainda pode render um boa grana no futuro. Com essa mentalidade, pode fechar as categorias de base.

  3. Chico, esta sempre foi a filosofia desta diretoria do Corinthians. Quantos times foram desmanchados desde 2009? O Andrés sempre disse que não seguraria jogadores, apareceu proposta, e o jogador quer ir, vende. O que eu não entendo é esta troca bizarra entre Marciel e o medonho Willians do Cruzeiro. O problema é agora sair comprando um monte de porcaria para tentar repor. Já contrataram errado esta porcaria do Guilherme ex Atlético MG. Se pretendiam vender o Gil ou não fazer nada para segurá-lo porque liberaram o Edu Dracena de graça para o Palmeiras? Estas coisas o Roberto precisa esclarecer.

Comentários fechados.